Como aplicar cimento queimado

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, amigas e amigos! Vocês curtem cimento queimado na decoração? Ele é um dos revestimentos queridinhos do momento. Isso por ser uma opção rústica e elegante que pode facilmente compor qualquer ambiente. Quando "queimamos" o tradicional cimento, o diferenciamos de um simples cimentado. Confiram dicas de como aplicar esse revestimento no teto, parede ou piso.

Cozinha com cimento queimado

jjlocations.com

- Como aplicar cimento queimado

Aplicando cimento

shutterstock / Eugene Dudar

Primeiro aplica-se uma camada de cimento (comum) misturado com um adesivo de alto impacto. Depois de seco, aplique uma resina à base de água e espalhe e ajuste com uma desempenadeira. Por ser uma técnica que requer cuidados especiais, o ideal é que contrate um profissional ou uma empresa especializada.

1º Passo: Para bases existentes a primeira medida é a limpeza, livrando o contrapiso de gorduras, produtos químicos e pó.

2º Passo: Aplicação do primer para selar a superfície.

3º Passo: Aplicação em 2 demãos do revestimento cimentício com a desempenadeira de aço num intervalo de 12 horas entre as demãos.

4º Passo: Depois de seco, lixamento para tirar as rebarbas deixadas pela desempenadeira.

5º Passo: Aplicação do verniz de acabamento.

Esta técnica é utilizada de maneira geral para pisos, mas pode ser utilizada em qualquer superfície, como paredes, teto, colunas, para fazer prateleiras, bancadas, etc...

Aplicação sobre outro piso

Parede de cimento queimado

Gustavo Xavier / Projeto Borges Godoy Arquitetura

O cimento queimado pode ser aplicado sobre diversos revestimentos, entre eles: cerâmicas, azulejos, gesso, drywall, mdf, entre outros, porém necessita de uma base em cimento e areia úmidos e um excelente profissional para realizar o serviço.

Aplicação no contrapiso

Nesse caso a aplicação é feita de forma mais simples. Diretamente no contrapiso, ou numa base posta e ainda úmida, aplica-se o cimento com a mão e estica-se o material com uma espátula ou desempenadeira, formando uma nova superfície mais lisa e mais brilhante.

Prevenção de rachaduras

A melhor forma de prevenir futuras rachaduras é que contrapiso tenha o traço correto, equilibrado e livre de trincas e fissuras. Se o material for de boa qualidade, e a aplicação feita de maneira correta, a chance de que ocorram rachaduras diminui.

Ambientes

Pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa, pois apresenta um bom desempenho hidráulico, além de tudo o material permite que seja aplicado corante, podendo variar a tonalidade.

Prós e contas do cimento queimado

Prós: Muito barato, fácil de executar, bonito se bem realizado, fácil de receber consertos e ampliações, faz parte do repertório da construção civil brasileira.

Contras: Baixa resistência de abrasão, trinca e rompe com mais facilidade que os demais revestimentos.

Pisos que imitam cimento queimado

Sala moderna

Marcos Antonio / Projeto Marcelo Rosset

A solução de revestimentos que imitam cimento queimado em cerâmica e porcelanato tem mais resistência e um acabamento mais detalhado, porém o custo é bem mais alto. A escolha vai variar de acordo com o bolso e gosto pessoal.

Veja agora como usar
concreto aparente na decoração da cozinha.


* Fontes: Melissa Haenel, diretora de relacionamento da Bricolagem, Cristiano Costa, gerente de operações da Master House Moema, Antonio Claudio Fonseca, professor de arquitetura do Mackenzie.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo