Truques para refrescar a casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas para deixar os ambientes mais frescos

Varanda

Marcos Antonio

Tons claros e plantas são alguns artifícios que podem deixar o ambiente mais fresco, mas existem outros truques para refrescar os ambientes da sua casa e curtir o verão sem morrer de calor.

Revestimento/Tecidos

Os melhores revestimentos e tecidos são os de material leve e de cores claras - que refletem a luz ao invés de absorver, como o linho, algodão, seda, linho com viscose, chamily ou suede.

Pisos

Para ambientes mais frescos a melhor opção é optar por pisos frios, como porcelanato, pedras em geral, cerâmica ou cimento queimado.

Iluminação natural

  • Externamente: Plante barreiras verdes, árvores e arbustos perenes para que as folhagens bloqueiem os raios solares, além de instalar brises, venezianas.
  • Internamente: Use cortinas e persianas; ou aplique películas contra o sol.
  • Iluminação artificial

    Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, pois emitem menos calor. A de LED ainda é campeã neste quesito, já que seu sistema não transmite calor para o ambiente devido ao auxílio de dissipadores.
    Legenda: Use e abuse de tons neutros e cores frias.

    Sala de estar

    Divulgação Projeto: Ark2

    Cores

    Abuse e use de tons neutros e cores frias, como azul, verde, rosa, etc.

    Plantas

    Plantas dentro de casa também ajudam a baixar a temperatura, pois ela transpira o excesso d'água depois da fotossíntese.

    Tapetes

    O ambiente sem tapete fica mais fresco, porém deixam o local menos aconchegante. Se fizer questão de usá-los procure um material menos quente.
    Veja também
    como criar um espaço zen em casa.

    Fontes: Bebel Marrey Ferreira, os designers de interiores Daniel Casagrande e Gisele Busmayer; as profissionais da EFTM Arquitetura, Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki; e o arquiteto Luiz Maganhoto.

    Tags:

    Comentários

    Seja o primeiro a comentar nesse post!

    Ir para o topo