Arquitetas inovam em suítes e sala multiuso

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Ambientes são destaques da Casa Cor 2011

Quatro dos 110 ambientes a serem conferidos na Casa Cor São Paulo 2011 dão uma prévia do que prepara o evento que completa 25 anos. Sob o tema "Dia a dia com a tecnologia" , quatro mostras simultâneas vão demonstrar entre os dias 24 de maio e 12 de julho, no Jockey Club de São Paulo, como os recursos tecnológicos podem ser aplicados nos lares e trazer comodidade e conforto.

Dentre as novidades, destaca-se um ambiente sinestésico, ilustrado na imagem acima. Para a Suíte do Conquistador, as arquitetas Daniella e Pricilla de Barros buscaram despertar a curiosidade e os sentidos. A tecnologia foi explorada com automações de ponta como projeções no teto, biometria na porta de entrada, controle de iluminação e música envolvente capazes de criar diferentes ambientes a qualquer hora. Os comandos são acionados por um iPad que vai circular pelo ambiente e instruir os visitantes.

 Suíte do Gustavo Rosa - Casa Cor 2011

Inovação e sustentabilidade não faltaram ao projeto das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli. O espaço de 62m² dedicado ao artista plástico Gustavo Rosa foi inspirado nas galerias de arte de Nova Iorque, adaptado aos padrões brasileiros e ao gosto do homenageado.

Os móveis foram desenhados pelas próprias arquitetas para o ambiente composto por materiais sustentáveis, naturais e nobres, como a pedra vulcânica, que lembra os modelos tradicionais de tijolos usados na construção civil e cordas em juta tecidas à mão.

Os padrões foram derrubados com a criação de uma espécie de cama flutuante. Disposta no quarto de uma forma não convencional, o móvel é suspenso por juta tecida artesanalmente, dando a impressão de estar solta no ar. Um quadro virtual que expõe as obras do artista é outro recurso tecnológico do ambiente.

Sala multiuso e suíte de menina

Enquanto o pai assiste a um filme, a mãe navega na internet e os filhos jogam videogame. No projeto da sala multiuso, a arquiteta Carla Dichy defende a proposta de reunir a família com a integração de ambientes nos quais diversas atividades podem ocorrer ao mesmo tempo.

O espaço de 60m² amplo e sem divisórias tem elementos que delimitam home-theater, espaço gourmet e área das crianças. Os três espaços são acompanhados por um rasgo de iluminação no gesso e complementados com equipamentos de som, DVD, adega e minibar.

Suíte da menina vaidosa - Casa Cor 2011

A realidade da adolescente moderna é representada na Suíte da Menina Vaidosa, assinada por Clélia Regina Ângelo. Com 80m², o ambiente integra dormitório, canto para estudos, uma espécie de camarim para make-up, banheiro e closet, além do lugar para receber amigos.

 Suíte e canto para receber amigos

A sofisticação está no tablado alto revestido com carpete que destaca a cama no alto. A cabeceira em forma de "U" feita com painel de madeira percorre todo o teto e chega ao outro lado como painel para a TV plana em frente à cama.

 Closet e banheiro

Próximo ao banheiro, o camarim divide os dois espaços. Em forma circular, o mobiliário é cortado no centro por um espelho redondo. De um lado, a menina faz sua maquiagem e, do outro, cuida do cabelo com chapinha, secador, prendedores e cosméticos.

Veja como projetos valorizam o espaço gourmet.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo