Veja passo a passo como passar uma camisa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Sem vincos nem marcas

Elas são sempre as peças que ficam por último na hora de passar a roupa. E mesmo tomando muito cuidado é difícil alinhar uma parte sem desfazer o que já foi feito em outra. Estamos falando das camisas, item inicialmente indispensável no guarda-roupa masculino, mas que já é peça chave para as mulheres. A peça migra cada vez mais do mundo executivo para compor um visual básico, porém, sério.

Para quem tem dificuldade de deixar essas peças lisas e alinhadas após a lavagem, preparamos abaixo um passo a passo sobre como passar uma camisa.

O primeiro passo é borrifar na camisa seca algum produto específico para ser usado antes do ferro de passar. O coordenador técnico da Quality Lavanderia, Ricardo Monteiro, explica que borrifar somente água também é suficiente. Não é preciso misturar amaciante na água caso durante a lavagem a roupa já tenha recebido o produto. Além disso, Ricardo comenta que se o amaciante não for diluído de forma suficiente pode acabar manchando as peças.

O ideal é não deixar a camisa secar completamente e retirá-la do varal quando ainda estiver um pouco úmida. Fazendo isso, você não precisar borrifar nem água nem produtos na peça. Quando a roupa mantém um pouco de umidade, o acabamento ao passar fica melhor.

 passando o colarinho da camisa

A primeira parte da camisa que deve ser passada é o lado de fora do colarinho, que será dobrado e não ficará visível. Em seguida passe a parte de dentro. Este é o lado que será dobrado para fora e ficará exposto.

Em camisas de cores escuras e vivas, como preta, azul marinho e bordô, não é indicado colocar o ferro diretamente sobre tecido porque ele fica marcado com facilidade, principalmente nas costuras. Nesses casos você pode usar uma capa de TNT ou um pano de algodão sobre a peça, que se estiver umedecido, não soltará fiapos.

Ombros e parte superior das costas

Depois de terminar com o colarinho, passe os ombros e toda a parte de trás da camisa, incluindo a região superior das costas e peito. Na hora de virar a peça sobre a tábua, procure sempre manusear a camisa pelas costuras, assim você evita que ela fique amassada e marcada nos locais que já foram passados.

 Passando as mangas e parte frontal

Dê sequência à operação passando as mangas e os punhos da camisa. A preferência é sempre por passar os punhos abertos, assim eles vão manter o aspecto redondo e não ficarão marcados.

Depois passe a área frontal próxima aos botões e casas. Pronto, a camisa está toda passada, mas os cuidados para que ela esteja alinhada na hora de vestir não acabam por aqui. Aprenda na próxima página como dobrar as camisas sem amassá-las.

Pendurando e dobrando

Pendure a camisa em um cabide largo para que ela não fique marcada. Caso você prefira dobrá-la, pendure-a e espere esfriar, do contrário a peça também ficará com marcas.

 dobrando a camisa

Na hora de dobrar, comece abotoando a camisa. Depois vire-a ao contrário, ou seja, com as costas para cima e os botões encostados na tábua. Dobre as mangas por cima das costas da camisa, fazendo com que elas acompanhem o comprimento da peça.

 dobrando a camisa ao meio

Para encerrar, dobre a camisa ao meio esticando as extremidades. Agora é só colocar na gaveta. Saiba qual o melhor cabide para cada tipo de roupa.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo