Usando Goma

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Alguns tecidos ganham estrutura com goma e ficam mais bonitos.

A roupa antigamente era quase toda engomada. Ao usar a goma a peça ganha estrutura e um caimento melhor, além de um aspecto "cuidado".

Esse processo de engomar apesar de utilizado em menor escala hoje em dia, continua sendo utilizado em algumas roupas de cama e principalmente de mesa. Toalhas de bandeja, guardanapos e aquela toalha de linho bordada que você usa apenas em jantares formais, todas ganham corpo quando engomadas e transmitem um cuidado extremo com a apresentação em jantares e eventos, ou mesmo no seu dia a dia.

Cortinas, especialmente aquelas de tecido, como cambraia de linho, que têm bordados e que lembram as suíças com estilo bem camponês, ficam muito mais bonitas quando recebem goma.

Existe uma infinidade de tecidos que podem receber a goma e ficam maravilhosos. Até algumas roupas como camisas femininas, cheias de nervuras, rendas e fitas, que estão sempre na moda, ficam muito mais bonitas e se conservam por mais tempo quando engomadas.

A quantidade de goma usada determina sua maciez. Então, não imagine que uma peça engomada é dura. O segredo é usar pouca goma para conseguir um bom resultado e a roupa continuar suave ao tato e gostosa de usar.

Ficou interessada e com vontade de engomar algumas de suas roupas? Siga nossas instruções.

Como engomar

As gomas podem ser industrializadas ou feitas em casa. Gomas industrializadas estão prontas para o uso: leia as instruções que estão na embalagem dos produtos. Já as gomas preparadas em casa são boas e mais econômicas.

Preparando a Goma em Casa

Usando Goma 1 litro de água e 5 colheres de sopa de maisena. Dissolver a maisena em água e levar ao fogo sempre mexendo até que a maisena cozinhe.

Usando Goma Guarde na geladeira em um pote de boca larga.

Usando Goma  Na hora de usar, dissolva 1 colher de sopa desta goma em 1 litro de água. No momento de usar acrescente 2 colheres de sopa de álcool para que o ferro deslize sobre a roupa na hora de passar.

Como usar as gomas?

  • Nas roupas de algodão e linho colocar um pouco de goma no último enxágue (as camisas de algodão e toalhas de mesa ficam firmes e bonitas com goma).
  • Nas roupas de seda natural use uma goma feita com um litro de água fervente e uma folha de gelatina branca derretida. Coloque a peça nesta solução e junte água fria até cobrir a roupa. Secar a sombra e com a peça ainda úmida passar a ferro, tendo o cuidado de colocar sobre a roupa um pano branco e limpo. Se preferir use uma folha de papel de seda.
  • Se preferir que a peça fique mole e delicada, porém encorpada, borrife a peça com uma solução de 1/2 parte de água com 1/2 parte de álcool.

Ao utilizar goma você vai perceber que suas roupas ficarão mais bonitas e cuidadas. Para que consiga esse bom resultado o processo de lavagem faz toda a diferença. Conheça as técnicas de lavagem.

Tags:

Comentários


  • 27 de agosto de 2008 às 00:00
    Muito bom essa descrição com fotos ótimo trabalho a tempos que estou a traz dessa receita (minha mãe fazia para passar roupas da época).

    Estou desenvolvendo um trabalho onde precisava dessa formula que para nós aqui foi uma grande ajuda parabnes pelo trabalho.

    o ecoxaxim desenvolveu aglomerante para fibra de cana .



    obrigado
  • 18 de setembro de 2008 às 00:00
    Essa mistura permite um passar mais facil? tem decas de como fazer para garantir um passar mais simplificado e fasil de camisas sociais??? ajudem-me!!!
  • 19 de setembro de 2008 às 00:00
    o alcool que vai nessa goma e alcool comum ou alcool de cereais
    Nesse caso o alcool nao mancharia sendo em roupa de cor?
  • 27 de setembro de 2008 às 00:00




    Já esperimentei a receita.Pus no ultimo enxague da máquina de lavar.As roupas eram de malha de algodão,( camisas ) elas ficaram uma beleza.As brancas então !!! Claro que separadas das de cor. Obrigada por me ajudar a deixar minhas roupas como novas.Tenho 3 homes em casa . É muita roupa para engomar separadamente..



    Obrigada



    Ecila
  • 1 de dezembro de 2008 às 00:00
    muito boa essa re4ceita,minha mae qdo eu era pequena usava em minhas anaguas,imagina quantos anos isso acontecia ,pois estou hoje com sessenta anos,valeu.meu filho é militar e precisa engomar suas camisas.a goma comprada eu n'ao gosto.um abraço sonia
  • 11 de janeiro de 2009 às 00:00
    quro parabenisa-la pala ideia de colocar

    a receita de goma, e de muita ajuda , no meu caso por exemplo preciso emghomar uma

    anagua de vestido(15 anos)e nao tinha a menor ideia de como fazer , aqui teve a

    ajuda.vou colocala em pratica ate para

    coisa simples como uma toalha de mesa

    goteu muito . sucesso.

  • 21 de fevereiro de 2009 às 00:00
    Nossa adorei a receita, isso é coisas de nossas mães e avós, hj ninguém mais da valore a essas coisas. Eu simplesmente adoro, estou sempre tentando resgatar os costume antigos, mas q na verdade eram muito melhores do q são hj.
    A moçada hj não gosta de bordar, costurar, fazer tricô, crochê e coisas q se fazia, só tem valores coisas banais, que na verdade é uma pena. Não sabem oq estão perdendo. Sem contar com a satisfação de usar em vc ou em sua casa uma coisa feita por vc mesma, ou ainda até presentear alguém, isso é igual a Mastercard, não tem preço.
    bjs a todos
  • 2 de março de 2009 às 00:00
    Não gostei estraguei a minha camisa
  • 6 de abril de 2009 às 00:00
    Boa tarde

    Quero que voc~e Ecila me informe qual foi a quantidade que você colocou na máquina????

    Desde já muito obrigada
  • 27 de maio de 2009 às 00:00
    BOM DIA!
    GOSTEI MUITO DA IDÉIA, MAS TAMBÉM GOSTARIA MUITO DE SABER A QUANTIDADE DE GOMA NA MÁQUINA OU SE USO NA HORA DE PASSAR COM UM BORRIFADOR.
    OBS.: MINHA MÁQUINA É DE 5 QUILOS.
    OBIRGADA!
  • 29 de maio de 2009 às 00:00
    BOA TARDE!
    OI PESSOAAL! QUANTO E QUANDO USO ESSA GOMA?, ESTOU COSTURANDO E GOSTARIA DE ENTREGAR MINHAS PEÇAS ENGOMADAS, POR FAVOR, OBRIGADA!

  • 2 de junho de 2009 às 00:00
    por na roupa seca ou molhada
  • 24 de junho de 2009 às 00:00
    BOM DIA!



    GOSTEI MUITO DA IDÉIA, MAS TAMBÉM GOSTARIA MUITO DE SABER A QUANTIDADE DE GOMA NA MÁQUINA OU SE USO NA HORA DE PASSAR COM UM BORRIFADOR. E SE POSSO USAR EM CAMISAS ESCURAS?



    OBS.: MINHA MÁQUINA É DE 5 QUILOS.

    GRATA
  • 2 de julho de 2009 às 00:00
    adorei as dicas, são de grande importânia, nos ajudam muito.
  • 1 de agosto de 2009 às 00:00
    Adorei o resultado da goma... porém quando a conservei na geladeira ela solidificou e não consegui usá-la novamente. Como posso evitar isso?
  • 19 de agosto de 2009 às 00:00
    Achei fácil e bem mais barato do que os comerciais. Desejo saber por quanto tempo posso deixar na geladeira e o que fazer para não congelar.
  • 20 de agosto de 2009 às 00:00
    Oi...gostaria de saber qual a quantidade da goma coloco na máquina de lavar ( 10 kgs),e eu coloco o alcool na mistura da goma na hora de utiliza-lo ja na maquina?

    Obrigada desde já!
  • 19 de janeiro de 2010 às 00:00
    olá!!!!!!!!
    já fiz isso e nao resultou, a minha camisa ficou toda estragada... ficou um horror!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • 21 de janeiro de 2010 às 00:00
    Valeu Bebel! Grande dica! Estava precisando e foi ótimo encontrar aqui no site. É econômico, prático e realmente deixa mais bonito.
  • 9 de fevereiro de 2010 às 00:00
    Oi, achei legal a dica, mas como devo usar: na lavagem ou quando for passar?
    Bju!
  • 15 de abril de 2010 às 00:00
    coma usar a goma
  • 30 de maio de 2010 às 00:00
    Pode ter certeza que vou experimentar esse metado. Pois uma coisa que gosto é de uma casa sempre arrumada.( engomada)

    Beijos
  • 15 de julho de 2010 às 00:00
    ESSA EQUIPE MERECE 'E UM TROFEU AMEI TODAS AS DICAS QUE LI ESSA DA GOMA MERECE MAIS QUE UM SIMPLIS OBRIGADO SEM COMENTARIOS.
  • 17 de julho de 2010 às 00:00
    Olá,
    Gostaria de saber a quantidade desta goma que devo colocar no último enxague das roupas,para a máquina de lavar e no tanque.Bjs.
    Aguardo o seu retorno.
  • 30 de julho de 2010 às 00:00
    nossa! muito bom eu sou deficiente visual, gostaria de saber como faço para usar a goma na máquina de lavar? ela é de 10 kg fico com medo de estragar e manchar obrigada!
  • 10 de agosto de 2010 às 00:00
    Eu gostei um montao,muito bom msm
  • 19 de março de 2011 às 00:00
    Adorei as dicas, muito interessantes... mas minha dúvida maior... COMO DESENGOMAR AS ROUPAS?? Ganhei uma bata de presente e já lavei 3x e ela continua dura, sem nenhum caimento... o que faço???
    Obrigada
  • 23 de setembro de 2011 às 00:00
    gostaria de saber como faço para usar essa goma,no borrifador ,na maquina,essa goma depois da para guardar,coloco na roupa molhada ou seca,tem que ficar de molho.enfim naõ entendo nada de goma,mas quero entender .obrigado
  • 27 de novembro de 2011 às 00:00
    Olá, eu gostaria de saber se goma funciona em poliéster (100%). Obrigada!
  • 3 de janeiro de 2012 às 00:00
    Ola gostei da receita de goma para passar camisas,gostaria de saber se posso quardar o que sobrou da mistura goma agua amaciante e alcool para proxima vez que for passar?quanto tenpo posso quardar sem que estrague ou azede?
  • 19 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Gostaria de engomar um chapeu preto. Ja tentei com maizena, mas ficou branco. Me ajudem
  • 27 de março de 2012 às 00:00
    Olá! obrigada pela receita. Bem, petendo fazer uma goma leve para passar roupas brancas (jalécos), só q na descrição da receita, vc não comentou a quantidade de goma que se deve usar, e sim só a água e o alcool. (abaixo sua receita):
    "Se preferir que a peça fique mole e delicada, porém encorpada, borrife a peça com uma solução de 1/2 parte de água com 1/2 parte de álcool."
    Por gentileza, vc pode me esclarecer?
    Abraço, e aguardo contato.
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    Caramba, é muita gente que não sabe fazer nada (muita camisinha e muita pílula pra vcs viu!). Aqui não é site de tira-dúvidas, faz-se a matéria e vcs se virem! Tem mais é que agradecer por colocarem as receitas. A esmagadora maioria das dúvidas pode ser facilmente sanada FAZENDO! Mas não, os preguiçosos (com preguiça até de pesquisar no Google), pensam logo: "ah, vou perguntar no site", "faz diferença se for com água benta?", "e com vodka?", ah faça-me o favor, maluquice tem limite.
  • 18 de abril de 2012 às 00:00
    como faço para engomar um tecido preto cem manchar ja tentei de varias formas mais manchou vc pode me ajudar
  • 21 de junho de 2012 às 00:00
    achei todas as dicas maravilhosas, não conhecia o site é sensacionall..Queria também tirar uma dúvida, tenho um vestido de festa de gala e queria engomar algumas partes dele pois são bordados na pontas e seria legal para que fiquem bem durinhos, queria faze isso sem lavar apenas borrifando, e depois passando mas não sei qual é a receita correta neste caso

    Obrigada
  • 3 de agosto de 2012 às 00:00
    Parabéns pelo post, mas gostaria de saber o que faço para desengomar. Fui passar ferro numa roupa e o produto manchou e endureceu o tecido, tentei fervê-la não adiantou, mandei para uma lavanderia e ficou pior, agora além das manchas o vestido está todo duro, segundo a lavanderia a goma se espalhou mas não eliminou as manchas. Socorram-me!!
  • 9 de novembro de 2012 às 00:00
    adorei a dica, mas acho que não entendi deito a dica da "borrifagem" na hora de
    passar. Basta quer eu prepare uma solução com água e álcool que a roupa ficara encorpada? é isso?não recisa de mais nada?
  • 23 de janeiro de 2013 às 00:00
    essa receita de goma é para mergulhar a roupa ou só para espirrar nela emquanto passa.
    aguardo retorno
    obrigada
    Célia
Ir para o topo