Não acumule bagunça em sua casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Todos nós já escutamos a frase:  "Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje". Eu já escutei e você?  O corre-corre da vida moderna não é desculpa para deixarmos para depois o que poderíamos resolver no ato. É a danada da preguicinha, né?   O resultado é o acúmulo de tarefas e de coisas deixadas para trás, o que nos faz perder objetos ou esquecer compromissos.

Nós já sabemos o que devemos fazer, mas é sempre bom ler algumas dicas para avivar nossa memória. Me mande dicas pessoais suas, elas serão muito úteis para nós todas.

A grande vantagem de organizar-se é justamente aproveitar melhor o tempo. Por isso, enxugar os excessos da sua casa pode, dentre outras coisas, fazer com que sobre mais horas de lazer para você e sua família.

O acúmulo de bagunça e desordem, além de deixar um aspecto ruim, gera transtornos, como:

  • Perda de tempo ao procurar coisas importantes que se perderam no caos, ou na limpeza de sujeira que sairia facilmente se tivesse sido removida quando aconteceu.
  • A perda de oportunidades, por causa da perda de documentos e compromissos.
  • Gasto de mais dinheiro pagando multas de contas que se perderam na bagunça ou foram esquecidas.
  • A piora da circulação do ar, o que pode promover o aparecimento de mofo, ácaros e insetos causando alergias respiratórias e outras doenças.

Veja na próxima página, por onde começar a organizar a casa.

Por onde começar a organizar?

O primeiro passo é criar uma lista para todas as tarefas que estejam pendentes, desde as mais simples até as mais complexas. Depois, agrupe suas tarefas de acordo com os cômodos da casa. Além de facilitar a visualização dos problemas a serem resolvidos, também ajuda na hora de organizar.

Assim que listou todas as pendências, programe os dias e horários para resolvê-las. Não tente colocar mais tarefas do que é possível realizar em um único dia. A dica é separar 15 a 60 minutos por dia para dedicar-se aos processos de organização da bagunça.

Uma dica básica para a organização de estantes e gavetas é sempre retirar todos os itens desorganizados, separando em pilhas de acordo com o que tenha de ser feito. Jogue fora o que não tiver mais utilidade, arquive os documentos de importância, deixe as contas em local de fácil visualização, para não perder a data do vencimento.

Para organizar guarda-roupas, primeiro doe o que não for usar mais. Já as roupas guardadas há muito tempo, é sempre bom lavar e passar antes de guardá-las. Seja paciente na realização dessas tarefas, pois dependendo da desordem podem ser necessários vários dias para organizar tudo. Então, vá fazendo aos poucos e ininterruptamente.

Dicas para não deixar a bagunça acumular

Evite guardar caixas, sacolas, potes vazios, eletrodomésticos estragados, revistas e jornais velhos. Embora muitos pensem que essas coisas poderão ser úteis um dia, a verdade é que a maioria delas ficará por anos ocupando espaço sem ser utilizada.

Veja dicas para não deixar a bagunça acumular:

  • Desprenda-se do desnecessário. Para não estocar coisas inúteis, avalie bem o que deve ser guardado e jogue fora o que não vai servir para nada.
  • Se tiver muita dificuldade em jogar as coisas fora, crie uma espécie de arquivo morto, um local para colocar itens que dificilmente serão usados. Se não utilizá-los no prazo de um ano, não pense duas vezes para livrar-se deles.
  • Adquira objetos organizadores para pôr fim à bagunça de papéis e roupas espalhados por você quando chega em casa. Para os papéis existem bandejas ou pastas que podem ser etiquetadas. Você também pode organizá-los digitalmente se tiver scanner em casa.
  • Reserve um mancebo para apoiar chapéus, bolsas e casacos.
  • Procure manter ordem nos itens que serão estocados em gavetas. Lembre-se que elas não são lixeiras.
  • Reserve um espaço para a correspondência e revistas.
  • Um móvel pequeno com gaveta para as chaves ajuda a eliminar a bagunça.
  • Quando estiver na cozinha, à medida que usar as louças, lave, seque e vá colocando no lugar. Assim, quando usar um copo para tomar água, lave-o e guarde. Oriente todos os que moram em sua casa a fazer o mesmo.

A organização da sua casa reflete em outros aspectos da sua vida. Deixar tudo em ordem pode aumentar sua produtividade e fazer com que sobre mais tempo para você se divertir e relaxar.

Crie uma rotina de organização de acordo com suas características pessoais. O software "Organize-se com Bbel"  irá auxiliar a determinar e agendar suas tarefas domésticas diárias.

Continue lendo sobre como organizar a sua rotina.

Tags:

Comentários


  • 17 de abril de 2010 às 00:00
    Adorei a informação.
  • 28 de abril de 2010 às 00:00
    dicas maravilhosa , eu estava com dificuldades de algumas coisas que estavão guardadas mas agora eu encontrei os devidos lugare ,obrigada pelas docas bjooos
  • 28 de abril de 2010 às 00:00
    Sou tão ou mais organizada... Tenho pastas para cada conta: celular, energia, condomínio, cartões de crédito, etc. Em janeiro, saio em busca de declarações comprovando a quitação de débitos referentes ao ano anterior, o que me permite expurgar toda a papelada que arquivei. Bjos.
  • 29 de abril de 2010 às 00:00
    adorei a dica...agora vai sobrar mais tempo para ler um bom livro...obrigada!!!!!
  • 29 de abril de 2010 às 00:00
    Eu ja estou começando organizar as minhas bagunças,mas com esta dica ficou muito melhor para mim .Achei otimo Parabéns Abraços
  • 29 de abril de 2010 às 00:00
    Adorei!! Estava precisando mesmo de umas orientações.
    Acho que será necessário mais de 1 dia mesmo pra arrumar minha pequena bagunça.
    Um abraço a todos e obrigada.
  • 29 de abril de 2010 às 00:00
    Ameiiiii!!! Colocarei as dicas em prática hoje mesmo. Por mais que sejamos organizadas é sempre bom ficarmos informadas de algo novo e as vezes mais fácil do que já usamos.
    Patricia
  • 5 de maio de 2010 às 00:00
    Muito bom ,todas as reportagens maravilhosas,beijos.
  • 10 de maio de 2010 às 00:00
    Amei as dicas de vocês, achei este blog por vontade de Deus pois estava pesquisando sobre saia godê e FELIZMENTE achei vcs.Gostei muito destas dicas pois sou um pouco desorganizada mas com a ajuda de Deus tenho me esforçado muito, continue nos ajudando , bjs fiquem com Deus.
  • 24 de maio de 2010 às 00:00
    adorei as dicas.alias,esse site é tudo de bom!
  • 28 de maio de 2010 às 00:00
    Bbel, SOCORRO!!!! Pense numa pessoa desorganizada e que (pasme!) odeia desorganização e bagunça; multiplique por 100= essa sou eu!
    Vi no fantástico uma reportagem sobre novas profissões alternativas ( ou qualquer coisa assim!) que falava de pessoas que são contratadas para organização da casa e babei ao ver os "milagres" que essas pessoas conseguem fazer!
    Em um dos casos, o contratante gostou tanto do "milagre" da contratada, que até casou-se com ela! Sua casa antes bagunçada, ficou linda! Trabalho em regime de plantões noturnos em Hospital e tenho muito pouco tempo prá me organizar. Gosto de arrumar minha casa, mas sempre que preciso de alguma coisa, nunca sei onde está! Existe algum curso? Socorro!!!
  • 31 de maio de 2010 às 00:00
    adorei as dicas, vou adotá-las em casa.
    beijos
  • 1 de agosto de 2010 às 00:00
    bbel, vc é a salvadora da minha pátria !!!!!!!!!!!!!!!!!

    não vivo mais sem seu site e suas dicas
  • 3 de agosto de 2010 às 00:00
    Querida Soraia

    Fico feliz com suas palavras. Me dedico a este site justamente para ajudar mulheres que são donas de casa ou que tenham dupla jornada de trabalho.
    Veja nosso artigo Um personagem, muitos papeis .

    Abraços
    Bbel
  • 20 de janeiro de 2011 às 00:00
    PRECISO DE AJUDA SOU MUITO BAGUNÇEIRA
  • 27 de abril de 2011 às 00:00
    Olá Bbel.Amei seu site.Encontra-lo foi um achado essencial para minha vida.Pedi ao meu esposo de presente o seu material que esta a venda sobre organizaçao,mas só esta disponível no windows?Nao tem nada para a plataforma Mac?Para ipad?Aguardo....
  • 7 de maio de 2011 às 00:00
    Como faço para que meu filho de 20 anos matenha a casa arrumada e organiza, trabalho durante semana fora e sò estou em casa os fins de semana, e passo todo fim de semana a arrumar e limpar tudo, ja fiz quase de tudo para ele podesse almenos manter a limpesa e a organizaçao, mas esta sendo dificil, gostaria de uma dica..obrigado.
  • 13 de setembro de 2011 às 00:00
    por favor me ajude minha filha de 2 anos tira tudo do guarda roupa nao consigo deixar a casa organizada de jeito nenhum!socorro
  • 19 de dezembro de 2011 às 00:00
    Sou cabeleireira,trabalho muito, e confesso não sei arrumar casa fico perdida não sei como começar a ardua tarefa trabalho de casa me ajude, o natal esta as portas e eu estou a beira do panico total ...SOCORRO!!!!!
  • 14 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Parabéns, Bbel, adorei, super importante seu site! Tenho severa desorganização e não comprimento de rotinas e isso é devido ao meu quadro que prefiro não comentar e me senti animada com as informações e gostaria de obter mais, por exemplo, sobre como cumprir rotinas/elaborar.

    Agradeço
    Maria Regina
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    BBel Parabéns!
    Sou bastante organizada, mas confesso que aprendi muito com voce. Algumas dicas melhoraram bastante minha arrumação, mas como nada é perfeito...
    confesso que com papéis, sou uma negação. Tenho todas as contas, correspondências de bancos, doctos. importantes- tenho tudo guardado-só que quando preciso, nunca acho-é um verdadeiro alvoroço! Fica a dica para mais uma matéria.
    Obrigada

  • 20 de maio de 2012 às 00:00
    BBel adorei seu blog!
    vou visitá-lo sempre para aprender a ser mais organizada!
    Obrigada! Lena.
  • 27 de junho de 2012 às 00:00
    Olá bom dia!
    Tenho um filho de 18 anos,que alem de porquinho é muito desorganizado.
    Ele consegue desorganizar toda minha casa,antes de sair para trabalhar.Estou enloquecendo pq além de trabalhar tb fora sofro muito em ter que arrumar tudo que ele faz.Me ajudem.
  • 19 de julho de 2012 às 00:00
    Tenho muitas bugiganga, coisas que passa o ano inteiro sem uso, coisas que posso doar, coisas que posso jogar fora e não faço. Não consigo me livrar,porem sempre limpo e arrumo minha casa na medida do possivel, são tantos papeis e outras coisas, tenho um quarto de despejo,mas não resolve muito. Me de umas dicas e como resolver:enfim uma solução definitiva.Obrigada!
  • 26 de julho de 2012 às 00:00
    quinta-feira, 26 de julho de 2012 16:49

    BBel adorei suas dicas,
    vou visitá-lo sempre que puder para aprender a ser mais organizada!
    Obrigada! Aninha.
  • 24 de outubro de 2012 às 00:00
    Minha casa é uma bagunça tenho muita coisa que não preciso mas tenho dó de jogar fora queria uma ajuda uma orientação

    Obrigado
  • 30 de maio de 2013 às 00:00
    ola pessoal tenho 22 anos meu marido tem 45 anos eu sou nada organizada ele briga muito comigo não tenho pratica em nada ele ta ate falando de larga queria muito mudar minha mae trabalhava muito e teve tempo pra me ensinar presço
    muito de dicas me ajundem meu casamento esta acadando estou muito mal
Ir para o topo