Como conservar suas flores por mais tempo

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Descubra o prazer em cuidar delas.

Flores são ótimos presentes e embelezam os ambientes quando usadas como objeto de decoração. Elas nos ajudam a demonstrar carinho e cuidado para com aqueles que amamos, seja em datas especiais, seja nos momentos difíceis. Mas, o prazer de dar e receber flores vem acompanhado de certa tristeza em saber que, em breve, elas murcharão e perderão suas lindas cores e perfumes.

Existem, no entanto, maneiras de conservar suas flores frescas por mais tempo, prolongando a alegria que os belos arranjos e buquês trazem aos ambientes. Isso sem mencionar que tratá-las com atenção e cuidado, por si só, já é um prazer.

Passo a passo para conservar suas flores frescas por mais tempo

Como conservar suas flores por mais tempo1. Tenha em mãos uma tesoura de jardinagem ou um facão bem afiado para que o corte seja preciso e não rache ou esmague o caule das flores.

2. Faça um corte diagonal de 2 cm na base do caule das flores, uma de cada vez. O corte feito na diagonal aumenta a área de absorção de água e nutrientes para a planta.

3. Remova as folhas mais baixas para que não fiquem em contato com a água do vaso onde o arranjo será colocado e apodreçam.

4. Não remova os espinhos das rosas, isso tende a encurtar o tempo de vida delas.

5. Lave e desinfete o vaso no qual você irá colocar suas flores. O ideal é que, a cada troca de água, o vaso seja higienizado. Vasos de prata são melhores porque tem ação antibactericida, o que prolonga a vida das plantas.

6. Prepare a seguinte solução e a despeje no vaso, antes de colocar as flores:

•  1/5 copo de água filtrada fria

•  2 colheres (de sopa) de vinagre branco

•  1 colher (de sopa) de açúcar

7. Complete a solução com água fria até que o nível da água alcance cerca de dois a três dedos da base do caule da planta. Não é preciso mais do que isso.

8. Para manutenção, corte o caule na diagonal cerca de 1 cm, e troque a água e a solução todos os dias, ou a cada dois dias.

9. Não deixe água acumular no prato de proteção do vaso.

Outras dicas para conservar suas flores frescas por mais tempo

Como conservar suas flores por mais tempo

• As flores frescas cortadas devem ser usadas para decoração de interiores, isso porque não devem ser expostas diretamente ao sol. O lugar onde for colocar suas flores deve, portanto, ser arejado e com iluminação indireta.

• Excesso de umidade também é nocivo. Em cidades cujas taxas de umidade do ar sejam altas, como nas cidades litorâneas, é recomendável fazer uma proteção de vidro para as flores, ou colocá-las em salas com ar condicionado.

• Não fique tocando nas flores e folhas. Folhas e flores também não precisam ser regadas. Se, por algum motivo, as flores acumularem pó sobre suas pétalas, use um secador de cabelo na temperatura fria e menor potência, para limpá-las.

Colocar as flores na geladeira por 6 horas antes de montar os arranjos, fará com que as flores conservem-se bonitas por mais tempo.

• Existem ótimos compostos conservantes de flores no mercado. Eles são eficientes e podem ser adquiridos com facilidade.

• O cobre é fungicida, por isso colocar uma moedinha de cobre no vaso, ajuda a conservar as flores, embora possa modificar um pouco suas cores.

• Uma tampa de água sanitária ajuda a conservar suas flores por mais tempo, entretanto, o caule pode adquirir uma aparência esbranquiçada. Uma alternativa à água sanitária é usar uma tampa de anti-séptico bucal.

A aspirina é ácida e impede as bactérias de se proliferarem. Porém, não é tão eficiente quanto os conservantes de flores vendidos no mercado, e pode ser mais cara se você trocar a água todos os dias.

• Em flores que soltam leite, como o bico de papagaio, passe água quente para retirar o leite ressecado antes de colocá-la na água fria.

Quer conservar suas plantas por mais tempo, aprenda a ser eficiente  e saiba as vantagens do "faça agora", e assim você terá um local cheio de energia positiva.

Tags:

Comentários


  • 13 de março de 2010 às 00:00
    Adorei as dicas, vou tentar segui-las para amnter minhas flores por muito mais tempo bonitas e saudáveis.
  • 13 de março de 2010 às 00:00
    Muito interessante. Bem apresentado. Assuntos interligados. Parabéns
  • 16 de março de 2010 às 00:00
    Há tempos que eu queria essas dicas. Adoro flores em casa. Elas dão vida e alegram o ambiente. Não consigo ficar sem. E saber como conservá-las por mais tempo é uma informação preciosa.
  • 19 de março de 2010 às 00:00
    MORO EM CIDADE LITORANEA....COMO FAÇO P/DURAR MAIS...POIS NÃO TENHO AR CONDICIONADO....UM ABRAÇO
  • 25 de março de 2010 às 00:00
    Adorei as dicas eu tenho flores em casa agora ja sei como cuida-las
  • 29 de março de 2010 às 00:00
    Extremamente válidos os conselhos sobre a conservação da beleza das flores em casa para acabar com a grande frustração de ve-las morrer um pouco a cada dia diante de nossos olhos incrédulos...
  • 1 de abril de 2010 às 00:00
    Muito valiosa estas dicas. Parabens!!!
  • 17 de fevereiro de 2011 às 00:00
    ar condicionado é muito importante para conservaçao de ambientes.
Ir para o topo