Caminhos para seu jardim

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Facilitam a circulação entre as plantas

Os jardins não apenas enfeitam a casa trazendo a natureza para mais perto de sua família, mas também são terapêuticos por proporcionarem contato com plantas e animais. Para diminuir o impacto dos passos sobre o gramado os caminhos para o jardim são a solução já que as pessoas são orientadas em sua caminhada. Separamos dicas para combinar elementos para deixar o passeio ainda mais agradável.

Selecione pedras de quartzitos de São Tomé em uma variedade aleatória de tamanhos e formas, depois os disponha sobre a grama. A dica para assentar as pedras é colocá-las sobre o gramado e conseguir fazer o desenho que melhor se encaixa em seu espaço, espalhar areia sobre as pedras, deixando que ela transborde pelas beiradas e marcar o lugar onde ficarão as pedras. Depois retire as pedras, cave o gramado e recoloque-as.

Os caminhos assim dispostos ao nível do solo são mais seguros nos casos em que o jardim é pouco iluminado ou não possui iluminação, já que sem mudanças bruscas de nível há menos chances de acidentes. A simples combinação de materiais diferentes pode criar texturas que tornam as passagens entre árvores e flores ainda mais interessantes. Caso haja desnível no terreno, crie uma sutil escada usando blocos de arenito rosa (40 x 40 cm) e envolva o entorno com cascas de pinus para dar uma atmosfera outonal ao jardim.

Aposte nas curvas e elementos arquitetônicos

A ideia é simples e eficaz: criar caminhos curvos traz mais fluidez ao andar entre os jardins. Como os elementos da natureza são, muitas vezes, originalmente arredondados, caminhos assim parecem mais harmoniosos. Plantas adornando a trilha adicionam cor e textura aos limites entre o concreto e a grama. Caso opte pelo uso de seixos, lembre-se que os maiores permitem uma caminhada mais confortável. Utilizar cascos de São Tomé entremeados por pedriscos também é uma boa opção.

Torne as passarelas ainda mais interessantes acrescentando elementos arquitetônicos como pórticos e pontes. Assim, os caminhos passam a oferecer diferentes interações com a natureza. Mesmo que seu jardim não possua elementos com água, uma discreta ponte colocada em algum ponto estratégico (na parte mais arenosa ou acidentada do terreno, por exemplo) pode elevar a vista do jardim. Já os pórticos permitem a apreciação mais próxima de suas flores preferidas.

Ponte em jardim

Acrescentar bancos nas áreas que considere apropriadas para um bate-papo com os amigos ou para simples contemplação da natureza também é uma boa ideia para os que preferem um jardim mais amigável ao invés do tipo mais selvagem.

Crie desenhos geométricos

Blocos de granilite lavado combinados a blocos de grama podem criar desenhos divertidos, imitando o jogo da amarelinha, um jogo de xadrez ou diferentes formas geométricas. Os caminhos assim se tornam inusitados, causam surpresa e podem deixar sua marca registrada em seu próprio jardim, só depende da sua imaginação. Outra opção é criar desenhos usando brita e pedras claras moídas.

A madeira é um material perfeito para criar rusticidade com beleza ao se misturar perfeitamente à natureza, mesmo quando o desenho é planejado geometricamente. Ela pode servir também para deixar trilhas feitas de pedriscos e seixos mais confortáveis ao andar.

Caminho de madeira no jardim

Lembre-se de que a durabilidade, praticidade e facilidade de manutenção são importantes fatores a serem analisados na escolha dos materiais que comporão os caminhos. Como o calçamento ficará exposto às intempéries da natureza, investir em materiais de má qualidade pode trazer dores de cabeça.

Desenhe um rascunho da planta do jardim com o cuidado de colocar todos os elementos presentes e não se esqueça de definir os espaços necessários para que o jardim cumpra seus objetivos, que podem incluir uma área do gramado para recreação das crianças ou para refeições ao ar livre. Só depois planeje as trilhas. Saiba também como fazer um jardim vertical em casa.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo