Esqueça a vassoura ao limpar os tapetes

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Saiba como fazer a limpeza e quais podem ser lavados

Antes de começar a limpeza do tapete é preciso saber quais os materiais de fabricação, avaliar o tamanho da felpa e a intensidade das cores da peça, pois todos esses são elementos que vão determinar o que pode ou não ser feito na hora da limpeza.

O primeiro passo para manter essas peças de decoração sempre novas é deixar de lado o uso de vassouras e escovas, assim como de vinagre, sabão em pó e alvejantes. WalitdAbdouni, da Kyowa Tapeçaria, explica que as pessoas costumam esfregar os tapetes com intensidade ao usar vassouras e escovas, com isso, os fios se desfazem e ficam o aspecto desfiado.

Em relação ao hábito de usar vinagre cotidianamente para higienizar os tapetes, José Carlos Larocca, sócio da Elite Lavanderias, empresa especializada na limpeza de peças de decoração, ressalta que pelo caráter ácido, a utilização contínua resulta na descoloração do tapete.

O uso de máquinas de limpeza a vapor só pode ser feito desde que a saída de ar fique no mínimo a vinte centímetros de distância do tapete, caso contrário, o calor pode ocasionar a destruição ou derretimento dos fios, principalmente em tapetes sintéticos. Da mesma forma, jatos de água de alta pressão são muito violentos e por isso devem ser evitados.

Para a remoção de poeira cotidianamente, o ideal é usar um aspirador de pó ao menos três vezes por semana no sentido dos fios. José Carlos Larocca também não recomenda a utilização das vassouras mágicas. Segundo ele, como não têm dispositivo de sucção, elas acabam apenas removendo a sujeira da superfície para a base do tapete.

Na próxima página, leia sobre como lavar os tapetes seguindo o tipo de tecido usado na fabricação.

Fibras naturais e tapetes orientais

Fibras naturais

Algodão, lã e seda são as fibras naturais usadas há mais tempo na confecção de tapetes, mas atualmente outros materiais orgânicos como sisal, fibras de bambu, de banana e de aloe vera, por exemplo, também são empregados. Tapetes deste tipo podem ser lavados, mas segundo WalitdAbdouni, a água pode causar alteração na cor. Como não suportam tão bem a umidade, essas peças ainda podem apresentar instabilidade nas dimensões, ou seja, esticar, encolher ou perder o formato.

Para a limpeza cotidiana, é possível usar um pano levemente umedecido com água. No caso das fibras vegetais, se, por algum acidente, uma parte do tapete for molhada, o ideal é molhar a peça inteira com água para evitar que o pedaço onde ocorreu o acidente fique com uma tonalidade diferente. Quando houver a necessidade de lavagem, o mais indicado é procurar uma lavanderia profissional.

Tapetes orientais

Peças desde tipo não devem ser lavadas em casa e nem em qualquer lavanderia, a maneira mais segura da fazer a lavagem é procurar uma empresa especializada na limpeza de tapetes orientais. José Carlos Larocca explica que antigamente as peças eram tingidas com corantes naturais que resistiam bem ao sol e à água, o que já não acontece hoje. Ele menciona que mesmo em empresas especializadas, o ideal é que antes de lavar a peça seja feito um teste com um cotonete em um pedaço escondido do tapete para ter certeza de que as cores não irão desbotar ou manchar.

Para limpar as franjas, que geralmente sofrem mais com a sujeira, é possível usar uma escova e sabão neutro ou xampu para tapetes. Segundo WalitdAbdouni, lavar um tapete oriental a cada dois anos é suficiente.

Na página a seguir, saiba como limpar tapetes de fibras sintéticas.

Poliester, polipropileno e náilon

Tecidos sintéticos

Os tapetes confeccionados em fibras sintéticas geralmente são de náilon, poliéster ou polipropileno. Esses materiais podem ser lavados com água abundante e sabão neutro ou xampu de tapetes. Porém, é preciso verificar se os fios do tapete não são afixados na base com cola, pois neste caso não é indicado molhar a base da peça para não correr o risco dos fios descolarem. De acordo com WalitdAbdouni, este costuma ser o caso das peças conhecidas como tufadas. Ele destaca que tapetes também têm etiquetas com símbolos padronizados, assim como as roupas, esclarecendo como deve ser o processo de lavagem.

Na hora de secar, é mais importante manter o tapete em um local quente do que em um ensolarado, ainda mais porque, quando molhada, a peça pode alcançar uma temperatura muito maior do que quando exposta ao sol seca. A alta temperatura é capaz de danificar os fios. A dica de Walitd é deixar a apenas a base do tapete virada para o sol quando não houver outra opção de secagem.

Remoção de Manchas

José Carlos Larocca dá algumas dicas para a remoção de manchas:

Chiclete: colocar duas pedras de gelo em um saco e posicionar sobre o chiclete até que ele endureça. Depois disso, use uma espátula para removê-lo e termine a limpeza passando um pano úmido com água e xampu para tapetes (ou sabão neutro). Seque com secador de cabelo.

Tinta de caneta: aplique um algodão embebido em álcool na concentração 92 na mancha e finalize passando um pano úmido com água e xampu para tapetes (ou sabão neutro). Seque com secador de cabelo.

Sangue: Misture sal de cozinha e água até formar uma pasta e deixe sobre a mancha por cerca de três minutos. Termine a limpeza passando um pano úmido com água e xampu para tapetes (ou sabão neutro). Seque com secador de cabelo.

Urina: Pela acidez, é uma das manchas mais difíceis de remover, o ideal é secar com papel toalha ou um pano o mais rápido possível e aplicar uma solução de 10 colheres de água para uma colher de amoníaco. Finalize passando um pano úmido com água e xampu para tapetes (ou sabão neutro). Seque com secador de cabelo.

Leia também como limpar cortinas e persianas.

Tags:

Comentários


  • 26 de julho de 2012 às 00:00
    Achei super fácil e simples as dicas para nos socorrer. Obrigada!
  • 12 de outubro de 2012 às 00:00
    Gostei das orientações.Mas, meu caso é que, mesmo tendo usado aspirador e lavado em lavanderia,o meu tapete persa continua impregnado com cheiro de poeira.
    O que devo fazer para acabar com isso.
    Muito obrigado pela atenção.
    Márcio Villar
    Joao Pessoa, Paraiba
  • 15 de outubro de 2012 às 00:00
    marcio vilar para tirar o cheiro do seu tapete espalhe sobre el bicarbonato de sódio esfregando deixe 30 minutos e passe o aspirador, espero ter ajudado
  • 9 de novembro de 2012 às 00:00
    Olá,
    Possuo um tapete de pele de ovelha caramelo ha + ou- 3 anos e com o passar do tempo esta ficando com os pelos embaracados e deitados, não eh mais fofinho,macio... por favor necessito de uma ajuda para limpá-lo pq não pode ser lavado a seco então estou perdida não sei o que fazer.
    Grata desde já.

    Elaine - Pira- SP
  • 4 de maio de 2013 às 00:00
    Por favor me indiquem a solução para limpar o meu carro da tinta de paredes à base d'água acetinada que derramou no porta malas. A lata de 18l virou numa curva fechada e se espalhou pelo porta malas e adjacências. Um desastre total!
    Grata por qualquer informação que possa solucionar este problema.
    Um abraço,
    Elza
  • 6 de julho de 2013 às 00:00
    comprei um tapete de pele de ovelha de 10 cm de altura metragem 1.90metro por 2.00ele é enorme ..mas esta ficando com cheiro muito forte..como lavo este tapete e em casa? devo levar para uma lavanderia? por quanto fica o valor para lavar um tapete com esta metragem toda?espero resposta por e-mail
  • 5 de novembro de 2013 às 00:00
    Oi, além das ótimas dicas acima, após aspirar os meus tapetes, a cada quinze dias passo um pano úmido (bem torcido) embebidos na solução (1/2 balde de água e uma tampa de amaciante). Esse pano úmido além de tirar a poeira fina, amacia a fibra do tapete e ainda deixa um perfume delicioso. Limpo também cadeiras e sofás de tecido da mesma forma. Espero que a dica ajude. Quero aproveitar para agradecer a BBEL pelo site maravilhoso que já me deu tantas dicas boas. Beijos.
  • 10 de janeiro de 2014 às 00:00
    Ttenho um tapete enorme de sala de pêlo de carneiro, já comprei a bastante tempo, mas a sala q ele fica não movimento, não uso a sala, mas o tapete está esfacelando ttodo, soltando tufos de pelo. O que fazer p/ recuperá-lo.
  • 21 de setembro de 2014 às 00:00
    Boa tarde!!
    Estou com o mesmo problema da Elaine. Tenho o tapete Da cor caramelo a uns 2 anos, e mesmo tendo vários cuidados algumas partes do tapete estão com as fibras de aspecto amassados e embaraçados. Por favor como faço para recuperar e deixa-lo macio novamente. Obrigada e fico no aguardo
  • 6 de maio de 2015 às 00:00
    Gostei do artigo, mas a dica de usar amoníaco para limpar urina é contra indicado; depois de vários testes comprovamos que amoníaco piora o odor da amônia da urina no tapete. www.biolavpb.com
Ir para o topo