Baguá

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Filosofia chinesa na decoração da sua casa

Baguá

A partir de uma situação, vários caminhos podem ser seguidos. As escolhas do homem e as formas de interpretar o mundo são questões que a filosofia chinesa procura entender há milhares de anos.

O imperador Fu Hsi percebeu esses caminhos em um casco de tartaruga, no qual visualizou oito desenhos. A lenda é uma das contadas para explicar a origem do baguá, diagrama composto por oito trigramas com significados distintos.

O baguá representa as vibrações que influenciam a ação humana e é um conceito fundamental do Feng Shui, corrente de pensamento que traduz o equilíbrio entre as forças naturais.

Cada trigrama, chamado de guá, possui três linhas - quebradas e contínuas - e reflete as ideias antagônicas de quietude e movimento presentes no Yin Yang. As linhas quebradas representam o Yin (quietude) e as contínuas, o Yang (movimento).

O baguá é aplicado no cotidiano como uma espécie de bússola que orienta o homem em oito setores da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos.

Aplicação do baguá na sua casa

Baguá

Para ativar as energias dos oito guás na sua casa ou em qualquer outro ambiente, imprima a figura de uma baguá e a disponha sobre o desenho ou planta do lugar que deseja mapear. Ambas as figuras podem estar impressas em papel de tamanho A4, assim vai ser mais fácil sobrepô-las.

Posicione o guá do trabalho, o lado inferior do diagrama composto por uma linha contínua entre duas linhas pontilhadas, sobre a porta de entrada do ambiente. A seguir, centralize o baguá sobre a planta e pronto, o encaixe está feito.

Cada lado do baguá abrangerá um ou dois cômodos, que concentrarão os pontos energéticos de cada guá. Com esse mapeamento, é possível ativar cada guá e transmitir o fluxo de energias a todos que circularem o lugar.

Para isso, os preceitos do baguá indicam símbolos para decorar os ambientes da sua casa. Saiba como ativar os oito guás de acordo com cada aspecto da sua vida.

Guá do trabalho

Aplicar o baguá é uma maneira de identificar todos os guás de sua sala de trabalho. Para aplicar as curas adequadas e harmonizar o ambiente, quer seja escritório ou home office, procure identificar todos os guás e refletir sobre seus objetivos na hora de aplicar as curas.

O guá do trabalho é o local perfeito para colocar seus diplomas e certificados. A clássica posição aos diplomas atrás de sua mesa passa a sensação de poder. Neste caso, opte por colocar no guá do trabalho as peças mais pesadas visualmente para trazer estabilidade.

Coloque também imagens ou quadros que retratem o elemento água que ativam esse guá. Fontes também são adequadas e deve-se mantê-las funcionando sempre.

Guá da espiritualidade

O guá da espiritualidade também ativa o conhecimento. Este espaço pode abrigar seus símbolos de fé e livros como objetos ou telas com detalhes em violeta, cor da espiritualidade, e quadros que retratem paisagens tranquilas com montanhas, por exemplo.

Guá da família

O guá da família deve receber algum objeto que seja de família ou fotos da família reunida. Plantas naturais ativarão o elemento madeira deste guá. Telas com imagens de florestas e plantas robustas também são bem-vindas.

Guá da prosperidade

O guá da prosperidade pode ser ativado de maneiras diferentes. São colocados objetos em movimento, como móbiles ou esculturas, telas com imagens de aquários e peixes (o peixe para o Feng Shui atrai prosperidade, pois é um ser vivo em constante movimento). Objetos na cor púrpura (magenta) também ativarão esse guá.

Guá do sucesso

Mulher desenhando um gráfico no vidro da janela

O guá do Sucesso é regido pelo elemento fogo. Tudo o que brilha está associado a esse guá. Pode ser ativado com o uso das cores quentes como vermelho, laranja e amarelo, com velas, objetos brilhantes e telas com imagens do nascer do sol.

Guá dos relacionamentos

O guá dos relacionamentos no escritório ativará as relações comerciais. Procure ativar este guá com objetos em par e na cor amarela. O amarelo é uma das cores do elemento terra deste guá. Com os elementos terra estimulados, as relações comerciais terão mais estabilidade.

Guá da criatividade

O guá da criatividade deve receber objetos ou telas que transmitam jovialidade e alegria. As cores devem ser claras e em tons pastel.

Guá dos amigos

O guá dos amigos pode ser ativado com peças ou objetos trazidos de viagens. Lembranças ou algum presente de um cliente também poderão estar neste espaço. As cores cinza ou preto ativarão este guá.

Aplique o Feng Shui nas cores dos cômodos.

Tags:

Comentários


  • 30 de outubro de 2010 às 00:00
    muito boa a dica
  • 30 de outubro de 2010 às 00:00
    muito boa a dica
Ir para o topo