Dicas para remover manchas de gordura em roupas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Tempo que a mancha está no tecido é o principal agravante

Você pode achar que não, mas para os especialistas em cuidados com as roupas, as manchas de gordura são um tipo de sujeira fácil de remover das peças, independente do tecido de que são feitas. O principal agravante, de acordo com Lucimeire Godoi, da Casa Bombril, é o tempo que a mancha ficou no tecido sem receber nenhum cuidado.

O que fazer quando a mancha acontece

Por isso, o primeiro passo para remover as manchas de gordura em roupas é agir assim que a mancha acontece. Mas isso não significa que você precisa parar imediatamente o que estiver fazendo e lavar a peça. Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia, ensina que quando a gordura da carne ou óleo da panela respingar na roupa, basta colocar diretamente sobre a mancha um pouco de talco, farinha trigo ou amido de milho. Ele explica que essas substâncias são capazes de absorver a gordura das fibras do tecido, deixando apenas uma pequena quantidade de óleo para ser retirada posteriormente durante a lavagem.

Lucimeire Godoi acrescenta que é comum as churrascarias manterem uma dessas substâncias, ou ainda água com limão, sempre a mão para socorrer algum cliente que acabou manchando a roupa durante a refeição. Se você aplicar uma dessas opções sobre a mancha na hora que ela ocorrer, depois é só colocar a roupa na lavadora e proceder com a lavagem de sempre que a nódoa será removida. Outra opção é lavar a peça na mão com sabão alcalino, como são os líquidos ou em pó disponíveis no mercado.

Mas, se a sua roupa já está manchada e você não pôde fazer nada na hora que a mancha ocorreu, veja na página a seguir algumas dicas de remoção para este e outros caso.

Lavou, mas a mancha não saiu?

Se você derramou óleo ou qualquer substância gordurosa ainda quente na roupa, pode acontecer de ela não sair na lavagem mesmo que você tenha colocado talco anteriormente. Neste caso, e também para situações em que você só descobre que a mancha existe quando a peça já está no cesto de roupa suja, o recurso mais eficaz, de acordo com Ricardo Monteiro, é usar um removedor, que é um produto químico com capacidade de dissolver as manchas.

Para melhorar a ação do removedor, você pode misturar um pouco de detergente de cozinha com o produto e aplicar a mistura sobre a mancha de gordura. Basta deixar a peça de molho alguns minutos, seguindo as instruções da embalagem do removedor, e fazer a lavagem comum em seguida.

Outra forma de tentar eliminar as manchas de gordura que estão impregnadas ao tecido é fazer uma pré-lavagem. Lucimeire Godoi ensina que é possível aplicar detergente ou sabão neutro sobre a o local manchado, esfregar um pouco e só então colocar a roupa para ser lavada na máquina. Se mesmo após a lavagem a mancha não sair, a dica é repetir a operação, seja com o detergente neutro ou com o removedor.

Na página a seguir veja quais procedimentos podem piorar a mancha e danificar a roupa.

O que você não deve fazer

Para Lucimeire Godoi, a pior mancha de gordura é que aquela que não foi tratada antes da roupa ser colocada na máquina e acabou não sendo eliminada durante a lavagem. O caminho quando isso acontece é esperar a peça secar e lavar novamente. Ao contrário da primeira lavagem, a segunda pode ser feita com água quente Quando a intenção é remover uma mancha, a primeira lavagem nunca deve ser feita com água quente, pois, segundo Ricardo Monteiro, a alta temperatura faz com que a mancha fique ainda mais impregnada nas fibras do tecido.

Quando alguma roupa manchada for lavada, você também precisa prestar atenção se a mancha foi realmente removida antes de passar a peça. Se, por acaso, você acabar passando o ferro quente sobre uma mancha de gordura, as chances de remoção depois disso serão mínimas.

Aprenda também como pendurar e secar as roupas no varal .

Tags:

Comentários


  • 21 de agosto de 2012 às 00:00
    Para remover qualquer mancha de gordura é só molhar a mancha e passar qualquer sabonete em pedra e depois lavar na maquina normalmente com as outras.
    Se for mancha de café passe imediatamente gelo.
  • 29 de agosto de 2012 às 00:00
    Adorei as dicas de vocês. Tem coisas que até a gente já sabe, mas é bom saber que a gente está certa e assim ter certeza ao ensinar para outras pessoas. Obrigada, Lia.
Ir para o topo