A diferença entre coifa, exaustor e depurador

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Entenda o que cada um faz pela sua cozinha

Manter uma boa circulação de ar na cozinha é indispensável para evitar que os odores, fumaça e superaquecimento gerados pelo preparo de alimentos, principalmente de frituras e grelhados, espalhem-se para os demais ambientes da casa. Além do posicionamento adequado das janelas, é importante escolher o sistema de exaustão corretamente. Para isso, é preciso entender a diferença entre exaustores, coifas e depuradores.

A primeira característica que diferencia estes equipamentos é a capacidade de transportar o ar para fora do ambiente onde estão instalados. Esta é a função básica do exaustor, trocar o ar quente de dentro da cozinha pelo frio que está fora da residência.

O modelo mais comum em casas é o exaustor de parede. Ele é instalado em média a 2,5 metros do chão e é composto basicamente por um motor com hélice que, ao ser ligado, impulsiona o ar quente concentrado no alto para fora do ambiente.

Segundo a Tramontina, as coifas são eletrodomésticos que, de acordo com a instalação, são capazes ou não de trocar o ar do ambiente. Existem dois tipos: de parede e de ilha. Quando usada na função de exaustor, a coifa possui uma tubulação que leva o ar captado na cozinha para fora da residência. Instalado em média a 72 centímetros acima do fogão, este equipamento conta ainda com um exaustor interno que faz a sucção do ar.

Quando instaladas na função de depurador, no entanto, as coifas sugam o ar quente e carregado de partículas, filtram-no e devolvem o ar purificado ao ambiente por meio de aberturas laterais em sua chaminé. O eletrodoméstico conhecido como depurador executa exatamente esta função, mas não possui o cubo chamado de chaminé e por isso se adapta melhor a cozinhas menores.

Eliminando a gordura

Ao contrário das coifas e depuradores, os exaustores não possuem um sistema específico para retirar a gordura do ambiente. "Ao impulsionar o ar quente para fora da cozinha, o exaustor também elimina odores e partículas de gordura que tenham ficado suspensas no ar, mas o volume de gordura que chega ao alto da cozinha é significativamente menor do que aquele captado pela coifa", explica Vagner de Paulo, engenheiro mecânico da empresa Tron, fabricante de exaustores residenciais e industriais.

Internamente, as coifas costumam possuir um sistema de filtros de alumínio posicionados a 45 graus de inclinação para condensar a gordura que evapora com o ar. Este sistema tem calhas para recolher a gordura condensada. A parte interna da tela de inox da coifa possui ainda um filtro de poliéster junto à tela de metal que pode ser lavável ou descartável.

O depurador, além de não trocar o ar do ambiente, tem potência menor do que as coifas e exaustores, justamente por ser o equipamento mais portátil e com preços mais acessíveis dentre os três. Assim como a coifa, ele conta com um motor interno que suga o ar e o obriga a passar por um filtro.

"O ar passa por dois níveis de filtragem e é devolvido límpido para o mesmo ambiente. A primeira filtragem é feita por intermédio de tramas de alumínio, laváveis, que retêm partículas maiores, como as de gordura. No segundo nível, o ar passa por um filtro de carvão ativado, que exige reposição aproximadamente a cada seis meses, que retém partículas menores - aquelas que carregam os odores desagradáveis", explica Daniel Silveira, gerente de produto da Electrolux.

Ao contrário da coifa e do exaustor, o depurador não tem capacidade para diminuir o calor do ambiente e sua habilidade de eliminar odores e fumaça também é mais limitada do que a dos demais equipamentos de exaustão.

Enquanto a coifa conta com calhas que direcionam o escoamento e armazenamento da gordura, no depurador toda a gordura recolhida fica retida na grade de inox, o que pode ocasionar mau cheiro e a diminuição da capacidade de sucção do eletrodoméstico. Além disso, torna a necessidade de limpeza mais frequente do que nas coifas. Veja dicas para limpar eletrodomésticos.

Tags:

Comentários


  • 26 de novembro de 2011 às 00:00
    TENHO UMA COZINHA AMERICANA, ESTOU INTERESSADA EM POR UMA COIFA , MAIS IREI USAR A FUNÇÃO DEPURADOR, MAIS ESTOU COM DUVIDAS DA POTENCIA MAIS ADEQUADA PARA MAIOR SUCÇÃO? POR FAVOR ME AJUDE OBRIGADA
  • 13 de dezembro de 2011 às 00:00
    Muito interessante saber a diferença. Gostei muito do post, parabéns.

  • 13 de dezembro de 2011 às 00:00
    Adorei o post, super útil.
  • 7 de agosto de 2012 às 00:00
    Estou trocando meus armários de cozinha e queria aproveitar para trocar tb a coifa. A que tenho faz muito barulho pq troquei o motor por um bem próximo do fogão, pois na época em que fiz a casa não queria coifa e depois mudei de idéia e já não tinha mais onde colocá-la, já que o projeto já estava totalmente construído. Então, fizemos uma tubulação que dá uma volta enorme até ao motor; conclusão: não puxava a fumaça e ainda deixava cheiro na casa toda. Agora que troquei o motor resolvi o problema da fumaça, mas não há quem aguente o barulho. Será que outra coifa, mais moderna, resolveria meu problema( o motor está muito longe ) ou me aconselha a colocar um depurador?
    Grata pela atenção,
    Avany
  • 14 de setembro de 2012 às 00:00
    gostaria que me indicasse o devo usar na minha cozinha residencial? pensei em coifa minha cozinha é muito pequena e gostaria de algo que evitasse gordura ir toda p cima dos armarios mas não entendo de coifa,é complicado p instalar um?e qual o melhor ?
    me ajudem que estou meio perdida ou melhor completamente perdida.
  • 19 de outubro de 2012 às 00:00
    TENHO UMA COZINHA AMERICANA E O PÉ DIREITO É DE 3METROS, ESTOU INTERESSADO EM POR UMA COIFA, ESSA ALTURA PREJUDICA NA INSTALAÇÃO, É OBRIGATÓRIO TER UMA SAÍDA DE AR PARA FORA DA CASA? PODERIA USAR APENAS A FUNÇÃO DEPURADOR? ESTOU COM DUVIDAS DA POTENCIA MAIS ADEQUADA PARA MAIOR SUCÇÃO? POR FAVOR ME AJUDE OBRIGADO
  • 9 de novembro de 2012 às 00:00
    Tenho uma cozinha muuuuito pequena, tipo apartamento, posso colocar uma coifa?? Me ajude por favor.
  • 13 de novembro de 2012 às 00:00
    resido num prédio residencial e gostaria de instalar uma coifa mas não sei se pode incomodar o vizinha do andar de cima já que a saída da exaustão se dara na área interna do prédio, porem a 1 metro abaixo do início da janela do vizinho Estou no meio da obra e ainda não comprei a coifa.
  • 7 de dezembro de 2012 às 00:00
    moro em um apartamento,a cozinha é muito pequena e comprei um armario de
    aço que fica em cima do fogao,nao entendo desse tipo de maquina pois numca
    me informei como ele funciona,eu quero saber qual é o mais adequado para o
    apartamento.
  • 18 de abril de 2013 às 00:00
    Olá, estou querendo colocar, coifa ou exaustor e depurador, não sei qual a diferença. Meu fogão fica embaixo da janela da área de serviço, onde estendo roupas, moro no 1º andar, não tenho como colocar uma tubulação para jogar a fumaça para fora ou para cima. Que modelo devo comprar?
    Obrigada, desde já.
  • 23 de abril de 2013 às 00:00
    Parabéns pelo artigo. Simples, Direto, Resumido, Claro, exatamente o que eu buscava.
  • 1 de junho de 2013 às 00:00
    Ola, estou fazendo minha cozinha, tenho a posso fazer o buraco la laje e jogar a gordura para fora, porem estou na duvida, no meu caso qual seria melhor uma coifa ou depuradores de ar?
    Obrigado
  • 13 de junho de 2013 às 00:00
    Estou montando minha cozinha, mas nao sei se devo uzar coifa ou depurador,
    nao sei distinguir um do outro, moro no terreo e nao tenho saida de ar. por favor . . me de uma sugestao o que uzar, a cozinha e pequena.
    obrigada.
  • 15 de junho de 2013 às 00:00
    Na coifa, qual a posição ideal (altura) dentro da tubulação para a instalação do exaustor
    interno que fará a sucção do ar?

    Obrigado

    Laércio - Santo André/SP
  • 5 de julho de 2013 às 00:00
    Estou montando apartamento, estou querendo colocar uma coifa na cozinha, porém irei usar função depurador..qual melhor marca no mercado? Maior potência de sucção??
  • 7 de julho de 2013 às 00:00
    Olá tudo bem? Gostei muito do artigo e tenho uma dúvida; minha cozinha é pequena tem 3x3 m e uma janela de 1:20 x 2:00, o fogão fica ao lado da janela.Quando cozinho o vapor se espalha molhando todos os azulejos e armários umedecendo tudo, o que devo colocar um exaustor de parede ou um depurador sobre o fogão, obrigada
  • 17 de julho de 2013 às 00:00
    ola estou montando uma cozinha americana e tenho uma duvida ja que irei colocar ar condiciona na sala que tipo de coifa devo colocar na cozinha e se devo colocar coifa na sala tb , desde ja muito obrigado!!!
  • 8 de agosto de 2013 às 00:00
    Boa tarde, estou montando minha cozinha pequena com cook top de 5 bocas. quero colocar uma coifa mas não sei qual modelo e função. quero tirar calor e a gordura da cozinha com pouco ruído. desde já obrigado pela ajuda.
  • 10 de agosto de 2013 às 00:00
    Olá tudo bem? Gostei muito do artigo e tenho uma dúvida; minha cozinha é pequena tem 3x3 m e uma janela de 1:20 x 2:00, o fogão fica ao lado da janela.Quando cozinho o vapor se espalha molhando todos os azulejos e armários umedecendo tudo, o que devo colocar um exaustor de parede ou um depurador sobre o fogão, obrigada
  • 14 de agosto de 2013 às 00:00
    estou montando uma cozinha com ilha ,tenho duvida entre as coifas com chamine ou com carvao qual a diferencia entre as duas.em uma cozinha de 5x3 qual o mais indicado
  • 20 de agosto de 2013 às 00:00
    Olá, estou querendo colocar, coifa ou exaustor e depurador, (Quero ter opção de não furar a parede para o tubulação da coifa, mas que o depurador tenha design). Meu fogão fica ao lado da porta e da janela, a parede tem 50 cm. Tenho como adaptar o furo para instalar nesta parede? pois quando cozinho o vapor se espalha molhando todos os azulejos e armários umedecendo tudo, arede ou um depurador sobre o fogão, obrigada
    Que modelo devo comprar?
    Obrigada, desde já.
  • 26 de agosto de 2013 às 00:00
    Tenho uma cozinha modelo americana, o local onde gostaria de colocar a coifa de parede nao fica muito perto da janela e da porta, e tb o meu teto é de forrinho. Qual modelo de coifa de parede que mais se adapta à minha cozinha?
  • 4 de dezembro de 2013 às 00:00
    Ola, estou fazendo minha cozinha, tenho a posso fazer o buraco la laje e jogar a gordura para fora, porem estou na duvida, no meu caso qual seria melhor uma coifa ou depuradores de ar?
    Obrigado
  • 9 de janeiro de 2014 às 00:00
    Não tenho cozinha em casa mas gostaria de colocar um aparelho desses no banheiro. Será que funcionaria bem ?

    Obrigada, Lu
  • 11 de dezembro de 2014 às 00:00
    Moro em apartamento alugado, mas gostaria de uma coifa que sugasse a gordura e NÃO DEIXASSE CHEIRO (!) Haveria algum modelo que não precisasse abrir buracos na parede? Minha cozinha é ampla com janela ampla e totalmente aberta. Entre a janela e o fogão há justamente o varal de roupas. Fico no aguardo de um comentário. Obrigada
  • 10 de junho de 2015 às 00:00
    Excelente artigo. Tirou todas as minhas dúvidas.
  • 30 de novembro de 2015 às 00:00
    Minha cozinha e muito pequena modelo americano quero comprá um desses aparelho prá surgar gordura da minha cozinha qual VC mim indicá ?
  • 12 de setembro de 2016 às 00:00
    Olá, escolhi fazer minha cozinha sob medida ao lado da churrasqueira junto a área de serviço o que fica perfeito para colocar uma coifa, mas tenho o problema de nao ter ventilação alguma no local o que ocasiona umidade excessiva no ambiente, a coifa também pode ajudar a diminuir a umidade?
Ir para o topo