Cuidados ao usar a máquina de lavar

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Siga as dicas para conservá-la

Existem alguns cuidados e práticas que você deve tomar ao usar sua máquina de lavar roupas para evitar problemas e desgaste. Com certeza quando sua máquina foi comprada você recebeu um manual de instruções que trazia muitos esclarecimentos sobre o equipamento. O primeiro hábito necessário para conservar não apenas a lavadora, mas todos os seus equipamentos eletrônicos, é sempre ler e guardar o manual de instrução.

Outro detalhe que você precisa verificar é se a sua lavadora precisa ser limpa internamente antes do primeiro uso. Muitas máquinas vêm com esta recomendação. O processo é simples, basta colocar uma medida de sabão (entre 30 e 45 ml, de acordo com a recomendação do manual) diretamente no fundo do cesto ou no compartimento indicado e girar o botão até o programa de lavagem econômica ou dia a dia e esperar o ciclo terminar.

Algumas máquinas de lavar têm um programa específico para a limpeza do equipamento, isso porque a manutenção da parte interna deve ser repetida mensalmente. Neste caso, é preciso usar alvejante direto no cesto ao invés do sabão e selecionar um programa de lavagem pesada para garantir que todo o produto seja removido.

Esse procedimento vai evitar que resíduos acumulados na lavadora devido ao uso de sabão ou amaciante em excesso, por exemplo, manchem as roupas durante a lavagem e eliminará os resíduos de sabão em pó que se acumulam com o tempo. Essa remoção também pode ser feita usando vinagre branco no lugar do alvejante. Atenção, a limpeza interna da máquina deve ser feita com ela vazia, ou seja, sem nenhuma peça de roupa.

Outras partes da lavadora como o dispenser de sabão e amaciante, o filtro de fiapos, a borracha vedadora da porta e o filtro da mangueira de entrada de água também necessitam ser limpas periodicamente. Com um pano macio umedecido, escova e pincel, você vai dar conta dessas tarefas. A tampa exige limpeza semanal ou após cada uso e sem produtos "limpa-vidro".

Na hora de começar a lavar a roupa, não se esqueça de sempre checar os bolsos das roupas, alfinetes, palitos, moedas, clipes, parafusos, pregos, pois podem causar danos à máquina de lavar e ocasionar a perda da garantia. Veja também se os botões estão firmes e zíperes fechados, para que eles não se desprendam das peças durante a lavagem. Retire ainda cintos e enchimentos das roupas antes de colocá-las na lavadora. Uma dica importante é nunca colocar mais água na lavadora com a ajuda de baldes ou mangueiras.

Limpeza externa

A limpeza da parte externa da máquina de lavar depende do material do produto. Antes de tudo, no entanto, desligue o equipamento da tomada para evitar choques elétricos. Consultamos a empresa Consul, fabricante de eletrodomésticos, para entender como devem ser limpos os diferentes tipos de revestimentos.

Para manter o brilho e evitar manchas nas lavadoras da linha branca, a Consul recomenda que elas sejam limpas apenas com sabão neutro. Utilize também o pano umedecido para enxaguar e termine secando bem com um pano ou papel. É importante seguir os procedimentos de limpeza adequadamente para evitar o amarelamento do revestimento, pois não existem processos capazes de recuperar a cor branca depois que isso acontece. A limpeza do painel de controle deve ser feita somente com um pano macio e seco.

Em lavadoras de inox, o recomendado é sempre usar pano macio ou papel toalha, pois esponjas podem riscar a camada de verniz que dá brilho e protege o produto. Não use produtos "limpa-inox", pois eles podem estragar o verniz protetor do revestimento e causar variações de tonalidade, aparecimento de manchas, corrosão, entre outros problemas. Em caso de sujeiras mais pesadas na frente da lavadora, você pode usar água morna.

Não use produtos inflamáveis, ácidos e abrasivos como álcool, querosene, gasolina, thinner, solventes e também não lave a máquina com jatos de água. Esses procedimentos podem causas problemas elétricos e aumentar o risco de choque. Veja também dicas sobre como lavar roupa à máquina.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo