Qual a melhor tábua de corte para cozinha?

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Vamos falar sobre tábuas de corte? São utensílios fundamentais na cozinha e podem ser de madeira, plástico ou vidro, mas por serem utilizadas com frequência podem servir como ponte de transmissão de microrganismos. Então, qual a melhor para cozinha?

Tábua para corte

Shutterstock / Ilya Oreshkov

A placa de corte melhor deveria ter algumas características:

  • Facilidade de limpeza;
  • Facilidade de desinfecção;
  • Facilidade de corte (não acabando com o corte da faca);
  • Fácil manuseio sem escorregar fácil;
  • Durável;

Prós e contras de cada tipo de tábua

Madeira

Tábua de madeira

Shutterstock / Simone Andress

Possui facilidade de corte, não escorrega, durável e baixo custo, mas é de difícil limpeza e desinfecção, por isso são as mais perigosas para a saúde. Por ser constituída a partir de um ser vivo, mais especificamente, uma árvore, é formada por células e apresenta na superfície microcavidades. Quando os alimentos são colocados na tábua de madeira, diferentes resíduos e bactérias são depositados nesses vãos.

ASPAS "Durante esse processo, conhecido como capilarização, muitos microrganismos entram nessas pequenas cavidades, de onde é impossível retirá-los, pois eles se alojam na madeira como se fossem verdadeiros moradores" Dr. Bactéria.

Ou seja, os processos convencionais de desinfecção (água sanitária ou água fervente) não têm efeito adequado para a higienização das tábuas de madeira e o problema não para por aí.

Dentro da madeira, os microorganismos encontram temperatura e umidade ideais para crescer e se reproduzir, dando início à
formação de colônias. Uma vez instalados na madeira, os microorganismos e bactérias, dentre elas a salmonella (grupo bacteriano encontrado geralmente em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e leite) podem contaminar os alimentos que passam pela tábua.

Tábua de plástico

Tábuas coloridas

Shutterstock / ppl

As vantagens desse tipo de tábua são facilidade de limpeza, desinfecção e corte, além de não escorregar facilmente. Porém, atenção, pois o material também permite a ocorrência de ranhuras causadas pela faca, então, é preciso fazer a higienização logo após o uso para evitar proliferação de bactérias.

Uma dica bacana para evitar contaminação cruzada é ter uma tábua de cada cor para grupos de alimentos, por exemplo, verde para legumes e verduras, vermelha para carnes cruas, branca para alimentos cozidos, amarela para aves...

Tábua de vidro

Tábua de vidro

Shutterstock / Dmitriy Podlipayev

Fácil de limpar e desinfetar são higiênicas e não permitem ranhuras que podem ser um meio de proliferação de bactérias. Alguns pontos negativos: escorrega facilmente, não é tão barata quanto às outras, o vidro temperado não é reciclável e não é durável. Além disso, o corte de alimentos nesse tipo de tábua faz com que as facas percam o fio do corte rapidamente.

Afinal, qual é a tábua mais indicada?

A de plástico seria a mais indicada, pois apresenta uma facilidade maior de manuseio e também tem um bom custo benefício.
No entanto, devemos realçar que
tábua de plástico não é hereditária, isto é, não passa de pai para filho, tem um tempo de vida útil. Assim que apresentarem os primeiros riscos devem ser trocadas.

Dicas espertas

  • Não coloque alimentos cozidos em uma placa que teve contato com carnes ou vegetais crus. Isso pode ocasionar contaminação cruzada.
  • Nunca use um pano como base da placa de corte, "PARA NÃO ESCORREGAR", isto possibilita o crescimento de inúmeros microrganismos, inclusive patogênicos.

Atenção: se a tábua de policarbonato tiver bisfenol em sua composição, pode ser cancerígena. Dê preferência as de acrílico ou polipropileno.

Como limpar tábuas de corte corretamente

Tábua de corte

Shutterstock / Anetlanda

Máquina de lavar louça

Esta técnica é muito boa, no entanto, precisa confirmar se a sua máquina atinge uma temperatura de enxágue de 70 a 75°C. Essa informação pode ser comprovada no manual técnico do produto.

Manual

Tábua de plástico - Lave a tábua com água quente e sabão neutro com esponja normal.
Tábua de vidro - Essa tábua é a mais fácil de limpar, basta utilizar água e sabão para retirar os resíduos de alimentos.

Como desinfetar tábua de corte

1ª Prepare uma solução com 2 colheres de sopa de água sanitária + 1 litro de água e mergulhe a placa de corte nela, deixe escorrer, não é preciso enxaguar.

2ª Molhe a placa inteira com vinagre branco e deixe escorrer, não é necessário enxaguar.

Curtiram as dicas? Comentem!

Beijocas estaladas!

* Fontes: Dr Bactéria (Roberto Figueiredo), Daniéli Chela, nutricionista e professora na FACOP, Heloísa Sundfeld, diretora do Help Personal Assistant e Gustavo Johanson, médico infectologista.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo