Diferenças entre liquidificador, mixer, batedeira e processador

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Vocês sabem em que situações utilizar liquidificador, mixer, batedeira ou processador? Fundamentais no preparo de diversas receitas, esses eletrodomésticos ainda causam confusão sobre suas funções específicas. É legal ter todos os produtos à disposição para garantir o melhor resultado em cada experiência culinária, mas em situações específicas dois eletros distintos podem atender à mesma necessidade. Vejam as funções de cada um!

Eletroportáteis

Liquidificador e mixer Electrolux / Batedeira e processador Kitchen Aid

Liquidificador

Liquidificador

Electrolux

Usado para triturar, picar e liquidificar. O controle da densidade dos alimentos também pode ser feito acionando o nível de velocidade apropriado.


Indicado para
preparo de purês, sopas, sucos, vitaminas, molhos, triturar sementes e grãos, bater massas que não precisam ficar fofas depois de prontas, como torta, pudim e panqueca.

Não é indicado para bolos que precisam ficar fofos depois de prontos, massas densas como as de pães, chantilly e claras em neve, além de alimentos muito quentes.

Mixer

Mixer

Electrolux

Possui a mesma função do liquidificador, só que é muito mais prático de usar e limpar. Tem a facilidade de misturar um alimento no próprio recipiente de preparo, como a própria panela, por exemplo.

Suas funções variam de acordo com modelo. O mais simples pode ser usado para misturar, triturar e liquidificar. Já um modelo mais completo pode agregar funções como picar, espumar, bater e emulsionar. É uma peça versátil na cozinha, auxiliando em uma série de atividades.


Indicado para
preparo rápido de pequenas porções e misturas que precisam ficar aeradas. Prático ele se encaixa em copos e potes e tem fácil limpeza, ideal para sucos, vitaminas, sopas.


Não é indicado para
alimentos sólidos.

Batedeira

Batedeira

KitchenAid

Convencionalmente a batedeira é um item mais usado para preparo de massas em geral, como bolos, tortas e pães. Devido à sua rotação, velocidades e batedores é um utensílio que garante a mistura mais homogênea, causada por seu movimento planetário.


Indicada para
bolos, pães, massas leves, pesadas e aeradas como claras em neve e chantilly. Muitas vezes os aparelhos contam com acessórios que podem ser acoplados em sua base para outras finalidades como abrir e cortar massas, fazer sorvetes, ralar, fatiar e moer alimentos, extrair sucos etc.


Não é indicado para
alimentos que precisam ser triturados.

Processador

Processador de alimentos reúne várias funções

Divulgação / KitchenAid

A vantagem é a versatilidade de funções em um único aparelho, pode reduzir o número de outros eletros em casa e preparar grandes quantidades. Um modelo mais completo oferece funções de corte em diferentes espessuras, possibilidade de ralar, fatiar, picar, emulsionar, misturar massas e até mesmo processar três tipos de alimentos ao mesmo tempo.


Indicado para
cortar legumes, ralar queijo, triturar temperos como alho e cebola, preparar molhos etc. Indicado para fatiar, triturar e moer quase todo tipo de alimento sólido.


Não é indicado para
misturas líquidas e misturas que precisam ficar aeradas.

Todo mundo craque na arte de bater os alimentos? Bora preparar algo bem gostoso então.

Beijocas estaladas!

Fontes: Marcelo Vergel,Diretor Comercial da Unikitchen, Flamarion Pirtouscheg, Gerente de Produto da Electrolux, Renata Herz, gerente da KitchenAid

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo