Manchas de desodorante nas roupas?

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Entenda o que causa o amarelado nas axilas das camisas e camisetas

Quem nunca se aborreceu com as manchas que surgem na axila das roupas? Os desodorantes, geralmente apontados como responsáveis pela situação, realmente podem causar manchas nos tecidos, mas outros elementos e hábitos também contribuem para que as axilas de camisas e camisetas fiquem com aquele aspecto amarelado ou esbranquiçado, dependendo da cor do tecido.

Os sais de alumínio ou alumino-zircônio presentes nas formulações de produtos antitranspirantes são os principais causadores das manchas. O problema é que este é justamente o ingrediente responsável pela diminuição da transpiração, segundo Sueli Cagliari, gerente da área de pesquisa e desenvolvimento da Unilever.

"Este ingrediente apresenta-se na forma sólida e de cor branca e é incorporado nos diversos tipos de produtos, como aerosol, roll-on e creme. Esses sais são extremamente finos e podem penetrar e se depositar nas fibras dos tecidos, causando o aparecimento das manchas esbranquiçadas no tecido escuro", esclarece Sueli.

No caso das peças escuras, Maria Ramos, coordenadora técnica da Anel, Associação Nacional das Lavanderias do Brasil, explica que o nosso corpo também libera sais minerais capazes de manchar as roupas. "O suor contém sais minerais que, ao secarem, formam um pó de cor branca, por isso se tornam mais evidentes nas peças de cor escura", comenta.

Na próxima página, leia sobre os fatores que causam manchas amareladas em tecidos brancos e como minimizar o problema.

Roupas brancas e claras

Vários fatores ajudam a manchar as axilas de roupas brancas e de cores claras. Uma delas é a presença de íons ferro, que se depositam nas fibras dos tecidos deixando a área amarelada. Mais uma vez, os próprios sais antitranspirantes são a fonte destes íons, que também estão contidos na água usada para lavar as peças.

"É bom lembrar que o suor é incolor. Mas o amarelamento nas áreas de transpiração pode ocorrer também pela presença de bactérias que se desenvolvem nos locais com suor, especialmente quando a roupa não é lavada logo após a utilização. Com o tempo, as áreas ficam com manchas amareladas", menciona Sueli Cagliari.

Além do aparecimento da mancha, não é raro quando o pedaço de tecido que fica em contato constante com as áreas de transpiração e com os desodorantes acabe ficando endurecido, com aspecto plastificado. Maria Ramos explica que o endurecimento dessas áreas ocorre em função da presença de gordura da pele que reage com o suor e os produtos desodorantes.

A coordenadora técnica da Anel ressalta que as manchas de desodorante são causadas por reações químicas difíceis de serem evitadas. Ela destaca que tecidos de fibras naturais são mais sensíveis a essa reação, especialmente a seda. Também é preciso ter cuidado redobrado com tecidos que são mais suscetíveis ao problema porque facilitam a interação entre suor e tecido, por exemplo, o cotton e a lycra.

Na próxima página, veja dicas para minimizar as manchas.

Cuidados

O cuidado principal para minimizar o surgimento de manchas de desodorante nas roupas é lavar as peças logo após o uso. Maria Ramos sugere que seja feita uma pré-lavagem localizada na região com detergente neutro e água antes da lavagem normal da roupa. Ao fazer isso, evita-se que, ao guardar a peça no cesto de roupas sujas, por exemplo, o antitranspirante tenha oportunidade de penetrar nas fibras e secar demais, o que dificulta posteriormente a remoção.

"As lavanderias possuem recursos profissionais que melhoraram muito o resultado devido ao uso de produtos e técnicas não disponíveis no mercado doméstico", recomenda Maria Ramos.

Seguir as instruções de uso presentes na embalagem do desodorante também contribui para diminuir a incidência das manchas. No geral, é preciso secar bem as axilas, espalhar o produto uniformemente, evitar o uso de uma quantidade excessiva, esperar as axilas secarem antes de vestir-se e nunca aplicar o produto diretamente na roupa. Para o aerosol, é preciso respeitar também à distância recomendada na embalagem na hora da aplicação.

Leia também sobre como lavar biquínis, maiôs e sungas.

Tags:

Comentários


  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    falou falou e não falou nada
    gente não tem coisa melhor do que vinagre e agua
    para tirar manchas de mofo bolor
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    eu posso dar a dica, coloque alcool nas partes afetadas, antes de colocar a roupa na agua, esfregue por uns minutinhos e voce vai ver que a mancha vai se desfazendo ante seus olhos, se estiver muito amarela, repita a operacao antes das proximas lavadas.
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    realmente... tenho que concordar com as meninas... explicou, mas nao resolveu o problema!!
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    É verdade, como acontece e por que acontece nós ja entendemos, mais e ai ?? como se tira essa mancha????
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    Como podemos tirar a mancha amarelada de desodorante do tecido???? Como??? Como??? .......
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    Falou, falou e não explicou o que fazer com a mancha amarelada de desodorante no tecido.
  • 7 de maio de 2012 às 00:00
    Caramba isso é o q se chama de propaganda enganosa!!!!!!!!!!! Pq coloca no titulo "Como tirar manchas de desodorante!" ??? Vcs tambem nao sabem é o que eu conclui
  • 10 de maio de 2012 às 00:00
    Uma dica para se as manchas estiverem amareladas, é colocar um pouco de sumo/suco de limão em cima delas. Coloque o sumo em cima da blusa seca e deixe algum tempo. Depois coloque de molho normalmente para lavar.
    Se a roupa for branca, deixe a roupa manchada de molho por uma hora em uma mistura de água, sabão em pó e uma tampa de álcool comum de cozinha. Isso deve deixar a roupa ainda mais branca.
    Ou pode também colocar um pouco de água oxigenada em cima da mancha e deixar por, mais ou menos, 20 minutos. Depois lave a roupa com água quente (se possível). Mas água oxigenada clareia a roupa, então não passe em roupas coloridas! não tira totalmente mas da um grande resultado.
  • 13 de maio de 2012 às 00:00
    Olá Bebel! Amei este site, pena que existam muitas pessoas que não costumam ler antes de perguntar ou até de algumas que não sabem ler, infiro isso por perceber que também não sabem escrever. Mas este nosso Brasilzão tem lugar pra todos nós. Obrigada pelo site e beijos
  • 15 de maio de 2012 às 00:00
    Manchas de desodorantes sai com sabotete, passa o sabonete deixa agir um pouco esfrega o local e proto.
  • 1 de junho de 2012 às 00:00
    Nossa verdade mesmo ..vcs não explicaram nada ainda bem q tem os comentários, fiz oque o Michael falou e resolveu..
  • 2 de junho de 2012 às 00:00
    Cade a Solução? 3 páginas de explicação e nada para nos ajudar a tirar, o que li é sobre o desodorante e como passar no braço..kkk Precisamos de explicações mais claras.
  • 6 de junho de 2012 às 00:00
    É estou a mais de meia hora tentando saber como posso tirar super bonder de uma jaqueta taktel e nada.
  • 25 de julho de 2012 às 00:00
    Antes de lavar a roupa, esfrego vinagre puro na camisa onde teve contato com o desodorante e deixo por meia hora antes de lavar com água e sabão de glicerina. Não fica nenhuma mancha e nem odor.
    Espero que eu tenha tirado dúvida.
  • 4 de outubro de 2012 às 00:00
    Concordo com a amiga site sem noção , eu quero sabber como tirar a mancha.
  • 4 de outubro de 2012 às 00:00
    É isso mesmo, só bla bla bla e não explica nada, site mais bobo
  • 21 de outubro de 2012 às 00:00
    Não resolveu nada, perda de tempo......
  • 10 de novembro de 2012 às 00:00
    E a camiseta azul escura com mancha branca de desodorante alguém pode me dizer como tiro??Como mancha isso eu já sabia kkkk preciso saber como tiro a mancha e isso o site não explica :(
  • 28 de dezembro de 2012 às 00:00
    e quando as manchas já estão esverdeadas, tentei de tudo, água oxigenada, vinagre, venish (este inclusive rasgou uma blusa que eu tinha) nunca mais.
    e então como retirar com sucesso? alguém sabe uma receita caseira de desodorante? às vezes nem mancha as roupas.
  • 7 de janeiro de 2013 às 00:00
    Infelizmente, o comentário deste site não me acrescentou em nada em relação ao que estava procurando, ou seja, solução para clarear as manchas das axilas das roupas.
    Por favor, atualizá-lo.
  • 10 de janeiro de 2013 às 00:00
    Olá, Lu,

    Você pode consultar o vídeo Dicas para lavar roupas brancas na TV BBEL, que tem orientações sobre manchas de desodorante em roupas. Esperamos que ajude.

    Beijocas estaladas
    Bebel Ferreira
  • 14 de fevereiro de 2013 às 00:00
    É realmente, muito eficiente e nada eficaz. Não resolveu meu problema pois a mancha é escura, não clara e só apareceu depois de usar desodorante antetranspirante.
  • 30 de março de 2013 às 00:00
    Use leite de magnesia ao inves de desodorante, não deixa cheiro nem mancha as roupas
    para tirar bolor use 2 colheres de bicarbonato de sódio para 1 litro de agua.
  • 2 de maio de 2013 às 00:00
    muita teoria, mas o que interessa é tirar a manchas, explicação que é bom nada.
  • 5 de novembro de 2013 às 00:00
    Pessoal, eu também havia tentado de tudo sem resultados. Então usei o sabão de côco em pedra, foi sensacional, tirou não só as manchas de desodorante como as manchas nos colarinhos das camisas do meu marido. Basta molhar as peças com água, passar o sabão nas manchas e esfregar um pouquinho antes de colocá-las na máquina para lavar. Outra dica, para tirar a cola super bonder das roupas basta usar uma pedra de gelo, após congelar a cola raspar delicadamente o local com uma faca. Beijos, e espero que ajude.
Ir para o topo