O que usar para deixar a roupa mais fácil de passar

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Passar a roupa é a etapa mais delicada no cuidado com as peças

Embora seja prática comum, borrifar amaciante ou uma solução de água e amaciante nas roupas para que o ferro de passar deslize mais facilmente não é uma boa ideia e pode manchar os tecidos. Maria Ramos Soares, coordenadora técnica da Anel, Associação Nacional das Lavanderias, explica que se você anda encontrando manchas de aspecto oleoso em suas peças na hora de vesti-las, isso é o resultado do uso do amaciante na hora de passar a roupa.

Amaciante pode manchar as roupas

"São manchas com aspecto oleoso ou esbranquiçado, azuladas ou outras cores em função dos corantes utilizados na formulação do amaciante", afirma Maria Ramos Soares. Soluções caseiras com álcool também não são indicadas pelos profissionais do ramo de cuidado com as roupas. "Álcool também não pode ser usado para umedecer as roupas na hora de passar porque é maléfico para as fibras, principalmente para seda e acetado, e também retira o corante do tecido, provocando o desbotamento", observa Paulo Ricardo, gerente operacional da rede de lavanderias Prima Clean.

Rejane Nascimento, gerente de treinamento do Grupo 5àsec, esclarece que qualquer produto aplicado na roupa seca para passar pode causar manchas, inclusive em peças claras, que podem ficar amareladas. Por isso é preciso verificar a etiqueta da roupa e identificar qual tipo de produto é compatível com aquela fibra. Na página a seguir, saiba como deixar a roupa mais fácil de passar sem correr riscos de perder a peça.

Controle a umidade

Os especialistas em cuidados com as roupas indicam que a melhor opção para deixar as roupas mais fáceis de passar é borrifar apenas água nas peças. "Na hora de passar o ideal é que a roupa seja umedecida com água, seja borrifada ou aplicada pelo vapor do ferro, que facilita o alisamento dos tecidos, especialmente de fibras naturais como o algodão e o linho que tendem a ter uma memória das rugas mais intensa, dificultando a qualidade do serviço", comenta Maria Ramos Soares.

Praticamente todos os tecidos podem ser umedecidos com água na hora de passar, mas alguns deles, como a viscose e similares são naturalmente fáceis de passar e não precisam de umidade. "A maior parte dos tecidos não apresentam problemas ao serem umedecidos. Entretanto, a viscose, o rayon e outras fibras dessa família perdem resistência quando úmidas. Somado a pressão e calor do ferro há um risco, mas normalmente esses tecidos são fáceis de passar e por isso não necessitam ser umedecidos para serem alisados", completa Maria Ramos Soares.

Os produtos químicos comercializados com a promessa de deixar a roupa mais fácil de passar também podem ser usados, pois, ao contrário dos amaciantes, eles não costumam possuir em sua fórmula nenhum tipo de corante. Mesmo assim, o ideal é observar se eles também estão livres de álcool em sua composição. Na próxima página, veja como erros na hora de lavar e secar as peças dificultam o processo de passar a roupa.

As etapas anteriores

Para conseguir um melhor resultado ao passar a roupa, é preciso tomar alguns cuidados nas etapas anteriores, ao lavar e colocar as peças para secar. Paulo Ricardo comenta que se os tecidos estão muito difíceis de serem alisados, pode ser um sinal de que não receberam a quantidade correta de amaciante na lavagem. "O amaciante realinha e desembaraça as fibras e por isso na hora de passar o ferro desliza mais rápido. Usar sabão com amaciante, por exemplo, não resolve, é preciso aplicar o amaciante na quantidade certa e na hora certa, depois do enxague do sabão", adverte.

A outra causa é deixar as roupas secarem demais. "A dica para não haver necessidade de utilizar água ou borrifar produtos específicos é não deixar os tecidos ressecarem devido à secagem excessiva, que endurece as fibras e remove sua umidade natural", ensina Maria Ramos Soares.

Paulo Ricardo destaca que alguns tecidos, com o algodão e o poliéster, não ficam sem marcas apenas com uma passada e por isso as roupas feitas com estes tipos de tecidos necessitam duas passadas. "Tecidos de algodão ficam realmente mais passados quando são umedecidos", menciona.

Veja também passo a passo como passar uma camisa.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo