Roupas de couro e camurça

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Conheça mais sobre os tecidos

O couro e a camurça são materiais leves, bonitos, resistentes, por isso, mais caros. Muitos consideram sua compra um investimento, mas as peças de couro nunca saem de moda. A especialista Maria Alzira Linares, diretora executiva da Lavasecco, explica agora um pouco mais sobre esses materiais nobres e os cuidados que eles demandam.

Diferenças entre couro e camurça

 camurça

Tanto as peças de couro quanto as de camurça são confeccionadas com pele animal. Maria Alzira Linares, explica que a classificação do couro processado, curtido e acabado é feita segundo o tipo de acabamento dado às peças, ou seja, o couro recebe pigmento ou pintura pigmentada que dá origem à sua aparência lisa ou brilhante.

As camurças são peças que recebem tratamentos especiais em sua superfície, tornando-as aveludadas. Recebem acabamento com anilinas e são comercializadas conforme seu estilo seja antílope, chamois, nobuck ou acamurçado.

"A camurça é, sem dúvida, muito mais suscetível a manchas e requer mais cuidados para ser preservada face ao seu acabamento, enquanto que a pintura do couro proporciona uma proteção maior. Todavia ambos requerem cuidados que vão muito além do vestuário de tecidos tradicionais", diz a especialista.

Quanto tempo duram as roupas de couro e de camurça?

 couro

Maria Alzira explica que a duração de uma roupa de couro, ou de camurça, depende de algumas variáveis:

  • do usuário e os cuidados que ele dispensa para sua roupa;
  • da natureza da pele, tipo de animal, sua idade, criação, alimentação;
  • a maneira como o couro foi curtido, tratado, que define a qualidade de acabamento;
  • do tipo de vestuário que a confecção executou, e como combinou as diferentes peças de diferentes animais.

Roupa de couro danificada

A especialista assegura que, dependendo do nível de ataque de fungos e bactérias no couro liso - se for superficial e recente - é possível tratar e obter bom resultado, além de ressaltar a cor e melhorar a hidratação.

As peças guardadas por muito tempo, principalmente camurças, caso os fungos tenham feito grande estrago, não há como alcançar um resultado gratificante.

Tingimento em couro confeccionado, por exemplo, não apresenta qualidade que consideramos satisfatória, portanto não realizamos.

Os preços para limpeza ou reforma variam de peça para peça (calças, casacos, blusões, saias), geralmente peças em camurça são mais caros em função da dificuldade do serviço.

"Couro não é tecido. Não tenha expectativa de que ele fique "novo" após o serviço de limpeza. Ficará limpo e higienizado, mas é um material que envelhece, faz parte de sua natureza; e a remoção de manchas é muito limitada, sem que se instale um dano ainda maior.", alerta a especialista.

Portanto, para que as roupas de couro e camurça permaneçam bonitas por mais tempo, é preciso cuidar das peças com cuidado. Veja 6 dicas para conservar suas roupas de couro e camurça.

Tags:

Comentários


  • 10 de abril de 2011 às 00:00
    onde moro naum tem lavanderias ...tenho que lavar em casa...como faço...
    por causa de um engarrafamento fiquei no sol e suei a jaqueta toda...
    como faço pra lavar em casa???
  • 28 de abril de 2011 às 00:00
    Olá Rodrigo, espero que você não tenha guardado sua peça de couro suja no armário, pois este tipo de roupa jamais pode ser guardada úmida seja por chuva ou por suor. Caso sua jaqueta seja de couro liso, você pode fazer uma limpeza básica com pano úmido, produtos de higiene e hidratação para couro que são vendidos em lojas especializadas. Mas lembre-se, essa dica funciona para couro liso, as demais peças precisam realmente de cuidados especiais dados por uma lavanderia profissional.

    Um grande abraço

    Bbel

  • 7 de junho de 2011 às 00:00
    gostaria de saber se hesiste algum produto que possa passar no meu casaco de couro pois ele esta ficando sem aquela cor preta brilhosa ele esta um pouco fosco.
  • 30 de junho de 2011 às 00:00
    Comprei uma jaqueta de couro e ela tem um cheiro ruím,isso é normal, cheira matadouro mesmo? o que faco para amenizar a situacão?
  • 18 de outubro de 2011 às 00:00
    Os sacos plasticos com sistemas vacum q removem o ar com aspiradores tb não são indicados para guardar as peças em couro? Eu estou há um ano fora do Brasil e deixei minhas jaquetas de couro guardadas assim na casa da minha mãe numa cidade com muita umidade, ela as coloca p arejar uma vez por mes, mas retorna aos plasticos. Seria melhor pedir para q ela os retire dos plasticos? Obrigada
  • 29 de abril de 2012 às 00:00
    Quem souber por favor me indique, moro em zona rural interior de minas. Qual é o produto para lavar bacos de couro de Automóveis?
  • 9 de abril de 2013 às 00:00
    Excelente matéria! Mencionei este link na minha publicação:
    http://www.yorganiza.com.br/2013/04/limpeza-de-casacos-pesados.html
    Meu cordial abraço,
    Yolanda
Ir para o topo