5 elementos da casa que podem causar estresse

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Muito se fala sobre o estresse causado pelo trabalho, pelos relacionamentos em geral e por maus hábitos de saúde, mas vocês sabiam que alguns elementos da casa também podem contribuir (e muito) para esse estado? Conheçam cinco estressores domésticos em potencial, e fujam deles!

1 - Bagunça/objetos fora do lugar

Bagunça causa estresse

Daniela Staerk/Shutterstock

Pesquisadores do centro de estudos sobre a vida cotidiana das famílias, da Universidade da Califórnia (Ucla), perceberam altos níveis de cortisol (hormônio ligado ao estresse) em mulheres que possuem casas com "alta densidade de objetos domésticos".

Refiro-me somente às mulheres porque nesse estudo o nível de estresse dos homens não foi afetado pela bagunça. Bom, o fato é que pilhas de papéis, brinquedos espalhados pelos ambientes, e até uma pia cheia de louça suja são potenciais estressores graves, pelo menos para o sexo feminino.

2 - Cama desarrumada

Cama desarrumada causa estresse

Tom Davison/Shutterstock

A organização é uma importante ferramenta para lidar com os problemas e o estresse do dia a dia, e arrumar a cama pela manhã é um dos hábitos que nos ajudam a conquistar um estilo de vida organizado. Além disso, segundo pesquisa da Fundação Nacional do sono dos Estados Unidos, quem arruma a cama antes de começar sua jornada diária tem mais chances de dormir melhor. E como o cansaço é um grande agente estressor, só temos a ganhar com esse hábito.

3 - Espelhos na decoração da casa

Espelhos podem causar estresse

Basileus/Shutterstock

A gente sabe que os espelhos aumentam a sensação de espaço nos ambientes, e tal, mas talvez eles não sejam opções decorativas tão boas assim, pelo menos em se tratando de estresse. Um estudo elaborado pelo Instituto de Psiquiatria de Londres revelou que se olhar muito no espelho pode causar estresse relacionado à aparência.

4 - Barulho da TV

Barulho de tv pode causar estresse

Tomas Urbelionis/Shutterstock

Se vocês têm o hábito de ligar a televisão ao chegar em casa, mesmo sem intenção de assistir a nada específico, cuidado, pois os especialistas são unânimes em apontar o excesso de barulho no cotidiano como um grande agente de estresse e insônia. Sem contar que a TV ligada sem objetivo pode nos distrair de tarefas que precisam ser cumpridas, causando ainda mais aborrecimentos ao final do dia.

5 - Contas espalhadas

Contas espalhadas podem causar estresse

Nirat.pix/Shutterstock

E então, prontos para acabar com os estressores domésticos? Comentem!

Vejam como a bagunça pode afetar a saúde e encontre 8 motivos para organizar a casa agora.

Beijocas estaladas!

Fontes: goodhousekeeping.com, sleepfoundation.org e Bebel Ferreira

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo