Despensa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Aprenda a organizar sua despensa.

Nada mais prático do que ter todos os produtos que necessitamos na cozinha de nossa casa, assim não precisamos sair para comprá-los a todo o momento, principalmente quando resolvemos fazer uma determinada receita e descobrimos que faltou um ou mais ingredientes.

Que desânimo!

Quando isso acontece, acabamos desistindo de preparar o que gostaríamos, por que não quer sair de casa nesse momento. Para evitar que isso aconteça, uma boa despensa resolve o problema.

Sua despensa não precisa ser um supermercado portátil, mas pode ter as coisas que são usadas com mais freqüência em sua casa. Quem administra uma casa sabe que existe um padrão alimentar e geralmente as receitas se repetem a cada semana. Dessa forma fica fácil organizar uma lista de compras e armazenar em sua despensa aquilo que será utilizado em um período mais longo.

Faça sua compra conforme ensinamos em aprenda a fazer uma lista de compras.  Assim nada faltará no meio do mês e sua despensa estará sempre abastecida.

Dicas para organizar a sua despensa e manter sua casa abastecida

• Tenha uma lista na cozinha e sempre anote o dia que terminou determinado produto, assim você acerta sua lista de compras mensal. No próximo mês, você não corre o risco de outra vez, ficar sem aquele produto.

• Produtos que tem uma validade maior podem ser estocados em maior quantidade.

• No dia anterior ao da compra do mês, limpe e organize sua despensa.

• Ao limpar a despensa, desocupe uma prateleira de cada vez. Limpe uma por uma e guarde os produtos de volta, passando um pano úmido por fora de suas embalagens.

Essa é a hora para verificar o que está faltando, para providenciar que tudo seja comprado no dia seguinte. DIA DA COMPRA DE MÊS.

• Coloque os produtos novos atrás dos que já estavam na despensa e tinham sobrado do mês anterior. Assim, você estará sempre usando os produtos que estão em sua casa há mais tempo.

• Se você comprar um alimento, use-o para que ele não perca a validade.

• Aproveite para verificar a data de validade do produto e se ele vai vencer, utilize-o em alguma receita, para não ter que jogá-lo fora em breve.

Muitos produtos, quando guardados por muito tempo desenvolvem bichinhos ou mofo.

• Se esqueceu um produto na prateleira por mais tempo? Verifique se não tem carunchos.  Os carunchos são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados.

DICA: A farinha de rosca se mantém sempre fresca, sem ficar com cheiro e gosto de mofo, se você colocar uma folha de louro dentro do pote onde ela está guardada.

• Evite comprar coisas, que dificilmente usaria, só para ter na sua despensa.

Despensa
• Uma despensa bem organizada deve ter sua arrumação por itens. Como já explicamos em organização de despensa: Vá lá e veja que óleos, azeite, vinagre e outros temperos devem ser colocados juntos. Depois, farinhas, açúcar, sal, café, arroz, feijão, etc. Latarias salgadas, como molhos, ervilhas, maionese. Latarias salgadas, como molhos, ervilhas, maionese. Latarias doces, achocolatados, leite condensado, leite em pó, etc.

É uma sugestão, você pode arrumar do seu jeito, mas organizando por grupo, fica mais fácil de localizar o que deseja.

Existem pessoas que se sentem seguras quando a despensa de casa está bem estocada, com tudo que ela precisa.

Despensa

E a higiene deve ser muito rigorosa. São produtos que sua família irá consumir.

O local deve ser bem arejado e de fácil acesso. Se a sua casa não tem um espaço definido para despensa, reserve uma parte do armário da sua cozinha.

O alimento é um dos nossos grandes prazeres. Cuidar dessa parte, da nossa casa, com carinho é essencial.

Tags:

Comentários


  • 30 de maio de 2008 às 00:00
    Gostei Muito Deste site

    São muito criativos.

    Sou recem casada , sei como arrumar uma casa, com estas dicas maravilhosas, facilitam mais ainda as nossas vidas, porque há coisas que esqueço ou preciso de ajuda de como fazer.



    Obrigada .

    Estarei sempre em contato



    Joelma Cristina
  • 8 de dezembro de 2008 às 00:00
    gostaria de receber dicas , gostei das dicas

    obrigada
  • 29 de setembro de 2009 às 00:00
    Sê ,as Grandes idéias ,dos homens que as criaram no passado,não fossem divulgadas,certamente não estaríamos vivos para desfrutarmos das inúmeras coisas ,que foram criadas a partir de uma idéia compartilhada entre os demais seres humanos...//...//
  • 13 de novembro de 2009 às 00:00
    Excelente, parabéns, vou procurar deixar minha dispensa, mais organizada, parabéns mesmo, adorei
  • 13 de novembro de 2009 às 00:00
    Excelente, parabéns, vou procurar deixar minha dispensa, mais organizada, parabéns mesmo, adorei
  • 13 de novembro de 2009 às 00:00
    Excelente, parabéns, vou procurar deixar minha dispensa, mais organizada, parabéns mesmo, adorei
  • 15 de janeiro de 2010 às 00:00
    Olá Bbel gostei muito desta lista de compras gostaria de recebê-la em meu e-mail para que eu possa imprimi-la.
    Isso será muito útil para mim!!!
  • 25 de fevereiro de 2010 às 00:00
    Muito obrigada pelas dicas,sou recém- casada e fiquei perdida no supermercado,pois sempre morei com o meu pai e ele sempre cuidou de tudo. Muito obrigada.
    Que Deus te ilumine sempre...

    Renata Rodrigues
  • 28 de março de 2010 às 00:00
    Meus internautas queridos

    No artigo acima no quarto paragrafo temos um link em azul que diz: "aprenda a fazer uma lista de compras" acesse e entrará no texto "Como fazer uma lista de compras de mês".
    Logo no começo no terceiro paragrafo deste outro artigo temos dois links que vão para a lista de compras completa e para a lista de compras simplificada. É só vocês clicarem nos links e imprimirem as listas. Depois ajustem as quantidades segundo o apetite de sua familia.

    Espero ter ajudado
    Beijocas estaladas
    Bbel
  • 23 de abril de 2010 às 00:00
    Adorei essas dicas. Ter a casa bem limpa e organizada é tudo que uma família precisa. Obrigada!!!
  • 26 de outubro de 2010 às 00:00
    Olá, amei este site, copiei a lista de compras e apesar de ser dona de casa há muito tempo sempre temos algo para apreender e como é bom aprender! Vou repassar para minha filha que dentro em breve também será uma dona de casa (ela é uma executiva e tanto) e vai precisar muito das dicas da BBel.
    Obrigada
    Marta
  • 26 de junho de 2011 às 00:00
    Amigos, que site maravilhoso!! Estão de parabéns!! Tem tudo que uma mulher, mãe, dona de casa precisa para dar conta das tarefas diárias... simplesmente demais!!!!! Obrigada.... estarei sempre aqui.... Fiquem com Deus!!
  • 30 de novembro de 2011 às 00:00
    Este site é a melhor coisa que já li a respeito de organização doméstica. Parabéns, tenho trinta e nove anos de casada e aprendi muita coisa com voç^s.

    Beijos

    Marta
  • 23 de maio de 2012 às 00:00
    Excelente....
    São dicas preciosas para nós, donas de casa, deixarmos tudo organizado, facilitando nossas vidas....
  • 30 de maio de 2012 às 00:00
    Marta Regina
    Gostei muito!
    obrigada por nos ensinar direitinho
Ir para o topo