Panelas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Quais devemos usar?

Na hora de comprar um jogo de panelas, somos seduzidos principalmente pelo preço, cores e pelo design. Entretanto, para quem adora cozinhar e leva isso a sério, a funcionalidade das panelas é o mais importante. De que adianta aquela linda panela com motivos florais que, na hora de cozinhar, queima o arroz no fundo e o deixa mal cozido por cima? De que adianta aquela linda panela com motivos florais que na hora de cozinhar não distribui o calor de forma uniforme, o que faz com que o arroz ao fundo queime enquanto o que está mais próximo à superfície fique mal cozido?

Conhecendo melhor os materiais das panelas

Primeiramente, é preciso conhecer o material do qual são feitas as panelas que você procura para sua casa.

Panelas de cobre

O cobre é o melhor condutor de calor. Quanto mais o material é capaz de conduzir calor, mais homogêneo é o cozimento dos alimentos. Então, as panelas de cobre são as melhores para sua casa?

Cobre, alumínio e ferro, em menor grau, o ferro, são metais reativos. Isso significa que se desprendem e reagem com alguns tipos de alimentos, principalmente os ácidos, alterando a cor e o sabor deles. Além disso, o cobre é um material propenso a descolorir e arranhar facilmente. Ter uma tigela de cobre é recomendado se você faz bolos com freqüência, pois esse  material é ótimopara deixar as claras em neve no ponto ideal.

O alumínio é um bom condutor de calor a princípio, mas, é também um metal reativo, que pode se desprender em quantidades indesejáveis que irão ser absorvidos em nosso organismo. Também é um metal que se desgasta com o uso. Sua grande vantagem é mesmo seu baixo custo. Existem panelas de alumínio anodizadas, ou seja, quimicamente tratadas para prevenir a reatividade típica desses metais. Se, para sua casa, você optar por panelas de alumínio, escolha aquelas que possuem essa proteção.

Panelas de ferro

O ferro fundido também é um excelente condutor de calor, e não é caro. Entretanto, tem suas desvantagens: essas panelas enferrujam, arranham com facilidade e reagem com alguns alimentos. Se optar por adquirir panelas de ferro fundido, é imprescindível que você tente criar uma camada protetora antes do uso, isso porque essas panelas costumam deixar que a comida grude nas paredes da panela. Ao adquiri-las, cubra toda a superfície da panela, por dentro e por fora, com óleo e leve-a ao forno para selar a gordura. Isso vai evitar que elas enferrujem ou liberem quantidade excessiva de ferro na comida. Repita o processo periodicamente. As panelas de ferro são boas para o preparo de arroz.

As panelas esmaltadas são panelas de ferro fundido com uma camada de esmalte que ameniza suas desvantagens, enquanto mantém sua excepcional capacidade de cozinhar. Para preparar bifes acebolados e bem douradinhos, o melhor é ter uma frigideira feita de ferro esmaltado. Uma panela com boa condução de calor, responde mais rápido ao aumento ou à baixa da temperatura, portanto permite maior controle do nível do fogo e seus resultados.  Este atributo é muito importante na hora de fritar e dourar os alimentos.

As panelas de teflon ajudam a reduzir a quantidade de gordura adicionada aos pratos, porém, não são recomendadas para o preparo de molhos, nem para dourar. As mais leves são muito sensíveis às mudanças no nível da chama e podem queimar os alimentos em questão de segundos.  Para pratos mais elaborados da culinária é melhor usar outros tipos de panelas. Use talheres de plástico, silicone ou madeira nessas panelas.

Panelas de vidro

As panelas de vidro são muito bonitas e permitem que vejamos os alimentos sendo preparados, porém são difíceis de lavar e os alimentos costumam grudar. São recomendadas apenas para o preparo de molhos ou guardar comida e no preparo de molhos. Escolha panelas com tampas de vidro se você não abre mão da beleza de acompanhar o cozimento de seus pratos.

Panelas de aço

Finalmente, o aço inoxidável é o meio termo em matéria de preço e condução de calor. É material durável, fácil de limpar e não reativo. Há panelas que, para aumentar a condução de calor do aço inoxidável, têm adicionada uma camada de alumínio entre a parte externa e interna da panela. É uma ótima escolha para dourar carnes, peixes e aves. Essas panelas são recomendadas no uso geral de casa por não desprenderem metais na comida e serem bastante resistentes, sendo um bom investimento.

Deu para perceber que um jogo de panelas apenas não é suficiente, não é mesmo? O segredo na hora de escolher é casar praticidade com o tipo de culinária de sua preferência.

Deu para perceber que um jogo de panelas apenas não é suficiente, não é mesmo? O segredo na hora de escolher é casar praticidade com o tipo de culinária de sua preferência. Conheça também os benefícios das panelas elétricas.

Tags:

Comentários


  • 17 de março de 2010 às 00:00
    E as panelas esmaltadas?
    Algum comentário sobre elas?
  • 18 de março de 2010 às 00:00
    afinal quais panelas ,qtas saõ suficientes e custo beneficio qual vc indica?
    obgada e parabens pelo site sou sua fã...
  • 27 de março de 2010 às 00:00
    Querida Bebel, Adoro cozinhar, e não abro mão das minhas panelas de ferro fundido, que a maioria são centenárias, (herança de família), mais as que adquiri "novas", uso a mesma tática que você mencionou, porém tenho sempre o cuidado de quando limpas para guardar, mantenho-as untadas levemente por dentro com óleo, pois isso evita a ferrugem.
  • 15 de agosto de 2010 às 00:00
    Comprei um jogo de panelas de inox,paguei caro, mas detestei,logo ficaram feias manchadas ,a comida não fica legal, gosto mesmo das minhas de tefal, comprei umas com 3 camadas, muito boa, até a forma retangular é otima os assados ficam com um sabor otimo, diferente das formas de aluminio .Um abraço, comprei na camicado.
  • 25 de outubro de 2010 às 00:00
    Queria saber de vcs, como faço limpeza de panela inox, pois falam que não pode passar bombril. Desde ja agradeço
  • 10 de novembro de 2010 às 00:00
    Boa Noite!!!!!!!!!

    As minhas panelas são inox,como eu faço para limpar a assadeira quando amarela
    por motivo do fogo que pega na lateral?
    Beijuuuuuuuuuuuuuuuu
  • 16 de março de 2011 às 00:00
    GOSTARIA DE SABER COMO LAVAR E TIRAR MANCHAS DE GORDURA DA PANELA DE INOX
  • 8 de agosto de 2011 às 00:00
    GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR MARCA DE PANELAS INOX PARA USAR EM TERMOS DE QUALIDADE , POIS QUERO COMPRAR A MELHOR. OBRIGADA
  • 17 de setembro de 2011 às 00:00
    Gostaria de saber como tirar manchas de gordura das panelas inox.obg
  • 8 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Gostaria de saber como lavar uma panela inox? Que materiais usar na hora da limpeza? Como deixa-las brilhando novamente? E como tirar manchas de queimado interna e externa?
  • 8 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Gostaria de saber como lavar uma panela inox? Que materiais usar na hora da limpeza? Como deixa-las brilhando novamente? E como tirar manchas de queimado interna e externa?
  • 3 de outubro de 2012 às 00:00
    Também queria saber como retornar o brilho das panelas de inox.
  • 6 de maio de 2013 às 00:00
    Justamente as panelas esmaltadas que não está na lista deste post são as melhores.
    Não liberam metais pesados (cadmio do inox, aluminio, ferro, azinhavre do cobre,
    teflon, entre outros. O esmalte é fundido a quase mil graus, não é poroso, não retém alimento,
    é fácil de lavar, super higiênico, muito bonito e quando tem a base de aço carbono revestido com mais de duas camadas de esmaltado, dura a vida toda.
    São caros, mas gasta-se apenas uma vez na vida por um jogo completo de cozinha.
    Nossas avós já usavam, mas nós que somos muito inteligentes e gostamos de tecnologia
    preferimos mudar para todos esses materiais e nos envenenamos.
Ir para o topo