Máquina de lavar louça é prática ou não?

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Veja a opinião de consumidores e as explicações dos fabricantes

A máquina de lavar louça é um eletrodoméstico que divide opiniões quando o assunto é a sua praticidade e eficácia. Se você já buscou informações na internet ou consultou os amigos para decidir se adquire uma ou não, percebeu que quem tem aparelho em casa ou ama e usa diariamente, ou odeia e o deixa encostado.

A dona de casa Thereza Christina Rhormens, 53 anos, reclama que as lava-louças nem sempre deixam os pratos, copos e panelas limpos. "Eu achava que não precisava fazer nada além de colocar a louça na máquina, mas é preciso retirar os restos de alimentos e a gordura, senão um prato que estava com macarrão, por exemplo, sai engordurado da lavagem. Então, às vezes, você precisa passar uma água antes", afirma Thereza, que já teve mais de um modelo do eletrodoméstico. A necessidade de fazer uma pré-lavagem, seja passando água, deixando de molho ou retirando os resíduos com papel toalha é a principal reclamação de quem tem este tipo de aparelho.

Segundo os fabricantes, no entanto, a única exigência é que os resíduos sólidos sejam retirados. "A recomendação é retirar resíduos sólidos, assim como seria feito para a lavagem na pia. Isso evita que os resíduos dos alimentos fiquem parados nos dutos da lava-louça, bem como acontece com a tubulação da pia quando entope. Não há a necessidade de deixar a louça de molho ou passar papel toalha", argumenta Victor Dantas, gerente geral de serviços da Whirlpool, responsável pelas marcas Brastemp e Consul.

Fernanda Afonso, gerente de marketing da GE, também comenta que a pré-lavagem não é obrigatória. "Muitas pessoas ainda acreditam que para melhorar o desempenho da lava-louça é necessário realizar a pré-lavagem. Na verdade não é. O que deve-se fazer é apenar retirar os resíduos maiores de alimentos para evitar o entupimento dos tubos das máquinas. Além disso a pré-lavagem é utilizada bastante para manter a louça dentro da lava-louça antes de iniciar a lavagem. Por exemplo: após um almoço guarda-se a louça na lava-louça, que será ligada somente após o jantar, quando a capacidade estará cheia. Assim, para não manter louça suja em um local fechado, utiliza-se a pré-lavagem", comenta a representante da GE.

Na página a seguir veja a opinião de quem está satisfeito com o desempenho da máquina de lavar louças.

Ficou satisfeito?

O casal de servidores públicos Cláudia Santos e Manoel Amorin, 31 anos, adquiriu a primeira máquina de lavar louças em 2012 e estão satisfeitos com o desempenho do eletrodoméstico. Eles comentam que alguns preparativos precisam mesmo ser feitos antes de colocar a louça na máquina, mas nada que não seria feito antes de uma lavagem tradicional.

"Costumo colocar um pouco de água nos copos e xícaras antes de levar para a lava-louça. Percebi que, dependendo do líquido tomado, como vitaminas de frutas, os copos podem sair com resíduos se isso não for feito. Mas esse hábito de colocar um pouco de água nos copos e demais vasilhas temos até na casa de minha mãe, que não tem lava-louça. Para mim, quanto mais grudada a sujeira, mais difícil de sair durante a lavagem. E isso tanto faz se for para lavar a mão ou na lava-louça. O trabalho de organizar a louça na máquina é o mesmo de preparar as roupas para uma lavadora de roupa, afinal, tem que olhar os bolsos para ver se não tem objetos, virar a roupa pelo avesso, separar por cor e tipo de tecido. Mas todo mundo já acostumou a fazer isso e não reclama", observa Cláudia.

Para ela e o marido, o baixo desempenho da máquina pode ser reflexo da não realização das limpezas de manutenção. "O que percebemos com o tempo é que os pulverizadores de água vão entupindo por causa de resíduos na água e outros fatores, o que pode diminuir a eficiência da limpeza. Mas aí seguimos as instruções do manual, fazendo a limpeza com uma escovinha e água quente", destaca o casal.

Thereza Rhormens também menciona que a etapa de organizar a louça na máquina é fundamental para que o resultado seja o esperado. "Se você não distribuir os pratos direito e deixar um encostado no outro, por exemplo, as partes que ficaram juntas vão sair sujas da lavagem", explica. No entanto, o que muita gente reclama é que, no final de todas essas etapas de preparação, a máquina de lavar louça acaba não ajudando seus usuários a pouparem tanto tempo como era esperado.

Os modelos lançados mais recentemente contam com a função de lavar panelas, mas neste quesito, Cláudia e Thereza concordam que o desempenho precisa melhorar. Na página a seguir, entenda como este tipo de eletrodoméstico funciona.

Como é feita a lavagem na máquina

Enquanto na lavagem a mão o principal fator de limpeza é a combinação entre o detergente e o atrito da esponja nas superfícies sujas, na máquina de lavar louças isso é substituído pela força dos jatos e pela ação térmica da água quente. "A lava-louças possui um sistema de jato de água que age diretamente sobre a louça, exercendo uma ação mecânica, semelhante à das esponjas. Além disso, há ainda a ação térmica, por meio da água quente, e também a química, feita pelo detergente. É a associação destes três fatores que proporciona a limpeza da louça", esclarece Victor Dantas.

Fernanda Afonso menciona também que a lavagem na máquina de lavar louça proporciona ainda uma higienização mais eficaz. "O sabão utilizado nas lava-louças aliado aos jatos de água em alta temperatura tem o poder de limpeza tão eficaz quanto o da esponja e detergente, além de eliminar bactérias. A higienização pela lava-louças é muito eficiente uma vez que a lavagem a mão com esponja espalha mais a sujeira da louça do que lava. A temperatura da água pode chegar a 70° C, o que elimina germes e bactérias garantindo a total higienização", argumenta. 

Ela ainda defende que o uso da lava-louças significa economia de água. "Estima-se que uma lavagem a mão de meia hora gaste cerca de 240 litros de água. Na lava-louças, o consumo do ciclo intenso é de 19 litros no modelos com doze programas de lavagem", menciona Fernanda. 

Quanto ao gasto energético, que também é mencionado pelos consumidores insatisfeitos com o eletrodoméstico, os fabricantes comentam que as máquinas no mercado consomem em média 1 Kw/h. Aquelas com classificação A de acordo com o selo da Procel, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, têm consumo de energia entre 0.015 kw/h e 1.3 kw/h.

De acordo com estimativas de uso feitas pela Procel, uma máquina de lavar louça usada quarenta minutos por dia, todos os dias do mês, vai gerar um consumo mensal de 30,8 Kw/h. Isso é menos da metade do gasto de um chuveiro elétrico de 4500W que, se usado diariamente por 32 minutos vai consumir 72 KW/h, ou quase o mesmo que uma televisão LCD 42 polegadas ligada cinco horas por dia ao longo do mês.

Veja também como funciona cada tipo de máquina de lavar roupas.

Tags:

Comentários


  • 20 de julho de 2012 às 00:00
    Será que não li direito? Acho que faltou sobre a economia de água.
  • 21 de julho de 2012 às 00:00
    È a melhor coisa do mundo. Acaba a escravidão de lavar louça (geralmente da mulher). Economiza água e vc tem tempo para fazer outras coisas mais interessantes do que um serviço repetitivo. A louça sai limpa, sem cheiro, sem marca de dedos, sem precisar do uso de pano de louça, que na minha opnião por mais limpo que seja é fonte de contaminação. É só saber ler e usar conforme as instruções.
  • 21 de julho de 2012 às 00:00
    Meu sonho de consumo....
  • 21 de julho de 2012 às 00:00
    Essas máquinas só servem p/ ocupar espaço e gastar água e luz.
    O trabalho que se tem limpando a louça antes de colocar na máquina é mais fácil lavar. Fica melhor.
  • 22 de julho de 2012 às 00:00
    Eu adoro,e uso diariamente,minhas unhas agradece!
  • 22 de julho de 2012 às 00:00
    Deixa a louça limpa e higienizada. Facilita o nosso trabalho.
  • 31 de julho de 2012 às 00:00
    eu amo a minha lava loucas.
  • 1 de agosto de 2012 às 00:00
    Amo minha máquina. Ela só tem 16 (dezesseis) anos e funciona maravilhosamente bem. É Brastemp. Lava, seca. Fica tudo brilhando, sequinho, limpíssimo. Nenhuma gordura é preciso tirar e sai super totalmente. A água quentíssima tira tudo, esteriliza. Só aconselho adquirir com capacidade para 12 pessoas; a de 06 pessoas não é muito útil. Utilizo sempre o sabão indicado e o óleo secante também o indicado.
  • 13 de agosto de 2012 às 00:00
    Tenho e adoro!!! Minhas máquinas são os melhores objetos que tenho em casa!!!
  • 23 de agosto de 2012 às 00:00
    Tenho uma lava louça há 1ano da marca Brastemp, de 8 serviços, e adoro.
    Sai tudo limpinho e brilhante la de dentro.
  • 23 de agosto de 2012 às 00:00
    Nao consigo ficar sem a maquina de lavar .Ja tive no inicio pra 4 pessoas depois outras de mais pessoas hj nesse exato momento estou adquirindo uma pra 9 embora estamos só 2 em casa .Amo lava- louça!!!
  • 23 de agosto de 2012 às 00:00
    Eu tenho uma Electrolux grande. Na época de comprar realmente fiquei com medo de não usar. Confesso.... depois da máquina de lavar roupa ela é minha melhor amiga. é muito prático. Você só tira os restos de alimento do prato (o que faria se fosse lavar na pia, não é?) e coloca para lavar. A água quente tira a gordura e esteriliza tudo. Como a minha é grande, dá para colocar as panelas de inox junto. Uma maravilha! NÃO VIVO MAIS SEM!
  • 2 de janeiro de 2013 às 00:00
    Tenho máquina de lavar louça há mais de 20 anos e não fico sem. Ela ajuda muuuuito.Vale muito a pena
  • 19 de janeiro de 2013 às 00:00
    Uma quebra de paradigma. Foi feita pra facilitar a vida atual. Comprei e uso. Talvez nao todo dia, mas pelo menos quando sujamos mais pratos. Panelas realmente apenas em maquinas maiores, pois duas ou três ja ocupam um andar todo (a minha tem dois andares).
  • 4 de fevereiro de 2013 às 00:00
    ou professora:nayra eu nao sei sua tarefa de atualidades ?
  • 21 de fevereiro de 2013 às 00:00
    comprei uma brastemp 12 serviços é otima se solbese q era assim teria comprado antes
  • 23 de junho de 2013 às 00:00
    Aqui em casa a maquina de louça é fundamental para a nossa organização.Trabalho
    40 horas semanais, não temos mais funcionária.Todos conseguem se organizar e
    nunca fica louça suja na pia.Todos limpam ou tiram a louça da máquina.Assim como eu eu meus dois filhos adolescentes a tem como um recurso.Concordo que precisa ser aperfeiçoada,quanto a lavagem de panelas.
  • 29 de junho de 2013 às 00:00
    economiza tempo e deixa as louças super limpas adoooooro.
  • 29 de julho de 2013 às 00:00
    Adorooo! Ja tive 3!!!
  • 27 de setembro de 2013 às 00:00
    Olá, gostaria de pedir opinião de quem usa a lava-louças sobre que marca comprar. Somos só eu e meu namorido e não suportamos mais as brigas pra ver quem vai cuidar da louça! rsrs.. Me ajudem, please!!!
  • 13 de outubro de 2013 às 00:00
    Natália, aqui em casa também somos apenas em dois, mas, mesmo assim, optei por uma de 8 serviços (brastemp active) porque a diferença é muito pouca se comparado com a de 6 serviços.
    Basta acumular louças entre as refeições usando a função "aquaspray" que faz uma pré-lavagem sem sabão. Eles recomendam deixar por no máximo 24h as louças, mas como, durante a semana, só jantamos em casa, demoramos mais do que isso para completar a capacidade.
    Passei a adicionar uma tampinha de água sanitária antes de ligar o aquaspray e, assim, consigo acumular louças por até uns 3 dias.
  • 13 de outubro de 2013 às 00:00
    Elisabete Bello, você está muito enganada.
    Essas máquinas gastam menos água do que você lavando a mão. Quanto a energia elétrica, sai em média uns 10 reais por mês, o que não é grande coisa se comparado ao ganho de tempo diário.
    Penso que sua opinião é formada com base em velhos preconceitos. Adoro minha máquina de lavar, usamos para lavar praticamente toda a louça daqui de casa. Basta acumular de um dia para o outro e mandar ver.
Ir para o topo