Aproveite o espaço embaixo da escada

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Faça um escritório, bar doméstico ou jardim de inverno

Um vão esquecido pode resolver seu problema de espaço. Guardar bicicletas e objetos sem destino não são a única utilidade da área embaixo da escada nem a opção com melhor efeito estético. Para não precisar disfarçar esse canto da casa com portinhas e outros recursos para escondê-lo, existem alternativas funcionais e criativas.

A imagem acima mostra um projeto da arquiteta Roberta Devisate em que a escada precisava de um realce por sua localização de destaque na casa, integrando área de lazer com o living principal do primeiro andar. A escada recebeu revestimento em granito preto absoluto com faixa em Travertino Romano Bruto e, embaixo, o espaço foi aproveitado com um bar doméstico.

 Bar embutido embaixo da escada

Em um apartamento duplex, a arquiteta sugeriu colocar sob a escada um bar completo, com cave embutida, bandeja deslizante que ajuda na hora de servir e espaço para armazenar copos e bebidas. "A parte inferior da escada de mármore foi completamente aproveitada e valorizou o setor social da residência, favorecendo os encontros de amigos e familiares", ressalta Roberta.

Escritório e jardim de inverno

A estante projetada pela fábrica de móveis planejados Linea Mobili compõe o escritório embaixo da escada. Do móvel feito em MDF sai uma mesa cuja parte superior é aberta para livros, revistas e peças de arte, enquanto a inferior tem puxadores de madeira, gavetas e portas opcionais. Possui ainda uma iluminação fluorescente para enaltecer o espaço que geralmente é escuro.

 Jardim de inverno embaixo da escada

Um jardim de inverno também é uma forma interessante de aproveitar o espaço embaixo da escada. À esquerda, a arquiteta Vanessa Trad usou plantas artificiais correspondentes à espécie agave. Ao fundo, uma fonte de cerâmica esmaltada traz tranquilidade com o barulhinho de água caindo. À direita, o projeto da arquiteta Helena Bernardo em parceria com o arquiteto Felipe Araújo valorizou o vão sob a escada feita em círculo com um jardim de cobertura opcional.

Veja projetos que criam espaço em apartamentos pequenos.

Tags:

Comentários


  • 10 de julho de 2011 às 00:00
    Gostaria de ideia para fazer um escritorio em um quarto pequeno no meu apto moveis e tal no aguardo abços
  • 17 de julho de 2011 às 00:00
    Concordo com a minha irmã e vou lhe dar a maior força
  • 17 de julho de 2011 às 00:00
    Amei
    Vou fazer igual aqui no meu ap, agora que estou solteira de novo.
  • 17 de julho de 2011 às 00:00
    como esconder máquina de lavar roupa e tanque dentro de apartamento na praia.
    espaço : comprimento 2,60m - largura 1,00m - altura 2,10m
  • 27 de agosto de 2011 às 00:00
    tenho uma casa de seis comodos eu gostaria de fazer um clouse no meu quarto pois o meu esposo tem varios ternos e ocupa muito espaço no armario estou com pouca disponibilidade financeira me ajude.
  • 28 de agosto de 2011 às 00:00
    Contratem um arquiteto! cambada de folgado
Ir para o topo