Dicas para escolher a TV ideal

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Confira dicas de especialistas para escolher a TV ideal para o seu cantinho

Sala de TV

fiphoto

Geralmente passamos um bom tempo em frente a TV, seja para se informar e até mesmo relaxar, porém se não tivermos alguns cuidados, a saúde dos nossos olhos pode ser prejudicada. Você sabe como escolher a melhor TV para o seu cantinho? E a distância que devemos manter do aparelho? Veja algumas dicas dos especialistas, Rogério Molina, gerente geral da LG e Breno Gonçalves, consultor da Ikeise.

Dicas para escolher a TV para sua casa

Escolhendo TV

Shutterstock / dotshock

  • O primeiro fator a ser levado em conta na hora da compra é o espaço onde o aparelho será utilizado. Não é aconselhável, nem funcional, colocar um televisor muito grande em um local pequeno, ou vice e versa, isso dificulta a visualização e impede o melhor aproveitamento.
  • Televisores de até 32'' exigem uma distância de 2 a 3 metros, já os acima de 50'' exigem distância superior a 4 metros.
  • Quanto à altura, a regra é que não tenhamos que forçar o pescoço, nem movimentar a cabeça para ler legendas ou pegar detalhes de uma cena. Ter o campo de visão confortável sem movimentos é a maneira correta de assistir TV, independente de marca e modelo. O esforço é o maior causador de cansaço visual e desconforto.
  • Quando for visitar lojas finja que está em casa e tome a mesma distância dos aparelhos, essa é uma boa dica para a escolha.
  • Leia sempre o manual, pois a utilização muda de acordo com os modelos e fabricantes.

Tipos de TV´s

TV

Shutterstock / joingate

Existem diversos tipos de televisores no mercado, em ordem de qualidade de imagem, seriam: tubo, Plasma, LCD, LED e 4k, além dos televisores 3D, uma opção legal para quem tem crianças em casa.

Uma coisa bacana que pode ser facilmente encontrada atualmente são os aparelhos que interagem com as plataformas online, de forma prática e rápida. Alguns modelos contam com controle remoto inteligente, que permite o manuseio por meio de gestos, movimentos e reconhecimento de voz, e ainda permite compartilhar posts nas redes sociais direto da TV.

Saúde dos olhos

Quem passa muitas horas em frente à TV, pode apresentar sintomas como dor de cabeça, ardor, lacrimejamento e dor ocular. O ideal, sempre que possível é fazer um descanso de 10 minutos a cada hora de exposição a TV.
Sentar muito próximo ao aparelho por tempo prolongado é o maior erro cometido pelos telespectadores, e pode levar a um caso acentuado de miopia.

Uma avaliação oftalmológica é essencial para saber se o paciente está assistindo excessivamente ou de forma errada a TV, explica o oftalmologista Luís Sérgio Grecca Junior.

Veja dicas para
montar um cinema em casa.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo