6 itens da casa que provocam sono e cansaço fora de hora

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! Alguém aí sente constantemente sono, cansaço, moleza ou preguiça? Claro que a falta de energia pode ser orgânica ou em decorrência do excesso de atividades, mas há elementos na casa que contribuem para esse estado. Vejam quais e fujam deles!

Mulher dormindo em cima do notebook

VGstockstudio/Shutterstock

 

1 - Bagunça

Sofá com bagunça

varandah/Shutterstock

Segundo estudo do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton (EUA), um ambiente desorganizado faz com que as pessoas gastem mais energia mental sob estresse, o que aumenta o cansaço.

2 - Parede azul

Sala com parede azul

Africa Studio/Shutterstock

Um estudo realizado pela rede de hotéis Travelodge investigou as cores de quarto em 2 mil casas e descobriu que paredes azuis ajudam a desacelerar o ritmo cardíaco, reduzir a pressão arterial e fazer as pessoas se sentirem sonolentas. Ou seja, o azul é uma boa opção para quartos e cantinhos relax, mas ruim para os outros ambientes da casa.

3 - Tela da TV e do tablet

Casal vendo TV e mexendo no tablet

Fotos593/Shutterstock

A tela da TV e do tablet emitem comprimentos de onda azul que suprimem a produção no cérebro de melatonina (hormônio que nos ajuda a adormecer). Quem se expõe demais a essas ondas está mais propenso a ter um sono perturbado e mais curto, o que deixa a pessoa cansada no dia seguinte. A dica é simples: moderação.

4 - Produtos aromáticos com odor de lavanda

Vela aromática de lavanda

HandmadePictures/Shutterstock

O odor da lavanda é muito relaxante, então qualquer produto aromático que tenha essa essência provoca sonolência fora de hora se usado durante o dia. Psicólogos da Universidade de Wesleyan (EUA) descobriram que sentir o cheiro da lavanda antes de dormir melhora o sono, então não é preciso abandonar velas, incensos, óleos ou sprays com esse aroma, basta adequá-los ao horário de sono.

5 - Ar condicionado em temperaturas baixas

Ar condicionado

y_seki/Shutterstock

Estudos relatados no New York Times indicam que temperaturas mais baixas são ideais para o sono, então manter a casa geladinha pode ser um convite irresistível a sonecas diurnas.

6 - Cortinas fechadas durante o dia

Sala com cortinas fechadas

Africa Studio/Shutterstock

Um estudo relatado na Forbes sobre trabalhadores de escritórios com e sem janelas indicou que aqueles expostos à luz natural durante todo o dia dormiam, em média, mais 46 minutos por noite. O mesmo vale para a casa: mais exposição à luz natural nos ajuda a dormir melhor à noite, evitando cansaço no dia seguinte. Portanto, abram as cortinas!

Bem úteis essas dicas, vocês não acharam? Comentem!

Beijocas estaladas!


Fonte: goodhousekeeping.com

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo