Livre sua casa do mofo!

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Como prevenir seu aparecimento.

Quando a umidade relativa do ar de um ambiente aumenta por causa de chuvas, maresia, vapores do chuveiro é normal aparecerem nas paredes, roupas e móveis, aquelas manchas e pontinhos pretos de aspecto desagradável: o mofo. Mas, você não precisa aprender a conviver com ele. Veja como prevenir seu aparecimento e como livrar sua casa do mofo.

O que é o mofo e como ele aparece

O mofo é um fungo microscópico que se reproduz através de milhares de partículas, invisíveis chamadas esporos, os quais são extremamente resistentes e ficam espalhados pelo ar atmosférico. Basta encontrar o nível adequado de umidade e temperaturas elevadaspara se prolifera e manifestar nas conhecidas manchas escuras ou pontinhos negros.

Casa, mofo

Os minúsculos esporos podem invadir nossas vias respiratórias e causar reações alérgicas além disso, o mofo provoca manchas que deixam aspecto e odores desagradáveis nas paredes, roupas, móveis e livros de nossa casa.

Para proliferar-se o mofo necessita de ambientes quentes, escuros e principalmente, úmidos. Por isso é comum perceber maior incidência do mofo em cidades litorâneas onde a umidade do ar é mais alta em épocas de chuva e em ambientes fechados.

Cuidados para que o mofo desapareça de sua casa

Casa, mofo

  1. A medida mais importante é manter a casa adequadamente arejada e ventilada. Isso evita que a umidade em contato com superfícies frias como as paredes condense, criando um ambiente favorável ao desenvolvimento do mofo.
  2. Instale exaustores para auxiliar a circulação de ar nos cômodos mais fechados: banheiros, cozinhas e despensas.
  3. Permita que os ambientes recebam iluminação natural porque ajuda a eliminar o excesso de umidade, e consequentemente o mofo. Se não for possível, luzes artificiais quentes geram calor, o que ajuda a secar as superfícies muito úmidas.
  4. É possível encontrar excelentes produtos antimofo. Acomode-os dentro dos armários e em cantos estratégicos da casa que considerar mais úmidos e escuros. Não se esqueça de trocá-los periodicamente, já que esses produtos antimofo, depois de absorver certa quantidade de umidade, deixam de funcionar.
  5. Elimine infiltrações de água: instale calhas e aplique produtos impermeabilizantes nos locais críticos de infiltração de água da chuva.
  6. Não use vaporizadores se a umidade relativa do ar não estiver realmente baixa.
  7. Casa, mofo

  8. Tapetes e cortinas favorecem a proliferação do mofo. Se não quiser abrir mão deles, use o aspirador de pó para limpá-los frequentemente e deixe-os tomar sol sempre que possível, especialmente em épocas de chuvas.
  9. Guarde suas roupas no armário quando estiverem completamente secas e nunca em sacos plásticos. Prefira sacos de TNT que permitem a ventilação.
  10. Retire as roupas que ficaram guardadas por mais de seis meses para lavar. Se sua roupa manchou por causa do mofo, leia como tirar manchas de bolor.
  11. Para proteger seus livros, coloque produtos antimofo bem próximos a eles em sua estante, ou espalhe pequenos pedaços de algodão embebidos em terebentina.

  12. No caso dos armários, espalhe pedaços de giz ou potinhos cheios de cal porque auxiliam a eliminar a umidade e o aparecimento de mofo. Depois é só passar um pano embebido numa mistura de água e vinagre em partes iguais e limpar as paredes dos armários.
  13. Como o mofo é formado por organismos vivos, a água sanitária é muito eficiente para limpar as manchas e eliminar os fungos. Prepare uma solução com partes iguais de água sanitária e água, molhe um pano e passe sobre a área afetada.

O vinagre também pode ser eficiente para exterminar fungos e bactérias de seus carpetes e tapetes! Para saber como utilizá-lo leia também: Limpeza de carpetes e tapetes com vinagre.

Tags:

Comentários


  • 18 de abril de 2010 às 00:00
    Olá!

    exclente art. espero que muita gente aproveitem, assim como eu.

    Obrigada.


    Abraço.


    Sds,



    Maria Fernanda
  • 26 de abril de 2010 às 00:00
    adore a dica
  • 19 de maio de 2010 às 00:00
    Bom Dia Bebel,

    Conheci vc e a DAyse em Punta, lembra?
    Adorei o teu site, possui dicas muito interessantes, e escritas de modo muito práticas a serem seguidas.
    Passarei para muitas pessoas que precisam destas tuas dicas!!
    Um beijo grande, desejando a voce muito mais sucesso, pois sei que vc já o tem.
    Mara
  • 3 de junho de 2010 às 00:00
    Depois que conheci esse site, muito aprendei . É otimo. Ja repassei para várias pessoas.

    Mas estou necessitando de uma dica para eliminar o encardido, pontos de bolor em tabua de carne do material poliuretano, ou plastico enfim aquelas que são brancas.
    Aguardo o retorno ansiosamente,
    miriam
  • 1 de julho de 2010 às 00:00
    Olá!! Descobri esse site procurando por dicas de como fazer lista de supermercado, mas achei muito além do q esperava!! Estou amando aprender mais sobre cuidados de casa. Mas, estou com uma dúvida em relação ao mofo.. Moro em uma cidade bem úmida no interior de Santa Catarina, e minha casa começou a apresentar mofo nas paredes e não sei como tirar.. Tem no teto do banheiro... na parede do meu quarto.. parece uma praga!! Se tiver uma dica mais específica de como limpar e que tipo de prduto usar me ajudaria muito!! Desde já agradeço por todas as dicas!
    Abraços!
  • 31 de julho de 2010 às 00:00
    Querida Mirian vou te dar um conselho de pessoa mais velha e com certa experiencia, não tente lavar a tabua de carne,pois já esta porosa e propicia a bacterias ,compre uma outra, não muito cara pois elas devem ser trocadas de vez em quando certo? não perca tempo não vale a pena um abraço e boa sorte.
  • 22 de setembro de 2010 às 00:00
    Gostaria de saber o que é "saco de TNT".
    Grata
    Anna Luiza
  • 25 de setembro de 2010 às 00:00
    eu gostou muito de tudo que eu aprendi ai

  • 27 de outubro de 2010 às 00:00
    Equipe BBel, adoro receber seus e-mails, pois são de grande utilidades para o dia a dia de nosso lar. Podemos dizer que voces abrangem tudo e nos dão muitas dicas. Continuem assim. Um forte abraço !! Madalena
  • 5 de janeiro de 2011 às 00:00
    Minha casa está dando muita umidade por dentro da casa toda.
    Já impermeabilizei com um produto adequado,mas nao deu resultado.
    Gostaria de saber se colocando pedras pela metade da parede vai funcionar?
    Muito grata se responder.
    Um abraço e Feliz 2011!!
  • 13 de março de 2011 às 00:00
    Adorei a materia. Com dicas assim estaremos cuidando do nosso planeta.
  • 13 de março de 2011 às 00:00
    Adorei a materia. Com dicas assim estaremos cuidando do nosso planeta.
  • 28 de abril de 2011 às 00:00
    Li aqui no BBel sobre como retirar o mofo da casa e ontem mesmo fiz uma faxina em casa, passei o pano com vinagre e espalhei giz pelos cantos da casa! Hoje vou comprar o antimofo e também espalhar em alguns lugares carvão vegetal para diminuir a umidade.
  • 16 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Nossa mito obrigada pela dica amei .... e vo fazer agora mesmo em minha cas , e sei que irà dar bons resultados.......
  • 12 de outubro de 2012 às 00:00
    adorei e aprendi como limpar mofo e bolor dentro da mina casa, pois moro em Curitiba e nos aqui temos as aquatro estaçoes direto.
    bjos.
  • 27 de outubro de 2012 às 00:00
    eu aprendi a lipar casa de forma que eu aprendi
    amei tchau..............
  • 18 de dezembro de 2012 às 00:00
    nossa que site bom amei
  • 21 de janeiro de 2013 às 00:00
    Muito útil este post. Obrigada!

    Agora uma pergunta: A ventilação e o calor são suficientes acabar com os fungos da parede?
  • 25 de janeiro de 2013 às 00:00
    Muito obrigado, me ajudou muito
Ir para o topo