Invista na higienização do imóvel antes da mudança

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Tecnologias de limpeza garantem ambiente "saudável"

Depois de procurar, você comprou ou alugou a casa dos sonhos e agora é só fazer a mudança, certo? Nem tanto. Muitas pessoas não conhecem ou planejam uma etapa importante desse processo, que pode influenciar e muito o conforto e a saúde da família na nova residência: a higienização do imóvel antes da mudança, que também pode ser chamada de sanitização.

A especialista em microbiologia e professora da Veris Faculdade Rosana Siqueira dos Santos explica que um imóvel que ficou fechado, com circulação de ar ausente, resulta em um local abafado, com acúmulo de poeira e proliferação de fungos que não podem ser eliminados totalmente com a limpeza feita pelos próprios moradores.

A higienização do imóvel nestas condições vai além da limpeza da sujeira acumulada. "A limpeza física elimina a sujidade aparente. Já a sanitização é o método utilizado para eliminar especificamente os micro-organismos. Por exemplo, na sanitização não estamos preocupados com a limpeza da mancha verde de mofo, mas sim com a eliminação do fungo que está contaminando o ambiente e causando a mancha", explica Valter Medina, diretor da empresa SuperSan, especializada em sanitização de ambientes.

A microbiologista Rosana Siqueira ressalta que contratar uma empresa de sanitização é uma medida ainda mais importante para quem vai ocupar um imóvel que tenha ambientes com carpete, pois este tipo de revestimento, além de acumular facilmente ácaros e outros micro-organismos, pode até transmitir doenças como micoses.

Rosana salienta que o diferencial das empresas de limpeza profissional não são geralmente os produtos usados, que ficam bem próximos daqueles que os moradores podem encontrar em supermercados, mas sim a tecnologia disponível nos equipamentos. "Usualmente as empresas utilizam vapor, vapor quente e lavagem a seco, que são mais profundas e eficientes do que a limpeza manual", comenta.

Veja na próxima página mais detalhes sobre a higienização de imóveis e como não errar ao contratar ajuda profissional.

Inspecione os produtos e o serviço

Para quem pretende buscar ajuda profissional para fazer a higienização do imóvel antes da mudança, Rosana recomenda, além de checar a idoneidade da empresa, acompanhar pessoalmente a limpeza e verificar se os produtos que serão utilizados têm o registro e a aprovação da Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

De acordo com Valter Medina, a higienização consiste basicamente em nebulizar o produto em todo o ambiente fechado que, além de eliminar bactérias, fungos e ácaros, cria uma película protetora que impede a proliferação dos micro-organismos nocivos por algum tempo, dependendo da empresa e do produto.

Para quem também estiver pensando em dedetizar o imóvel, a dica da professora é garantir que a aplicação dos inseticidas seja feita antes da higienização e, neste caso, a empresa de sanitização terá também de cuidar da remoção dos resíduos da dedetização que eventualmente permanecem no ambiente.

Valter Medina adiciona que indica a higienização mesmo para imóveis novos, que acabaram de ser entregues pelas construtoras. "Uma construção mexe com vários tipos de materiais e pessoas dentro de um imóvel. Nestes casos, sugerimos a sanitização do ambiente antes da ocupação e outra depois, pois na mudança além dos móveis carregamos bactérias, ácaros (em colchões e travesseiros) e fungos", argumenta.

Promover a higienização por conta própria, segundo a microbiologista Rosa Siqueira, também demanda, principalmente, o uso de produtos cadastrados pelos órgãos de fiscalização. "Esses produtos foram avaliados e fazem o que está escrito no rótulo, portanto, use os que têm registro, sejam caros ou baratos, porque todos têm basicamente o mesmo princípio ativo", explica. Também é importante concluir a limpeza no mesmo dia, abusar do uso do aspirador e dar preferência para a água morna.

Veja 24 maneiras de usar o  sal de cozinha na limpeza.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo