Mitos e verdade sobre o uso do bicarbonato de sódio em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conheça a versatilidade do produto

Quase todo mundo tem bicarbonato de sódio em casa, mas poucas pessoas sabem tudo que é possível fazer com aquele pozinho branco de gosto estranho que, muitas vezes, fica esquecido no armário. Há quem o use para escovar os dentes, outros recorrem a ele devido às suas propriedades semelhantes às do fermento e há ainda quem não dispense o bicarbonato na hora da limpeza.

Na hora da faxina, o bicarbonato de sódio é um produto de limpeza natural, que não deixa resíduos irritantes ou prejudiciais à saúde. Depois de limpar a casa, não suja rios e outras fontes de água onde o esgoto é descartado. Consultamos o químico industrial Ubiracir Fernades, que nos esclareceu porque esta substância limpa algumas sujeiras sem poluir o meio ambiente.

Quando usamos o bicarbonato de sódio para tirar uma sujeira ácida, ela se transforma em um sal solúvel em água. Além do sal, outro subproduto da reação é o gás carbônico, que também é um resíduo não nocivo ao organismo humano nem ao meio ambiente.

Mas atenção, Ubiracir também alerta que a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, proíbe a manipulação de sustâncias químicas para preparação de produtos de limpeza, pois qualquer substância é perigosa e sua manipulação requer profissionais habilitados.

Nossas avós usavam o bicarbonato de sódio e pela prática do erro e acerto chegavam a determinadas conclusões nem sempre tão acertadas. Testamos algumas receitas difundidas pela sabedoria popular e listamos a seguir quais funções o bicarbonato realmente pode adquirir em cada cômodo de sua casa e quais são mitos.

Bicarbonato para higiene e saúde

Ajuda a clarear os dentes?

Verdade. Vale deixar um pote contendo bicarbonato no armário do banheiro, já que o produto é aliado também na higiene pessoal. Para deixar os dentes mais brancos, você pode colocar apenas uma pequena pitada de bicarbonato sobre o creme dental e escovar os dentes normalmente.

Combate aftas e cáries?

Verdade. Faça um bochecho com uma pitada da substância para meio copo de água. O bicarbonato neutraliza a acidez da boca que contribui para o aparecimento de aftas e cáries, mas o contato direto com o pó pode agravar as lesões.

Alivia azia e má digestão?

Verdade. Tome um copo de água misturado com uma colher de café de bicarbonato de sódio. Pessoas hipertensas, no entanto, precisam usar esta receita com cuidado, pois a mistura da solução de bicarbonato e água com os ácidos do estômago resulta na formação de sal. Além disso, causa gases inevitáveis.

O uso do bicarbonato na cozinha

Limpa utensílios impregnados com cheiro de café?

Verdade. Tanto cafeteiras como garrafas térmicas podem ser limpas usando quatro colheres de sopa de bicarbonato diluídas em dois litros de água fervente. Derrame a solução sobre os utensílios e, depois que esfriarem, enxágue bem.

Deixa as superfícies de aço inox mais brilhantes?

Verdade. Prepare uma pasta acrescentando álcool ao pó de bicarbonato de sódio até que a mistura fique com uma textura pastosa, porém dissolvida. Depois, derrame a pasta sobre a superfície e, com um pano macio, limpe suavemente acompanhando o acabamento (não limpe em círculos, pois pode marcar). Se preferir uma limpeza ainda mais suave, prepare uma solução contendo uma colher de sopa cheia de bicarbonato de sódio diluída em um copo de 200 ml de água. Com um pano umedecido na solução ou uma esponja macia, limpe superfícies de aço inoxidável e veja como brilham mais.

Utensílios feitos de inox podem ser limpos?

Verdade. Dissolva apenas uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água. Deixe os utensílios de molho por 30 minutos, depois enxágue normalmente e seque com um pano limpo para evitar manchas.

Desentope o cano da pia?

Verdade: Para desentupir o cano da pia, coloque duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do ralo e derrame água quente até que todo o pó escorra. Caso necessário, repita a operação.

Limpa o forno e o fogão?

Verdade: Para retirar as crostas de sujeira queimada do forno e do fogão, espalhe uma camada fina de pó de amoníaco em toda a superfície que precisa ser limpa e deixe agir por cerca de duas horas. Depois, passe um pano embebido em solução de água e bicarbonato (uma parte de bicarbonato para duas de água) e finalize passando um pano seco. O forno ou o fogão devem estar frios para a realização dessa limpeza.

Evita mancha deixada pela fervura de água?

Mito: A receita diz que, ao cozinhar ovos em uma panela de alumínio, deve ser adicionada uma colher de café de bicarbonato para evitar que o interior da panela fique escurecido. A receita ainda recomenda que, se o problema já tiver ocorrido, você deve ferver água com duas colheres de sopa de bicarbonato na panela manchada e depois usar a mesma água para umedecer a esponja com a qual se deve esfregar o interior da panela. O Site Bbel testou e não funcionou.

Evitar que micro-organismos se proliferem na esponja da cozinha?

Verdade, mas há um método melhor: deixe-a de molho em um pote (do tamanho de um pote de margarina) com água e duas colheres de sopa de bicarbonato. O ideal é guardar a esponja sempre limpa e seca.

Pode ser eficiente para limpar as velas dos filtros de barro?

Verdade, mas há um método melhor. Basta esfregar o pó sobre as velas e depois enxaguar bem. A limpeza neste caso é promovida pelo atrito entre a vela e o bicarbonato. Se você usar sal, que é mais granulado, a limpeza será mais eficiente.

Higieniza hortaliças?

Verdade. Limpe frutas e vegetais usando uma mistura de bicarbonato de sódio e água para remover a sujeira. Depois enxágue com água corrente.

Substitui fermento?

Verdade. No meio da sua receita de bolo você descobriu que o fermento acabou? Substitua fermento por bicarbonato usando um pouco mais do que a medida original da receita. O bicarbonato costuma realçar a cor dos bolos, especialmente os de chocolate.

Amolece sujeiras incrustadas de sua lata de lixo?

Verdade. Adicione quatro colheres de bicarbonato em cinco litros de água fervente. Deixe a lata de lixo de molho até a água esfriar, depois esfregue com uma escova apropriada. O mau cheiro também vai embora.

Uso do bicarbonato no banheiro e sala de estar

Limpar pia, bidê e vaso sanitário?

Verdade. Faça uma pasta concentrada de limão e bicarbonato, depois, com uma escova apropriada, esfregue a louça do banheiro para remover o limo acumulado.

Tira mofo?

Verdade. Polvilhe bicarbonato de sódio sobre um pano úmido e passe sobre as superfícies mofadas do banheiro. Faça isso logo que notar a presença do mofo, assim você evita manchas.

Serve como desodorizante de tapetes e carpetes?

Verdade. Basta polvilhá-los com o pó de bicarbonato, deixar agir por duas horas e usar um aspirador para retirar o pó que deverá ter absorvido os maus odores.

Tira mancha em carpetes e almofadas?

Mito. Segundo a receita, a dica é colocar uma colher de café de bicarbonato em meia xícara de álcool e aplicar a mistura sobre a mancha. Depois, pressionar um pano umedecido sobre a parte atingida para retirar vestígios da mistura. O Site Bbel testou e não funcionou.

Limpa pisos?

Verdade. Misture meia xícara de vinagre, três colheres de sopa de bicarbonato e 1 colher de amaciante (para aromatizar) em um balde com água. Essa medida é suficiente para limpar o piso de um apartamento médio, deixando-o desinfetado e cheiroso.

Resolve problema de mau cheiro nos ralos?

Verdade. Misture bicarbonato de sódio e vinagre em partes iguais e derrame a mistura sobre os ralos.

O uso do bicarbonato na lavanderia

Clareia tecidos amarelados?

Mito. A receita manda acrescentar em uma panela com cerca de 5 litros de água duas colheres de sopa cheias de sal e duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio. Depois de deixar a água ferver e mergulhar os tecidos brancos amarelados pelo tempo, a cor original retornaria. Site Bbel testou e não funcionou.

Tira manchas de ferrugem de tecidos?

Mito. De acordo com a receita, você deve espremer um limão e acrescentar ao caldo uma colher de café de bicarbonato. Em seguida, derramar a mistura pontualmente sobre a mancha, deixar agir por meia hora e prosseguir normalmente com a lavagem. Site Bbel testou e não funcionou.

Remove manchas amareladas de malha de lycra branca?

Mito. A dica sugere que a malha de lycra seja colocada de molho por uma hora em um balde de água contendo duas colheres de bicarbonato de sódio. Depois de enxaguada e deixada para secar à sombra, a peça estaria livre de manchas. Site Bbel testou e não funcionou.

Leia também 24 maneiras de usar o sal de cozinha na limpeza.

Tags:

Comentários


  • 17 de maio de 2011 às 00:00
    amei estas dicas , e um excelente ajuda dor para pessoas alérgicas que não podem fazer uso de produtos industrializados .
  • 6 de abril de 2013 às 00:00
    gostei muinto mas queria saber se quem tem problema renal pode fazer uso contino de
  • 27 de julho de 2013 às 00:00
    Um dos mais populares métodos caseiros para "clarear os dentes" é a mistura de bicarbonato de sódio em pó com a pasta de dentes ou mesmo a aplicação do produto diretamente na arcada dentária. Essa técnica, embora possa resultar em uma discreta mudança, não promove o clareamento efetivo dos dentes. Ao contrário, ela pode ser muito prejudicial à saúde bucal.
    Por isso, não usem na escovação.
  • 9 de dezembro de 2013 às 00:00
    Não usem bicarbonato para aftas pois fiz isso e queimei minha boca, fora que minha afta triplicou de tamanho. Recomendo a pomada Oncilom em orobase, é excelente!
Ir para o topo