Casa contêiner

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Projetos apresentam solução para as moradias do futuro

Onde você imagina morar daqui a vinte anos? "Em um contêiner" seria a resposta de muitos profissionais da engenharia e arquitetura que consideram as grandes caixas transportadoras de carga um dos caminhos para aliar a construção civil à sustentabilidade.

Experimentos arquitetônicos com o reaproveitamento de contêineres marítimos foram consolidados nos Estados Unidos e Europa, em locais de intensa atividade portuária. Em 2001, a empresa britânica Urban Space Management desenvolveu o complexo Container City e abriu mão de tradicionais técnicas de construção para investir na estrutura leve e flexível dos compartimentos metálicos. Com financiamento do setor público e privado, foram construídos estúdios, casas de repouso, enfermarias, escritórios e moradias na zona portuária de Londres.

Um ano depois, a holandesa Tempohousing também recorreu a contêineres abandonados para projetar um conjunto habitacional de estudantes em Amsterdã. Para concluir a obra com a rapidez, a qualidade e o baixo custo demandados, a construção foi realizada na China e em 2006 mil casas estavam prontas.

A tendência de reduzir o grau de desperdício nas obras alastrou-se pelo mundo e tem alavancado o uso de contêineres no Brasil. O escritório catarinense de arquitetura Ferraro Habitat dedica parte de seus projetos para a concretização de casas contêineres. "A proximidade com o Porto de Itajaí e a problemática do descarte dos contêineres nos mostraram que este material seria o mais adequado para iniciarmos nossos trabalhos em arquitetura modular, compacta e de baixo impacto ambiental", explica a arquiteta Lívia Ferraro.

Contêiner virou casa de praia

Segundo Lívia, num primeiro momento, o foco é o público de alto padrão, com o intuito de desmistificar a impossibilidade do uso de contêineres como moradia de qualidade. Experiências do governo brasileiro que criaram salas de aula e presídios em contêineres enfrentaram dificuldades, principalmente no que diz respeito ao conforto térmico. Na página seguinte, veja como os contêineres podem proporcionar um ambiente agradável.

Adaptações e outros recursos ecológicos

A questão térmica e acústica é um dos principais desafios na construção de uma casa contêiner, pois o material potencializa a temperatura ambiente, piorando as sensações de frio e calor. Para a realização do projeto Casa Container, residência em Granja Viana, distrito de Cotia, São Paulo, o arquiteto Danilo Corbas optou por duas soluções.

Uma é a utilização de telhas térmicas tipo sanduíche de poliuretano, que reflete os raios solares e ameniza as condições climáticas locais. Outra medida foi a lã PET da Trisoft, vencedora do prêmio Planeta Casa 2010 na categoria materiais de construção, um isolante térmico feito à base de garrafas PET hipoalergênica e 100% reciclável.

Interior da Casa Container

Corbas também aponta adversidades relacionadas aos reforços estruturais e desenvolvimento de algumas peças específicas que não se encontram prontas no mercado. "Outra dificuldade é trabalhar de forma satisfatória a movimentação da estrutura e aliar acabamentos adequados a essa característica dos contentores, para que não ocorram muitas trincas nas paredes e revestimentos", detalha.

A eficiência energética é outra preocupação em uma casa contêiner. Por isso, aquecimento solar, ventilação cruzada, telhado verde e lâmpadas LEDs e fluorescentes fazem parte do projeto de Danilo Corbas. O consumo de água também é economizado com o reuso de água da chuva, vasos sanitários e torneiras com limitadores de fluxo.

Contêiner vira casa de luxo

Um dos projetos apresentados na Casa Cor 2011 aderiu à reutilização de contêineres. O espaço de 300 m² concebido pela arquiteta Brunete Fraccaroli tem diversos ambientes instalados nas estruturas de metal, adaptados para a criação de um projeto residencial.

Na estrutura central, o espaço de convívio reúne os três contêineres principais, interligados por uma cobertura de vidro, dando origem a uma varanda iluminada, que aproveita as aberturas e cruzamento de ar para ventilar o espaço.

Bar multiuso

No maior contêiner, de 12 metros de comprimento, um bar multiuso com uma grande bancada espelhada, iluminação com LED e pufes nas cores azul e verde-limão. A ambientação inclui ainda mesas e bancos de madeira certificada.

Cozinha contêiner

O contêiner-cozinha tem piso de pastilhas em tons azul, já as paredes são revestidas com degradês do azul ao verde. Outro destaque são as luminárias pendentes de design sustentável.

Veja mais materiais de construção ecológicos.

Tags:

Comentários


  • 4 de junho de 2011 às 00:00
    A minha maior preocupação era justamente o desconforto térmico. Será que esse projeto poderia ser optimizado para o nordeste do Brasil, onde a população carente precisa de uma moradia cujo custo seja extremamente baixo? Aqui faz sol o ano todo, praticamente. E o revestimento, funciona mesmo no dia-dia, no uso diário de uma cozinha, sala, e o banheiro?
  • 21 de junho de 2011 às 00:00
    Olá Henriette Ferras

    Segundo Danilo Corbas, arquiteto responsável pelo projeto Casa Container citado na matéria, é possível sim fazer casas no Nordeste em contêineres. A questão de conforto térmico pode ser resolvida, assim como foi 100% resolvida no projeto. Corbas ressalta a viabilidade e a importância de dobrar o cuidado com essa questão. "Para um bom resultado termoacústico são muitos os fatores que ajudam. Telhados brancos para refletir o sol, telhas térmicas, telhado verde, isolantes térmicos, tintas reflexivas, ventilação cruzada e até o paisagismo", conclui.

    Abraços

    Danilo Cobras
  • 26 de agosto de 2011 às 00:00
    Boa tarde, acho muito interessante as casas, ondo posso encontrar construtores, estou interessado em adquirir uma? qual o custo?
  • 20 de setembro de 2011 às 00:00
    Sou a Gabriela do departamento de vendas da Empresa IR vendas de container refrigerado e dry carga seca e todo tipo de transformação,atendo a região de São Paulo,Minas Gerais e Gôiania !Será um prazer atende-lo(a)
    Qualquer dúvida ou enteresse.Ligue para, (47)32485173

    gabriela.vendas@irlocacoes.com.br
  • 13 de janeiro de 2012 às 00:00
    entre em contato. somos especializados em readequação de containers para casa, almoxarifados,escritórios , portarias e afins tudo com isolamento térmico necessário para o projeto.

    Solicite um orçamento sem compromisso

    contato= Robson Cardoso= 47= 3348-6677/9927-4862/8425-4921
    Grupo Brasil Reefer - Terminal de Containers
    Itajaí-Sc
  • 19 de agosto de 2012 às 00:00
    Olá!



    Vi o email de vcs no projeto casa containers.

    Vcs já executaram algum projeto e haveria possibilidade de ve-lo? Em que cidade fica?

    Obrigado!

    Rubens
  • 11 de dezembro de 2012 às 00:00
    O container vem revolucionando como uma nova fonte de matéria prima para construção civil, porém o custo dele é alto ainda para o consumidor que pensa que pode economizar optando pelo seu uso. Aqui no Espírito Santo em 2008 a Arquiteta Camila Pezzin desenvolveu um projeto desses de casa container que chamou bastante atenção na época.
  • 9 de janeiro de 2013 às 00:00
    Qdo participei do Senso no gov. Collor vi várias famílias morando em container aqui na baixada santista onde o número de container é grande devido ao cais. Gostaria de saber se dá para construir uma casa de container em terreno de 5x30m a um preço acessível a classe C.
  • 16 de maio de 2013 às 00:00
    SOS CONTAINER , Caso necessitem de Casas containers fiquem a vontade de pedirem orçamentos. www.SOSCONTAINER.com.br, Porque Containers é aqui!!!
  • 22 de maio de 2013 às 00:00
    com quanto da para comprar uma casa conteiner, arejada,confortavel,no terraço de minha casa em serra no espirito santo com direito a escadinha interna e tudo.OBS:nao temos muito dinheiro apenas sonhamos com um duplex confortavel.
Ir para o topo