O que fazer em casa após uma enchente

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Confira alguns cuidados essenciais após sofrer com uma enchente

Passar por uma enchente não é nada fácil e requer muitos cuidados. O que fazer com os eletrodomésticos, como limpar a casa, quais móveis e objetos devem ser descartados e quais salvar?

O que fazer em casa após a enchente

Enchente

Felipe Guerra

A água da enchente pode trazer agentes infecciosos, como os causadores da leptospirose e hepatite, que podem ser fatais. Portanto, não se apegue aos prejuízos materiais, o primordial após a enchente é zelar pela saúde de todos. Confira as dicas de especialistas para limpeza e descarte de móveis e objetos.

1. Após a enchente analise cuidadosamente se não houve algum dano estrutural no imóvel. Bombeiros, agentes da defesa civil, engenheiros ou arquitetos podem ajudar na inspeção.

2 . Com a estrutura ok, antes de começar a limpeza e descarte, desligue a energia no quadro de luz.

3. Utilize vassouras, panos, rodos, esponjas e escovas somente para essa limpeza, após o uso, todos os materiais deverão ser descartados, pois podem estar contaminados.

4. A limpeza deve ser feita com muita cautela. Utilize luvas de borracha, botas tipo galocha, calças plásticas e óculos de proteção, principalmente para limpar o quadro de luz ou partes elétricas.

Alimentos

Felipe Guerra

5. Não ingira ou tente resgatar alimentos afetados pela enchente, descarte-os imediatamente.

6. Latas e vidros, industrialmente envasados e ainda lacrados, podem ser recuperados, desde que seguidos os passos: retire os rótulos ou adesivos e deixe as embalagens por 15 minutos em uma solução de água limpa (balde de 5 litros) com 50 ml de cloro.


7. Pisos e paredes devem ser limpos com a mesma solução de água e água sanitária (cloro), porém com maior proporção de cloro, pois elimina as bactérias. Não deixe de passar a solução, mesmo nas paredes pintadas.

8. Eletrodomésticos: primeiro verifique se está funcionando, em seguida comece a limpeza. As frestas e interiores devem ser limpos também com cloro, de preferência com uma escova comum ou até uma escova de dente, de forma rigorosa.

9. É possível recuperar alguns móveis, desde que não sejam absorventes, como colchões, travesseiros, almofadas e sofás. Esses itens infelizmente devem ser descartados. Vale a regrinha de saúde em primeiro lugar.

10. Lave todas as roupas com água fervente antes de utilizá-las novamente.

11. Se a caixa d´água foi atingida, retire toda água que estava dentro, em seguida coloque 1 litro de água sanitária para cada litro de água e deixe encher novamente. Após 30 minutos ligue todas as torneiras e chuveiros de casa para que a solução entre na tubulação e deixe correr por 5 minutos. Esvazie a caixa e deixe que encha normalmente.

12. Confira se os papéis ainda estão legíveis, deixe-os secando por um bom tempo e descarte o que não tiver mais jeito.

Atenção: se você mora em uma área de risco, ao primeiro sinal de chuva forte, deixe os eletrodomésticos, caixas e pastas com documentos importantes ou itens de valor sentimental o mais alto possível.

Veja como desentupir ralos.

Fontes: Allan Comploier - engenheiro e diretor da Master House Manutenções e Reformas, e Ayrton Nobre, coronel do Corpo de Bombeiros.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo