Dicas para tingir roupa em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas práticas para renovar algumas peças do guarda-roupa

Camisetas coloridas

Shutterstock / GoodMood Photo

Quem nunca teve vontade de mudar aquela calça jeans que ficou sem graça ou uma blusa linda? Não é simplesmente por enjoar da cor que devemos nos desfazer de algumas peças. O tingimento pode dar novos ares às roupas e ainda garantir uma renovada no visual! Confira algumas dicas para tingir suas roupas.

Dicas pré-tingimento

A primeira coisa que devemos saber é que todos os tecidos podem ser tingidos, porém existem graus de dificuldades quando se trata de um serviço feito em casa.

  • Os mais fáceis são os tecidos de algodão ou 100% naturais.
  • Os tecidos de composição mista podem ou não responder bem ao tingimento.
  • Tecidos sintéticos têm grandes chances de dar problemas, nesse caso a melhor escolha é que procure um profissional.
  • Tecidos brancos, cremes ou tons bem claros são mais fáceis de obter o resultado esperado.
  • Tecidos estampados não sofrem alterações no motivo, apenas na cor.
  • Tecidos coloridos devem ser tingidos com cores mais escuras do que a original.Quando tingir um tecido colorido, a cor final será a soma da combinação da cor base da roupa com a cor do corante escolhido. Ex.: tecido amarelo tingido de azul ficará verde.
  • Por questões higiênicas o ideal é que o recipiente (geralmente panela) utilizado para tingir a peça, seja utilizado somente com aquela finalidade.

Tingindo

Panela e colher de pau

Aqui vem o nome do autor

Importante:
leia o rótulo do produto, pois existem modos de tingimento em água fervendo ou água fria, variando por tipo de corante e marca.

Tingindo com água fria

Basta colocar um pouco de água num balde e adicionar a tinta, vá acrescentando mais dos dois até obter a cor desejada. Depois é só mergulhar o tecido dentro da solução e deixar por alguns minutos (meia hora é ideal). Após esse processo, pendure a peça no varal pelo avesso e pelas extremidades e espere secar à sombra.

Tingindo com água fervida

Ferva 1 a 2 litros de água na panela destinada a tingimentos, e misture muito bem o tubo de corante de tingimento. Ferva em outro recipiente a quantidade necessária de água, para cobrir a peça que será tingida.
Dissolva a solução da panela com água e corante na água pura do outro recipiente e misture muito bem. Deixe ferver por 40 minutos sempre mexendo com o bastão, pois tecido parado é tecido manchado! Retire a roupa com cuidado e deixe secar à sombra.

Fixador de Tingimento

Os próprios fabricantes de corantes vendem um fixador de cor, coloque-o no mesmo recipiente onde irá tingir a peça. Se não encontrar esse produto, ele pode ser substituído por vinagre branco ou sal de cozinha.

Para cores escuras adicione 1 colher (de sopa) de sal de cozinha para cada 300g de tecido seco. O ultimo enxágue da roupa deve ser na solução de água com sal.

Seque à sombra.

Entenda
os símbolos nas etiquetas de roupas.

Tags:

Comentários


  • 1 de fevereiro de 2015 às 00:00
    Olá!
    É uma dúvida boba, mas acho que aqui conseguirei a resposta: quero tingir 2 vestidos de viscose com elastano (um branco e um cinza) de preto. Qual tipo de corante devo usar?
    Obrigada.
Ir para o topo