Qual o melhor filtro de água para sua casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Veja algumas especificações de acordo com sua necessidade

Filtro de água/Purificador de água

Shutterstock / discpicture

Sejam chamados de filtros ou purificadores, os aparelhos que se propõem a melhorar a qualidade da água devem ter capacidade para:

  • Fazer o controle microbiológico;
  • Reduzir a quantidade de cloro;
  • Reter partículas não desejáveis na água.

Selo inmetro e suas funções

A presença do selo do Inmetro garante que o produto foi testado e indica qual sua capacidade. Por exemplo, se o filtro retém apenas partículas consideradas grandes, com tamanho entre 50 e 80 micrômetros, ou se barra também resíduos pequenos, entre 0,5 e 1 micrômetros.

Essa capacidade é verificada nos testes de desempenho feitos pelo Inmetro, que abrangem ainda quanto percentualmente o filtro é capaz de reduzir o cloro na água.

Uma das funções do selo de qualidade é indicar a capacidade dos aparelhos.

Alguns modelos disponíveis no mercado trazem a informação de que são capazes de repor sais minerais na água. Essa capacidade, no entanto, não é verificada pelos testes do Inmetro.

Quais os tipos de filtragem

Os sistemas de filtragem mais comuns são os filtros internos de polipropileno, que retêm a poeira, as partículas e a ferrugem, e os filtros de carvão ativado, que eliminam o cloro, o odor, os materiais orgânicos, os pesticidas e os materiais químicos em geral.

Filtro de carvão ativado

Shutterstock / manfredxy

O ideal é a combinação do filtro de polipropileno com o filtro de carvão ativado, pois os dois itens são elementos diferentes e filtram substâncias e microrganismos distintos.

Filtros de pressão

Os filtros de pressão costumam usar uma variação do polipropileno para retenção de sujeiras e carvão ativado impregnado com prata coloidal para eliminação do cloro, cheiro, gosto, redução de metais pesados, como o mercúrio e chumbo, além de controle do nível microbiológico.

Filtros de gravidade

Nos filtros de gravidade, o mais comum é a utilização de uma vela cerâmica para retenção de partículas e do carvão ativado também para eliminar cloro, odor, gosto e metais.

Como escolher o filtro que vai levar para casa?

Na hora de escolher qual filtro ou purificador vai levar para casa, o consumidor precisa ainda estar atento à necessidade de manutenção periódica do aparelho.

Quando a capacidade de filtragem indicada é de dois mil litros de água, por exemplo, isso significa que depois disso o refil do filtro precisa ser trocado, o que geralmente pode ser feito pelo próprio consumidor.

Aparelhos com capacidade de dois mil litros precisam de manutenção a cada seis meses. Aqueles capazes de filtrar de quatro a seis mil litros devem ter o refil substituído anualmente.

Veja se existe diferença entre
filtro e purificador de água .

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo