Sem empregada, mas sem bagunça

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Organize sua casa sem ajuda

Se você não tem uma ajudante para os serviços domésticos, vamos ensiná-la a evitar que a bagunça se instale. A sua casa deve ser organizada e cada objeto deve ter um lugar correto para ser guardado.

O segredo para acabar com a bagunça é organizar a casa inteirinha, depois de tudo arrumado, sua casa estará em ordem, e o ambiente, mais leve. Assim será fácil viver sem ajudante e sem bagunça.

Bagunça não aparece sozinha

Se a sua casa passou o dia sozinha, na hora que você chegar ela estará do jeito que a deixou. Recolha a correspondência debaixo da porta e a coloque no lugar designado para ela.

Coloque tudo o que trouxe da rua no lugar correto. Não jogue nada em qualquer gaveta, deixe cada gaveta para determinado objeto. Guarde a chave do carro no chaveiro perto da porta e os jornais no revisteiro.

Fez alguma compra de mantimentos? Coloque em cima da mesa da cozinha e guarde tudo em seus lugares: geladeira, despensa, armários.

Saia da cozinha deixando-a sem bagunça e levando tudo o que estava em suas mãos e que devem ser guardados em seus lugares corretos.

Se for guardando os objetos na medida em que os usa, a arrumação está feita. Guarde sua bolsa diretamente no lugar apropriado, sem deixar em cima da cama. Tire o sapato e guarde-o direto no armário ou, se precisar limpá-lo, na lavanderia.

Vai colocar uma roupa mais confortável? Quando tirar a usada, veja se ela precisa ser lavada ou repassada. De qualquer maneira, pendure-a no cabide na área de serviço para arejar.

Você deve estar achando essa organização uma chatice, não é? Você chega exausta em casa e só o que quer é largar tudo no chão e deitar no sofá, acertei?

Antes de deixar a preguiça tomar conta de você, lembre-se de que não conta com ajuda e terá que arrumar sozinha a bagunça que fizer. Deixe tudo em ordem, só depois relaxe. Assim não existirá bagunça em sua casa.

Criamos hábitos. Portanto, se você se decidir dar um fim na bagunça, terá que adquirir novos hábitos. No começo será necessário fazer um esforço, mas com o tempo a atitude de organização será automática.

Você descansará sossegada sem se preocupar em arrumar o que deixou pelo caminho.

Sem bagunça no banheiro

Depois do banho, devemos enxugar as paredes do box para que o rejunte do azulejo não fique preto . Deixe uma toalha de rosto velha no armário do banheiro para este fim. A porta do box deve ficar aberta para que a umidade não embolore as paredes.

A pia deve ser limpa logo após o uso, não deixe fios de cabelo e restos de pasta de dente. Com as mãos fechadas em concha, jogue água em toda a pia e tire a sujeira grudada. Enxugue também com aquela toalha de rosto velha guardada no armário.

Toalhas de banho depois de usadas devem ser imediatamente estendidas em local arejado. Toalhas de rosto devem ser trocadas dia sim dia não, pois é mais fácil lavar uma toalha ainda limpa do que mais suja.

Sem bagunça na cozinha

Não faça frituras em sua cozinha, senão você vai ter que limpar a gordura das paredes e os respingos no fogão. Então, nada de bife, batata ou ovo frito.

Use o mínimo de panelas possível e assim que terminar o jantar passe um pão duro nos pratos sujos de comida, jogando as sobras fora. Em seguida, passe um papel para tirar os resíduos que ficaram no prato. Faça a mesma coisa com as travessas e panelas, isso fará com que a lavagem fique bem mais fácil, além de não engordurar a pia.

Guarde os restinhos de comida em potes plásticos tampados. Atenção, os copos só devem ser lavados depois que a pia estiver limpa para que não engordurem.

Viu? Você usou sua cozinha sem fazer bagunça!

Sem bagunça na sala

Quando você estiver descansada, tire o pó dos móveis da sala, ponha água nos vasos, tire os jornais lidos que devem ir para um local predeterminado na área de serviço ou diretamente para o lixo.

Também é a hora de abrir as correspondências. Jogue fora os anúncios que não lhe interessam e coloque as contas a serem pagas em uma pasta classificadora no dia certo do pagamento. Quando abrir a pasta, veja se tem alguma conta a ser paga no dia seguinte e coloque-a em sua bolsa.

Se possível faça o pagamento pela internet ou vá ao banco no dia do pagamento. Dê uma solução a todo tipo de correspondência, nada deve ficar para trás.

Quando sair da sala e for para o quarto, afofe as almofadas no sofá e, se for o caso, passe uma vassoura mágica no chão e limpe algum lixinho. Enfim, deixe a sala limpa e em ordem.

Você viu que a preocupação foi muito mais não sujar do que fazer limpeza?

Sem bagunça a dois

Se você mora com outra pessoa, mas é responsável pelos serviços domésticos, deverá ensinar tudo o que dissemos acima para seu par. Desse jeito, a pessoa vai colaborar para manter a casa limpa e não sobrecarregará você.

Sem bagunça no carro

Não esqueça de que seu carro é a continuação de sua casa. Muitas pessoas pensam que eles são uma lata de lixo e jogam tudo dentro, isso quando não jogam lixo pela janela. Abrem pacotes de bolacha e deixam o papel amassado no chão, além de farelos por todo estofamento.

Bom, não vamos falar de coisas que não devem ser feitas, mas sim das corretas. Só coma no carro alimentos que não sujem o estofamento. Tenha um saco apropriado para colocar o lixo que sempre aparece.

Comece agora, organize-se, adquira novos hábitos e poderá dizer que não tem ajudante para os serviços domésticos e que em sua casa não existe bagunça. Você será uma nova pessoa, inclusive menos estressada .

Viver sozinho parece assustador, ainda mais quando o assunto é organização da casa. Saiba mais sobre como organizar seu tempo e espaço vivendo só.

Tags:

Comentários


  • 11 de novembro de 2010 às 00:00
    OI,td bem?
    Assisti tua apresentação na tv e fiquei encantada.
    Aquelas dicas de limpeza com vinagre foram demais.
    Obrigada.
    Muita luz pra voce,que divide essas maravilhas com as pessoas.
    Beijos.
  • 13 de novembro de 2010 às 00:00
    Olá Bebel e equipe.

    Conheci seu site através da TV e fui logo conferir, pois também gosto de cuidar de minha casa usando a cabeça mais que os braços.
    Quanto à sua dica de usar pão duro, confesso que estranhei um pouco, pois na minha opinião, pão duro deve ter outras serventias e não limpeza. Eu sugiro que sempre tenha um rolo de papel higiênico na cozinha para retirar os resíduos e restos de comida de pratos e panelas, pois ele é bem mais barato que papel absorvente e como uma opção também podemos usar o papel que a família utilizou durante as refeições, assim estaremos dando mais uma utilidade a ele, contribuindo assim para com o meio ambiente. Eu também não costumo colocar um prato em cima do outro, após as refeições, pois desta forma suja-se a parte de baixo também e isso leva a um trabalho extra e consumo a mais de água e detergente. Espero que gostem de minhas sugesões.
    Um abraço a todos.
  • 23 de novembro de 2010 às 00:00
    Pão duro que ela disse acho que é tipo uma espátula de raspar tigelas quando bate bolo para aproveitar toda a massa.
  • 14 de dezembro de 2010 às 00:00
    Olá Bebel, preciso da sua ajuda... estou com 3 peças de roupas manchadas de amaciante... 2 malhas e 1 sarja... o que eu faço para tirar essas manchas? Adoro suas dicas, sou sua fã... bjos
  • 18 de janeiro de 2011 às 00:00
    Olá Hellen tudo bem?
    Creio que a Bebel ja tenha respondido a sua perguntar, mas acho que dicas nunca é demais.
    Sempre que tiver uma roupa manchada, lave-a com sabão neutro ou de coco, deixe de molho em uma bacia com água e um plástico em cima dela e coloque-a no sol por aproximadamente 20 mim, sairá toda a mancha.
    Olha qu de mancha eu entendo hem tenho crianças em casa e vivem manchando as roupas com frutas.
    Espero que enha ajudado.
    Att, Talita
  • 3 de novembro de 2011 às 00:00
    Nossa...me de um help????
    Primeiramente quero parabenizar você pelo site maravilhosooooo
    Olha sou muito desorganizada,não consigo manter minha casa em ordem de jeito nenhum, fui casada por 12anos hoje sou viúva,nos brigávamos muito por causa dessa minha desorganização depois que ele morreu as coisas pioraram ai que não tenho cabeça pra organizar nada mesmo e tenho dois filhos um tem 2 aninhos ele é muito bagunceiro,pirracento joga tudo pela casa não deixa nada quieto no lugar.
    hoje estou com outra pessoa que é assim o oposto de mim ele é fissurado em arrumação todo certinho, estou gostando muito dele nos damos super bem, mas sei que esse meu jeito pode fazer com que a gente não de certo.
    pesquisando na net vi esse site e fiquei encantada,quais as dicas que você pode me dar para que isso mude???
  • 6 de novembro de 2011 às 00:00
    Queridas amigas
    Fico muito feliz em ver uma internauta ajudando a outra. Agradeço
    Cintia quer mesmo ser mais organizada? Seu esforço tem que ser na direção de "mudanças de habitos". Leia: http://bbel.me/tIf74m
    Mudar habitos não é nada facil mas com determinação e um pouco cada dia você consegue. Beijocas estaladas
    Bbel
  • 6 de novembro de 2011 às 00:00
    Meninas queridas
    Fico muito feliz de uma internauta ajudar a outra. Dicas que vocês colocam nos comentários, sempre nos ajudam a atualizar os artigos quando os revisamos. Agradeço a todas vocês!
    Quanto ao problema de desorganização da Cintia sugiro que leia nosso artigo para que consiga adquirir novos habitos: http://bbel.me/tIf74m
    Beijocas estaladas
    Bebel
  • 26 de janeiro de 2012 às 00:00
    Carla


    Ola adorei o site , gostaria de saber como remover manchas de mofo de camisetas .


  • 7 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Adorei as dicas de como organizar os alimentos em uma geladeira, porém o meu aparelho é um refrigerador Brastemp.
    Gostaria se possível uma orientação de organização de alimentos em refrigerador e frizer.
    Antecipadamente agradeço, pois este é o site de minha preferéncia.
    Rosangela (Brasília - DF)
Ir para o topo