A arte ecológica de Andrés Vergara

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá pessoal, um ótimo fim de semana! Hoje eu vou apresentar a vocês o trabalho do artista plástico Andrés Vergara, que se inspira em questões ambientais e faz arte a partir do lixo. Isso mesmo, ele reutiliza materiais como placas de madeira, garrafas pet, tintas, resíduos industriais, borra de café... E complementa suas criações com terra, areia e outros elementos naturais.

Artista plástico autodidata, designer de móveis ecológicos e decorador de interiores, Andrés Vergara tece em suas obras uma crítica profunda ao consumo desenfreado e à devastação do meio ambiente. E propõe a reaproximação entre o homem e a natureza.

Eu trouxe fotos de algumas obras bem bacanas do Andrés, tenho certeza que vocês vão curtir.

1 - Entrelaces. Quadro feito com placa de madeira, terras, areias e cola branca. As árvores entrelaçadas representam a união das diferentes etnias.

2 - Aqua. Quadro feito com placa de madeira, terras, areias e cola branca. Retrata a vida marinha das profundezas à superfície e a interferência humana no mar.

 

1 - Ancestrais. Quadro com base de isopor, areias, terras, pedras e cola branca. Retrata uma pintura rupestre da região do Aconcágua, no Chile, que  simboliza o respeito à Mãe Terra.

2 -  Instinto de Mãe, da série Fósseis. Quadro feito com placa de MDF, papel machê, sobra de café e cola branca. Representa os fósseis de uma mãe pterodáctilo que morreu abraçando os ovos de suas crias.

 

1 - Alinhados. Quadro feito com placa de madeira, objetos do lixo domésticos e tinta. Retrata o valor dos materiais jogados fora.

2- Sem título. Quadro feito com placa de madeira, sobras de moldura, resíduos industriais e tinta acrílica.

 

1 - Calvário Atualizado. Quadro feito com placa de compensado, gesso reutilizado e tinta acrílica auxiliar. Retrata a "crucificação" das árvores e a luz da vida abandonando a terra.

 2 - Rosto de Uno. Quadro feito com placa de MDF papel e terras com cola branca. Representação do solo e do ser humano como um só.

 

1 - Jardim Eco. Quadro feito com placa de madeira, sobras de moldura e tinta acrílica reutilizada. Retrata um jardim ecodecorativo.

2 - Unidos na União. Quadro feito com placa de compensado, sobras de placas de plástico, resíduos industriais, sobra de café e cola branca. Retrata a união de uma sociedade trabalhando em prol do bem comum do homem e da natureza.

 

1 - Ciclos Uno. Quadro feito com placa de isopor, gesso reutilizado, tinta acrílica reutilizada e cola branca. No quadro são retratados os ciclos do ser humano.

2 - Processo Celular. Quadro feito com placa de MDF, e tintas acrílicas reutilizadas. Representa o processo celular interno, uma harmonia presente em todos os organismos vivos.

 

1 - Traços Urbanos. Quadro feito com placa de MDF, sobras de molduras e esmalte sintético. Retrata o perfil crítico social urbano.

2 - Propaganda Congelada. Quadro feito com cartões de propaganda. Retrata a propaganda de determinada época, que no quadro fica congelada.

 

Positivo e Negativo. Quadro feito com pó de café, gesso reutilizado, resíduo industrial e cola branca. Retrata o lado positivo e o negativo do uso dos recursos naturais.

 

Impacto. Quadro feito com placa de móvel de madeira, garrafa de vidro, gesso reutilizado, tinta acrílica reutilizada e cola branca. Retrata o efeito dos materiais jogados no solo.

 

Ruínas. Quadro feito com placa de madeira, isopor, tinta fosforescente e resíduos industriais. Representação ruínas da nossa civilização. A tinta fosforescente faz o quadro brilhar no escuro.

 

Recicla Uno. Quadro feito com pó de café, areia e cola branca. Símbolo da reciclagem.

 

O Deus Deste Mundo. Quadro feito com placa de madeira folhada  e sobras de molduras. Representação do poder dominante no mundo capitalista e o povo.

 

Mural 3D. Mural feito com tintas acrílicas reutilizadas e peixes de garrafa pet no relevo e fora do mural.

 

Cyber Uno. Escultura feita com garrafas pet, tampinhas e arame. Representa um cyber cachorro.

 

1 – Vegetação Marciana. Quadro feito com placa de madeira e garrafas pets. Representa uma vegetação marciana.

2 - Sonda Marciana Climática. Escultura feita com garrafas pet e de produtos de limpeza, arame e tampinhas. Representa uma sonda enviada a Marte para fazer registros climatológicos no planeta.

 

1 - Amarrados. Escultura ecológica feitas com garrafas pets e tampinhas. Retrata um ser humano amarrado ao consumo.

2 - Puff de pneus. Exemplo de móvel ecológico criado por Andrés Vergara.

E falando em móveis ecológicos, vejam que legal o meu post sobre decoração com pneus.

Beijocas estaladas!

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo