Prateleiras para organizar a despensa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Veja como guardar os produtos fechados, de modo a não amontoá-los e facilitar a visualização

Encontrar todos os ingredientes na hora de preparar um prato nem sempre é simples, mas com a organização da despensa essa tarefa se torna muito fácil. Deixar os produtos dispostos em prateleiras facilita a visualização da quantidade disponível, além de ser uma boa alternativa para não perder os alimentos por data de validade vencida. Caso não haja armários suficientes na cozinha para comportar todos os mantimentos, prateleiras na área de serviço ou em outro lugar seco e ao abrigo do sol podem ser uma boa alternativa.

A home organizer Natália dos Santos recomenda deixar nas prateleiras da despensa apenas os produtos que ainda estão fechados e manter na cozinha aqueles que já foram abertos. "Sempre que o pacote do alimento for aberto, é importante se certificar que ele será novamente vedado para evitar a contaminação ou até mesmo a deterioração", orienta Natália. Para facilitar a organização deste espaço pode-se colocar etiquetas nas prateleiras e seguir a ordem da lista de compras.

O prazo de validade deve ser checado sempre antes de usar os alimentos e, para facilitar a visualização dele, a dica é dispor os produtos em fileira nas prateleiras. Os alimentos recém-comprados devem ir sempre para o fim da fila, assim, os posicionados à frente vão apresentar vencimento mais próximo. Os mais organizados podem ir marcando em sua lista de itens comprados cada quantidade que for sendo retirada da despensa, o que facilita muito na hora de montar a próxima lista de compras.

Carla da Silva, também home organizer, comenta que o hábito de anotar as retiradas da lista de compras facilita o acompanhamento dos produtos que estão faltando ou próximos do fim. "Se a despensa estiver bem organizada é fácil saber o que está faltando. Basta uma rápida olhada nas prateleiras e na lista para saber o que precisa ser comprado", explica Carla.

Veja na próxima página como os funcionários domésticos podem ajudar na organização das prateleiras.

Conte com ajuda de funcionários domésticos

As organizers sugerem que uma nova compra seja feita a cada mês, mas isso varia de família para família. "Tem pessoas que preferem ir ao supermercado toda semana e outros que escolhem o começo do mês para abastecer a despensa. Tudo pode ser adaptado ao cotidiano das famílias", comenta Natália. As famílias que dispõem de empregadas para auxiliar nas tarefas do cotidiano devem orientá-las para sempre anotar aqueles produtos que terminaram ou que estão próximos de terminar. "Dessa forma fica mais fácil de controlar e evitar excessos ou até mesmo a falta de determinados produtos", orienta Carla.

Todos os membros da família e os empregados que trabalham para ela devem ser acostumados a sempre sinalizar quando algum item está no fim ou já terminou. Dessa forma, quando a família for ao supermercado para fazer as compras, fica mais fácil dosar o que comprar em mais quantidade e o que comprar em quantia menor ou até mesmo o que nem comprar. Vale cobrar esse exercício de todos que frequentam a residência para evitar surpresas ao preparar aquele bolo de chocolate, por exemplo, e descobrir que o leite condensado e o chocolate em pó viraram brigadeiro na semana passada e ninguém repôs ou avisou.

A tarefa de organizar ficará bem mais fácil para as famílias que possuem empregadas que auxiliam na organização e limpeza da casa. Natália lembra que é importante frisar e explicar sobre o uso de alguns tipos de produtos, como os que devem ser utilizados apenas em determinadas situações. Isso vale para aquele alvejante seguro para roupas delicadas ou para aquele sabão de qualidade inferior que deve ser usado apenas para lavar as calçadas.

Veja na próxima página dicas para armazenar produtos secos.

Dicas para armazenar produtos secos e molhados

Carla sugere a divisão das compras em produtos com forma de armazenamento semelhante. Esse é o caso das latas de conservas, como o milho e a ervilha, leite condensado, creme de leite e demais alimentos vendidos em recipientes de alumínio. Os chás de saquinho podem ficar na mesma embalagem ou em caixas próprias, com divisórias, para armazenamento de diferentes sabores. Natália menciona que para os alimentos comprados a granel, o ideal é retirá-los dos pacotes plásticos e armazená-los em potes de vidro hermético.

Alimentos como a cebola e o alho devem ser colocados em recipientes abertos, pois ao mantê-los em pacotes ou potes fechados podem ter a sua deterioração acelerada. Carla orienta queas latas devem ser empilhadas separadamente e sempre atentando para colocar os alimentos com data de validade mais próximas do vencimento ao alcance das mãos. Para preservar o sabor e o aroma das especiarias, Natália sugere colocá-las em potes tampados. "Além de ficar visualmente mais bonito, armazenar em potes fechados ajuda a preservar as características sensoriais das especiarias", explica a home organizer.

Segundo as organizers, grãos, farinhas, macarrão, achocolatado, bolachas, salgadinhos e guloseimas também devem ser colocados em potes de vidro para facilitar a visualização e manter mais organizadas as prateleiras. "Além de conservar melhor os produtos, manter os alimentos em potes de vidro pode ser uma alternativa mais charmosa para decorar a cozinha, por exemplo", lembra Carla.

Continue lendo saber como manter a sua geladeira organizada.

Tags:

Comentários


  • 2 de agosto de 2015 às 00:00
    nao consegui ver a lista de compras, o assunto me ajudou bastante
Ir para o topo