Dicas e truques para organizar a casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conheça alguns truques para organizar a bagunça da casa

Manter a casa em ordem é mais fácil do que dar o primeiro passo para organizá-la, porém, alguns truques podem ajudar na hora de colocar a mão na massa. A preguiça é a principal vilã da organização, por isso, Adriana Saade, home organizer, sugere criar uma rotina diária para manter a casa organizada. Ela indica começar a mudança de hábito separando e guardando as roupas e sapatos todos os dias ao chegar da rua. "Lembre-se de deixar tudo ventilando por um tempo porque o suor pode causar manchas e odores indesejáveis. Passar um pano úmido nos sapatos, inclusive na sola, é fundamental", explica Adriana.

A organizer Ingrid Lisboa sugere que ao começar a organização a pessoa defina as prioridades. "Geralmente as pessoas fazem um pouquinho de cada coisa e o resultado não é tão visível, o que desanima. A minha sugestão é pegar um cômodo, como o quarto ou a cozinha, onde esteticamente se terá um efeito visual organizacional que a deixe motivada a continuar o processo em outras partes da casa", orienta Ingrid. A organizer comenta que algumas pessoas preferem começar a organização pelos documentos, mas ela só recomenda esta alternativa nos casos em que isso realmente está causando prejuízo ou incomodando.

"Você termina de arrumar, separa em várias pastas, mas visualmente o trabalho não aparece. É diferente de arrumar o closet, por exemplo, onde é fácil perceber a mudança", lembra Ingrid.

Desenvolver o desapego também é uma dica valiosa para quem vai organizar a casa. Objetos e roupas que não são mais usados só servem para ocupar espaço, principalmente se estão a mais de dois anos nessa situação. "Daquilo que for possível, faça uma doação. Você não precisa mais, mas certamente terá utilidade para alguém", sugere Adriana.

Veja na próxima página: É preciso organizar-se para organizar.

Organize-se para organizar

Para colocar em prática a organização do quarto podemos começar pelo armário ou closet. Adriana sugere a padronização dos cabides, mas é importante levar em consideração o tipo certo para cada roupa. Outra dica importante dada pela organizer é nunca usar material plástico para embalar ternos e vestidos usados com pouca frequência. O plástico impede que as peças fiquem arejadas e isso favorece a proliferação de mofo, que pode até causar manchas nas roupas. Nesse caso, a sugestão é pelo uso dos sacos de TNT, que protegem e permitem a ventilação das peças. Outra dica fornecida por Adriana é o uso de cabides coloridos quando marido e esposa dividem o mesmo armário. "A mulher pode usar os cabides transparentes enquanto o homem usa azuis, por exemplo. Isso deixa o armário com aspecto visual mais organizado", ressalta Adriana.

Ingrid lembra que antes de gastar dinheiro com objetos de organização é preciso saber o que realmente será usado. "O primeiro para não enlouquecer nas lojas é saber antes o que você realmente precisa. Você só deve sair às compras depois que tirar todas as coisas do armário, descartar o que não vai mais usar, limpar e ver o que vai ficar em cada lugar", comenta Ingrid. A organizer ainda lembra que alguns objetos de organização são multifuncionais e seu uso independe do ambiente a ser organizado. "Cestos plásticos, caixinha de acrílico e organizador de gavetas funcionam tanto nos quartos como na cozinha, por exemplo", lembra.

Dosar o tempo empregado na organização também é importante. Segundo Ingrid Lisboa, é comum ver clientes com noção de organização, mas que não sabem por onde começar. "Nada de ir com muita sede ao pote porque organizar a casa demanda tempo. O organizador está preparado para passar 8 horas por dia nessa função, já o morador não. Precisa ir com calma para não começar e em seguida desanimar. Não são dois dias, não é em uma semana, mas precisa decidir aos poucos quais são as prioridades" , explica Ingrid.

Veja na próxima página truques para colocar em ordem o banheiro e a área de serviço.

Banheiro e área de serviço

Organizar a cozinha não é uma tarefa fácil, ainda mais se o espaço é reduzido. Alguns fabricantes de panelas dispõem de modelos que permitem o encaixe uma dentro da outra, porém, o que consome bastante espaço nos armário são as tampas. Adriana Saade lembra também que os utensílios mais utilizados devem estar sempre perto do fogão. "Colheres de pau não devem ser guardadas junto com os demais utensílios, pois por conta da umidade podem desenvolver mofo dentro da gaveta", lembra Saade. A sugestão é colocar os utensílios de madeira em um baldinho, em cima da pia, para que fiquem ventilando constantemente. Além de evitar o mofo, ainda dão um charme especial para a cozinha.

Os banheiros também precisam estar em ordem e para isso é possível usar alguns truques. Adriana afirma que é bom evitar guardar toalhas no banheiro, já que é uma área com excesso de umidade. Quando não for possível, é preciso lembrar-se de manter o local onde elas são armazenadas limpo e ventilado. Outra dica importante para o banheiro é investir em cestos destampados, que ainda podem ser um complemento na decoração do banheiro. "Nos cestos você pode separar os cremes, papel higiênico, e loções para fazer a barba. Evite misturar os pertences do homem e da mulher. Cada um precisa ter o seu espaço", sugere Adriana. Para os banheiros que não têm armários para guardar os produtos de higiene e beleza, cestos aramados, que se encaixam embaixo da pia, podem ser uma boa alternativa.

A área de serviço pode ser organizada facilmente e sem gastar muito dinheiro. Adriana lembra que potes de sorvete e caixas de sapato podem ser decorados e ainda servir para organizar produtos tanto para o banheiro quanto para a lavanderia. Cestos e prateleiras segmentadas complementam a lista de truques para organizar a casa. "Os cestos organizam as roupas e as prateleiras facilitam na localização de produtos, sem falar que para quem tem crianças ou animais de estimação em casa, são itens de extrema necessidade", comenta Saade. Produtos de uso diário devem ficar ao lado do tanque para facilitar o acesso. Nesse caso, prateleiras e cestos aramados também podem ajudar a colocar ordem na bagunça.

Objetos de organização invadem a decoração.

Tags:

Comentários


  • 23 de novembro de 2013 às 00:00
    Nossa preciso de ajuda urgente...minha casa foi se desorganizando há um tempinho e hoje está uma bagunça geral...tudo precisa ser revisto, arrumado e limpo, não sei por onde começar...fico desanimada...quando tento começar por algo, vejo que aquilo não vai muito adiante...e fico cansada antes de terminar terça parte da casa e assim só vai acumulando!
Ir para o topo