Lavar segundo o tipo de peça

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Para um bom resultado na lavagem e uma roupa bonita por mais tempo, é preciso lavar separadamente cada tipo de roupa.

Tenha um ótimo resultado na lavagem de suas roupas, siga instruções por tipo de peça

Cada peça das roupas de nossa casa ou pessoais deve receber um tratamento diferente na hora da lavagem.

Umas são maiores, como cobertores e edredons. Outras muito pequenas e delicadas, como gravatas, lenços de pescoço e meias de nylon.

Não podemos jogar toda a roupa a ser lavada na máquina e pronto. Assunto resolvido.

Para obtermos um resultado muito bom, o ideal é seguirmos procedimentos adequados a cada tipo de peça.

E não é necessária que você mande para a lavanderia, uma gravata por exemplo. Aqui, você encontra a orientação de como lavar uma.

A economia de dinheiro é razoável e a satisfação de saber que você consegue cuidar de tudo sozinha e bem é muito grande.

Como lavar Camisas

Antes de lavar, esfregue um pouco de sabão líquido para dissolver as marcas de suor dos punhos e colarinhos. Na hora de lavar, misture uma colher de sopa de amoníaco em um copo de água morna. Os colarinhos e golas devem ser tratados com esta solução por cerca de uma hora. Depois, se devem colocar as camisas de molho em um balde limpo e cheio de água morna, contendo duas colheres de sabão em pó, bem batido.

Nesta solução, as camisas devem ser mergulhadas várias vezes para que a espuma penetre nas fibras do tecido. Em seguida, as peças devem ser lavadas normalmente ou de acordo com as especificações de suas etiquetas.

Atenção: Em dia de calor, e antes de colocar as camisas em uso, aplique um pouco de talco por dentro do colarinho e dos punhos, para que o suor não manche estas partes com muita rapidez.

Como lavar Cobertores e edredons

Lavar segundo tipo de tecido

• Estas peças só devem ser lavadas quando for muito necessário, pois, sempre ficam com uma carinha "desmilinguida" depois de lavadas.

• Encha o tanque com água morna e 2 colheres de sabão de coco ou sabão para roupas finas.

• Mergulhe a peça nesta solução para que a espuma do sabão passe entre as fibras do tecido, deixando de molho por uma hora.

• Jogue a água fora e aperte bem a peça para sair a água suja.

• Repita esta operação quantas vezes forem necessárias até a água sair limpa

• Na última água da lavagem adicione uma colher (sobremesa) de amoníaco, para que o seu cobertor ou edredom fique bem macio.

Como lavar Cortinas

Cortina de Tecido Fino ou de Renda

Deixe de molho por cerca de 1 hora, num tanque cheio de água com 5 colheres de sopa de Varsol, e enxágüe bem. Posteriormente, mergulhe as cortinas em água fria com sabão em pó bem batido. Deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, enxágüe várias vezes até a água sair limpa.

Se as cortinas forem de cores vivas, predominando o verde, junte à água um pouco de vinagre. Se forem estampadas, acrescente um pouco de amoníaco. Sal comum é ótimo para fixar o branco e o preto e as cores fortes.   

Como lavar fraldas

Atualmente com um numero crescente de tipos de fraldas descartáveis no mercado quase não usamos mais fraldas de tecido. Mas elas ainda cumprem seu papel. Vamos aprender como mantê-las sempre novas.

Logo após o uso passe água na fralda e depois coloque-a de molho em um balde contendo água com bicarbonato. Vá juntando as fraldas durante o dia. Lave-as na maquina com pouco sabão. Coloque-a em uma tina e ferva as fraldas. Depois da fervura passe em uma água limpa com 1 colher de sopa de vinagre para  amaciá-las.

Como lavar lenços

Lenços, principalmente os de nariz devem ser deixados de molho em água com sal durante 1 hora. Lave-os como de costume. Se estiverem encardidos deixe-os de molho em água com limão

Água salgada é ótima para lavar lenços de nariz, de pescoço ou de cabeça. Basta deixá-los de molho nesta água durante uma hora, antes de enxaguar.

Para clareá-los, mergulhe também em água fria, onde foi dissolvida uma colher (chá) de cremor de tártaro, para cada litro de água.

Os lenços de nariz não precisam ser passados a ferro, se forem esticados, logo após a lavagem, sobre os azulejos do banheiro.

Como calças de jeans e sarja

Lavar segundo tipo de tecido

Lavar a mão e secar ao natural peças com detalhes de bordados com espelhos ou pedrarias em geral.

Não colocar sabão em pó diretamente sobre as peças de sarja coloridas, pois o mesmo contém alvejantes que desbotam e mancham, comprometendo a cor original.

Lavar separadamente peças em jeans bruto, pois desbotam.

Como lavar Gravatas e lenços de pescoço

Lavar segundo tipo de tecido

Estas peças estão sujeitas a manchas de gordura com muita facilidade. Para evitá-las vaporize com spray protetor de tecido. O ideal é lavar a seco.   Veja instruções, em lavando a seco.

Como lavar Lingerie

Lave sempre à mão, com sabão neutro e água fria.

Evite que elas amarelem mergulhando-as numa solução de água com bicarbonato de sódio, antes de lavá-las. Seque à sombra e não passe a ferro.

Como lavar Meias de nylon

Lave com uma mistura de água e vinagre.

Enxágüe em água com sal. Não torça.

Pressione em uma toalha felpuda para retirar o excesso de água.

Sacuda e coloque sobre uma toalha seca. Seque os pares juntos.

h2>Como lavar Pano de prato

Junte todos os panos de prato de alguns dias ou da semana. Lave à mão com um pouquinho de detergente e deixe de molho num balde de alumínio com água e sabão-detergente em pó. No dia seguinte, ferva, esfregue, enxágüe e torça.

Não coloque estes panos de limpeza para bater na máquina de lavar, pois, além de não ser higiênico, eles soltam muitas gorduras e pêlos nas paredes internas da máquina.

Como lavar Roupa de cama

Como lavar as fronhas: Esfregue as fronhas à mão e deixe-as de molho em água com um pouco de suco de limão e uma colher de sopa de vinagre branco.

Depois ponha na máquina de lavar junto com os lençóis e lave normalmente.  

Como lavar Toalhas de Plástico

Lavar segundo tipo de tecido

Lave em água morna e sabão de coco; depois, coloque-as em um balde com água onde se dissolveu uma colher de sopa de detergente perfumado. Finalmente, pendure-as pelas extremidades.

Como lavar Toalhas de Rosto

• Esfregue estas peças com as mãos.

• Deixe de molho em água com limão e 1 colher de sopa de vinagre.

• Enxágue-as.

• Deixe escorrer a água suja.

• Coloque na máquina de lavar para um ciclo normal.

ATENÇÃO: as toalhas devem ser retiradas antes de centrifugar.

• Finalmente, passe as toalhas em um banho com água e vinagre para amaciar.

• Depois de amaciar com vinagre e água, recoloque as toalhas na máquina de lavar para centrifugar, junto com as outras roupas.

• Terminado o ciclo, retire as toalhas da máquina e dobre-as.

Obs: Não use amaciante em toalhas, pois ele impermeabiliza as fibras e elas passarão a não absorver a água de seu corpo.

Como tirar o cheiro de mofo de toalhas amaciante

Para tirar o cheiro de mofo das toalhas de banho e rosto e das de mesa, dos panos de copa ou dos guardanapos, devido à umidade dos armários, basta fervê-los numa solução de bicarbonato de sódio, na proporção de 2 colherinhas (café) para 1litro de água. Se não quiser lavar, coloque ao sol.

Precisamos saber algumas dicas importantes para usarmos o amaciante e veja quais são estas dicas.

Tags:

Comentários


  • 6 de janeiro de 2009 às 00:00
    Minhas toalhas de Natal e Ano Novo e guardanapos brancos foram manchados por mofo, porque ficaram quase uma semana dobrados sem lavar. Vou tentar a lavagem como explica no site com bicarbonato de sódio e agua quente. Caso dê resultado envio um e-mail avisando. Obrigada pelas dicas,tenha um Feliz 2009
  • 23 de janeiro de 2009 às 00:00
    Como faço para tirar manchas de sabão de roupa colorida, por exemplo camiseta de algodão vermelha percebo que fica com manchas branca mesmo enxaguando bem
  • 3 de fevereiro de 2009 às 00:00
    muito boa essas dicas obrigada
  • 3 de fevereiro de 2009 às 00:00
    Na verdade gostaria de fazer uma pergunta: Como lavar camisetas ësportivas", parece nylon , não sei se o nome do tecido é esse... pois as camisetas de cor ficam manchadas de sabão, já tentei de tudo e nào me dei bem... Obrigada.
  • 15 de março de 2009 às 00:00
    Bel, posso reproduzir seus textos na minha comunidade do orkut? Serão de grande valia porque são ótimos e eu gosto de compartilhar tudo o que leio de bom.

    Minha comunidade é: Dicas e Truques - Compartilhe.
    Abração.
  • 26 de abril de 2009 às 00:00
    gOSTARIA DE SABER COMO LIMPAR GRAVATAS QUE ESTAO SUJAS EM UM UNICO LUGAR: ONDE SE DA O NÓ, OU SEJA, GORDURA NATURAL DAS MAOS. oBRIGADO
  • 6 de agosto de 2009 às 00:00
    Olá! Gostária de saber como faço para lavar sofá a seco.Com alguma espuma ou produto, sem necessariamente o uso de agua. desde já lhes agradeço.
  • 9 de setembro de 2009 às 00:00
    As informações para mim foram muito importantes, pois atualmente, tenho que me fazer tudo sozinho. Grato.
  • 22 de março de 2010 às 00:00
    Olá BBel!!!
    Há pouco tempo descobri seu site e estou amando suas dicas e as colocando em prática.
    Tenho acessado todos os dias para aprender um pouco mais.AMEI!
    Bjs e obrigada,
    Astrid.
  • 15 de abril de 2010 às 00:00
    gostaria de saber como AMACIAR um jean (amaciador nao resolveu) de verdade. comprei uma calça e parece que tem cola de tao dura.
  • 29 de maio de 2010 às 00:00
    como faço para tirar a humidade dos cortinados da cozinha que sao em algodao.obrigado
  • 19 de junho de 2010 às 00:00
    Acho o seu site muito bom. Aproveito para lhe perguntar como passar a ferro uma saia em veludo preto que está toda enrugada?
  • 6 de setembro de 2010 às 00:00
    Eli Alves de Oliveira,
    Estou procurar uma forma de limpar jaqueta de naylon forrada, como proceder sem danificar a mesma, pois tenho receito de que se molhar a peça e ele venha a encolher. Ajuda-me
  • 5 de maio de 2011 às 00:00
    Bbel fiz uma pergunta sobre uma camiseta polo de malha branca de pique que eu fervi e ficou amssada e não consigo desamassar e não tive reposta o que eu faço por favor obrigada desculpe a persistencia obrigada boa tarde
  • 9 de junho de 2011 às 00:00
    Ai meninas, eu adorei as dicas... e cade os bonitinhos do site ?

    Beijuuuuus,
    Lu
  • 1 de setembro de 2011 às 00:00
    Olá!! Muito obrigada pelas suas dicas, mas estou com dúvida sobre como lavar o travesseiro viscoelástico. Eu estou com medo de deformá-lo.
    Muito obrigada,
    Aryadne
  • 3 de maio de 2012 às 00:00
    Tenho um vestido de renda francesa metalizada muito antigo ( quase 100 anos)Gostaria de saber se você sabe como lavá-la ou se existe alguma lavanderia que faça este tipo de serviço . Atenciosamente, Cecilia Lacerda
  • 17 de maio de 2012 às 00:00
    QUERO SABER SE POSSO USAR AMACIANTE EM ROUPA DE VELUDO,POIS COMPREI UMA BLUSA E ELA ESTÁ COM MAU CHEIRO!
  • 3 de janeiro de 2013 às 00:00
    Ola. Gostaria de saber qual o procedimento correto para se lavar um travesseiro da NASA.
    Obrigada!!!
  • 4 de janeiro de 2013 às 00:00
    preciso saber como lavar de maneira segura o travesseiro de viscoelastico esta com odor forte de suor. desde ja agradeço.
  • 1 de junho de 2013 às 00:00
    Como lavar travesseiros nasa
  • 7 de novembro de 2013 às 00:00
    Gostaria de Saber como Lavar travesseiro viscoelástico ( da nasa)
Ir para o topo