Dicas para atenuar a falta de ventilação no banheiro

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Quem possui um banheiro sem ventilação suficiente - com janela muito pequena ou sem janela - sabe que manter o espaço arejado é um desafio. O problema é que a umidade pode causar mofo e danificar paredes e móveis, sem contar o mau odor que provoca no ambiente.

Shutterstock/Romakoma

Um indicador de que há problema de ventilação é o aparecimento de manchas de mofo no teto e nos rejuntes. Se o banheiro estiver com mau cheiro, também é um péssimo sinal. Vejam a seguir algumas dicas para atenuar o problema.

 

Instalações no banheiro

Wagner Silveira / Projeto de Cristiane Schiavoni

- Exaustores são muito utilizados em banheiros que não têm outro tipo de ventilação. Jogam para fora do espaço vapores, umidade e odores desagradáveis. O exaustor pode ser instalado embutidos na parede, bem como no forro ou teto, conectado a uma pequena extensão de duto, pois é necessário que tenha uma saída externa. É possível que seja preciso quebrar paredes.

-
Outra opção disponível no mercado é instalar um duto espelhado acoplado a um “olho” que traz a iluminação do exterior e ao qual pode ser adicionado um kit de ventilação. Tal duto tem comprimento suficiente para ser colocado no telhado de uma residência assobradada e prover iluminação e ventilação de um banheiro no térreo, por exemplo.

- Portas de ventilação permanente, do tipo veneziana, também podem ajudar.

 

Dicas para o dia a dia

Shutterstock/XiXinXing

 

Na impossibilidade de mudanças estruturais, é possível obter melhoras com dicas simples:

- Deixar o banheiro o maior tempo possível com a porta aberta para ventilar.

- Para conter a umidade, usar desumidificador ou um ventilador pequeno, que ajuda a dissipar os maus odores.

- Pedras de cânfora podem ser colocadas dentro dos armários ou em cantinhos estratégicos para ajudar a reter umidade.

- Evitar longos banhos quentes, principalmente com a porta fechada.

- Rotina de limpeza: passar um pano no chão e na bacia, com desinfetante e álcool. Uma ou duas vezes por semana fazer uma faxina.

- Aromatizadores e eliminadores de odor em spray, além do velho recurso de acender um fósforo ou uma vela, funcionam, mas são paliativos.

Fontes: Arquitetas Cristiane Schiavoni e Selma Tammaro e Bebel Marrey Ferreira.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo