Dicas para escolher e instalar a coifa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Ninguém merece aquele cheiro de gordura na cozinha, né? Sem dúvidas, a coifa é a solução para esse incômodo. Essenciais para absorver o vapor produzido no preparo dos alimentos, as coifas tornaram-se indispensáveis aos projetos de arquitetura e decoração, especialmente em ambientes com pouca ventilação. Vejam algumas dicas que devem ser levadas em conta na hora de adquirir e instalar o produto.

Cozinha moderna

J. Vilhora

Tamanho do fogão ou cooktop

Independente do espaço da cozinha, o mais importante é saber qual o tamanho do fogão ou do cooktop. Isso irá determinar o tamanho ideal da coifa, que deverá ser instalada logo acima dele, sem muita sobra ou falta.

Local da instalação

Verifique se a parede ou teto onde a coifa será instalada suporta o peso do produto e se no local não há encanamento que pode ser rompido durante a instalação.

Para garantir o funcionamento adequado da coifa, aconselha-se que a distância mínima seja de 65 cm da mesa do fogão até o filtro de gordura da coifa, enquanto a distância máxima ideal é de 90 cm. O consumidor deve sempre verificar a distância mínima e máxima entre a coifa e o fogão/cooktop no manual dos produtos.

Melhor modelo de acordo com necessidade

Cozinha com ilha

J. Vilhora

Existem dois modelos disponíveis no mercado. Para quem possui o fogão ou cooktop no centro da cozinha é indicada coifa de ilha. Já quem tem uma bancada encostada ou um fogão que fica contra a parede deve escolher o modelo de parede. Consulte as condições de instalação antes de comprar o produto.

Pequena reforma

Para instalar a coifa no modo exaustão é preciso uma pequena reforma na parede que viabilize o duto para a saída de ar (150 mm de diâmetro). O projeto da saída da exaustão da laje da cozinha até o ambiente externo deve ser acompanhado e projetado por um engenheiro.

Maior potência

A potência do modelo escolhido impacta na capacidade de sucção do produto. Quanto maior a capacidade de sucção da coifa maior será a quantidade de vapor retirado do ambiente. Portanto, sempre que possível, deve-se optar por coifas que possuem maiores capacidade de sucção nominal.

Cuidados na hora de instalar o produto

Prefira Assistência Técnica Autorizada para realizar a instalação. Caso o modelo seja de parede e com a condição apenas de depurador, a acomodação é relativamente simples. Porém, se consistir na condição de exaustor, é necessário que se tenha a espera (local onde o ar sairá) pronta para a instalação do produto. Para coifas de ilhas, a instalação é mais complexa. Nesses dois últimos casos, o indicado é a instalação com auxílio técnico para evitar perda de garantia por instalação incorreta.

Vejam também 16 modelos de coifas que também decoram a cozinha.

Curtiram as dicas? Comentem!

Beijocas estaladas!

* Fontes: Engenheiros da Whirlpool Latin America, e Marcelo Gutierres, gerente de metais, louças e móveis da Telhanorte.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo