Aparador une charme e versatilidade

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Peça pode ser usada em vários ambientes e com diversas funções

Foi-se o tempo em que os aparadores eram usados apenas para suporte de objetos. Nos dias de hoje a peça ganha destaque na decoração e se faz notar nos ambientes, ganhando novos formatos, materiais e até mesmo sendo reinventada com outras funções. É comum confundir o aparador com um balcão devido as suas semelhanças, porém, a arquiteta Denise Monteiro comenta que o aparador é uma peça que cumpre função estética e funcional, aliando versatilidade, diferentes tamanhos e formatos, o que a torna adequada para qualquer cômodo.

"Aparador tem a função de servir como suporte para apoiar pertences, mas é, principalmente, um móvel destinado a compor a decoração do ambiente, enquanto o balcão comum, geralmente utilizado com banquetas, é para ser usado como apoiador de bebidas ou alimentos", explica Denise.

A peça pode ser utilizada em qualquer estilo de residência, partindo da decoração mais despojada até a mais tradicional dependendo apenas do gosto do proprietário do imóvel.

O arquiteto Amaury Ferreira, da FB Arquitetura, comenta que uma nova utilidade encontrada para o móvel, e a mais explorada no momento, é para separar os ambientes. O arquiteto cita o exemplo de uma sala ampla onde é possível delimitar o espaço e criar uma sala de jantar e uma sala de televisão. Outra sugestão dos arquitetos é usar o aparador para esconder a parte traseira de um móvel que não esteja em boas condições visuais ou para complementar a parte estética de outro móvel. "Uso como exemplo aquele sofá que ficou perdido no ambiente. Coloque um aparador atrás e veja o resultado, fica incrível", comenta Denise.

Veja na próxima página dicas para aproveitar o móvel na área social.

Área social

O material de fabricação pode variar conforme a linha de decoração utilizada no ambiente. Amaury comenta que o móvel é bastante utilizado no hall de entrada dos quartos ou até mesmo no hall de entrada do apartamento. Denise complementa alertando que o aparador também pode ser disposto em corredores e cantos da casa, desde que não atrapalhe a circulação por esses cômodos.

A versatilidade da peça ajuda principalmente quem dispõe de pouco espaço em cima da mesa. O uso do aparador na sala de jantar, quando colocado próximo à mesa, pode servir também como apoio para os alimentos e garrafas de bebidas.

Denise Monteiro orienta que a peça complementa a decoração, mas é preciso ficar atento, pois ela deve estar em harmonia com o piso e os demais móveis do ambiente. A arquiteta recomenda usar sobre o aparador objetos em pares, com tamanhos diferenciados. "Essa diferença de tamanho confere movimento à composição, deixando a decoração mais harmoniosa. Além disso, está permitido abusar de jarros, castiçais e garrafas em diferentes tonalidades", comenta Denise.

Amaury sugere as peças produzidas em madeira para complementar uma decoração mais rústica e outros materiais, como aço inox e vidro, para ambientes mais sofisticados. Denise sugere formatos diferenciados para compor o ambiente com elegância e bom gosto. Sobre os espaços e o tamanho do aparador, a arquiteta aposta nos compactos com design contemporâneo para ambientes pequenos. Para quem dispõe de ambientes maiores, ela orienta a investir em uma peça grande, com design tradicional, porém, com toques de modernidade.

Confira na próxima página como o aparador pode ser usado em outros ambientes.

Outros ambientes

Engana-se quem pensa que o aparador fica restrito à área social da casa. Ele também pode ser usado na área íntima, como banheiros e quartos. É preciso atenção quanto ao tamanho da peça e o espaço que ela ocupará no ambiente. "Quando for comprar o móvel é importante ter um projeto em mãos para evitar que a peça atrapalhe a circulação, principalmente nos quartos. Hoje em dia as lojas conseguem variar o tamanho dos móveis, basta se informar antes da compra", lembra Amaury Ferreira. Para os quartos maiores, os aparadores tornam-se opção para exibir porta-retratos ou mesmo para servir como apoio para objetos.

Para quem quer inovar na decoração do banheiro, o uso dos aparadores pode ser uma boa sugestão, porém, o arquiteto comenta que é preciso alguns cuidados. "O banheiro já vem com a parte hidráulica funcional para ser utilizado com as pias tradicionais. Para usar o aparador é preciso refazer a instalação com as devidas adaptações no projeto hidráulico", explica Amaury.

Denise aponta o aparador como alternativa para acomodar toalhas e objetos de higiene pessoal, como xampus e sabonetes. "Para deixar o ambiente com um ar elegante e sofisticado, um espelho na parede e uma floreira ocupando os espaços vazios conferem charme ao banheiro", complementa a arquiteta.

A elegância dos aparadores também pode contribuir para decorar ambientes externos, porém, é preciso tomar cuidado com o material que será utilizado devido a sua exposição ao tempo. A sugestão da arquiteta é optar pelos materiais mais resistentes. "Um aparador de madeira de demolição, por exemplo, é uma boa dica, pois pode ficar exposto às intempéries, servir de apoio a um orquidário ou a alguns vasos".

Complemente a decoração da sua casa com cortinas e persianas.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo