Como a cor do quarto pode afetar o sono e a vida

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, amigas e amigos! Vejam que interessante: uma pesquisa da rede britânica de hotéis Travelodge aponta como a cor do quarto pode afetar a vida das pessoas, especialmente em relação à quantidade de sono. O estudo investigou hábitos de dois mil hóspedes e chegou a alguns resultados surpreendentes. Confiram!

bhg.com

Quarto azul

De acordo com a pesquisa, as pessoas que dormem em quartos com predominância de azul na decoração têm mais horas de sono por noite, em média sete horas e 52 minutos. Os pesquisadores associaram esse resultado à calma que a cor azul transmite, além de sua capacidade de ajudar na redução da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Outro ponto interessante sobre o quarto azul é que 58% dos entrevistados que dormem em um relataram que regularmente se sentem felizes ao acordar. #ficaadica

Quarto amarelo

Quartos com predominância de certos tons de amarelo ficaram em segundo lugar em relação à quantidade de sono dos moradores, com sete horas e 40 minutos. Segundo os pesquisadores, provavelmente porque o amarelo propicia um ambiente confortável e acolhedor, que auxilia no relaxamento.

 

housebeautiful.com

Quarto verde

O verde ficou em terceiro lugar no quesito sono dos moradores, com média de sete horas e 36 minutos. De acordo com os pesquisadores, a cor verde cria um ambiente tranquilo e calmante que ajuda a relaxar, o que é essencial na indução do sono. 22% dos entrevistados que dormem num quarto verde relataram acordar felizes com regularidade.

 

housebeautiful.com

Quarto prata

Pessoas que dormem em quartos decorados com tons de prata ficaram em quarto lugar entre as que mais dormem, com sete horas e 33 minutos de sono, em média. De acordo com os pesquisadores, o brilho do prata remete ao luar e induz os olhos a acreditarem que é noite, o que ativa o sono. A cor também cria um ambiente relaxante e calmante.

Pode parecer contraditório, mas um quinto dos entrevistados que possuem quarto prateado revelou que se sente motivado a praticar exercícios no próprio quarto.

 

Contemporary Bedroom Designed by Kimball Starr Interior Design, via thepruce.com

Quarto laranja

Quartos decorados com laranja ficaram em quinto lugar em relação à quantidade de sono dos entrevistados, com média de sete horas e 28 minutos. Segundo os responsáveis pelo estudo, o laranja ajuda a criar uma atmosfera de estabilidade e pode ajudar na digestão. Além disso, a cor ajuda a aquecer e relaxar os músculos, o que é fundamental para uma boa noite de sono.

 

1 - bhg.com; 2 - housebeautiful.com

Quarto roxo

Pessoas com quartos roxos são as que passam menos tempo dormindo: em média de cinco horas e 56 minutos. Trata-se de uma cor mentalmente estimulante, que dificulta o relaxamento depois de um dia agitado.

Segundo a consultora de cores e design Suzy Chiazzari, o roxo é tradicionalmente ligado à arte porque estimula a criatividade e o inconsciente. Então um quarto decorado com essa cor propicia sonhos mais vívidos e pesadelos. Resultado: a pessoa já acorda cansada.

Quarto marrom escuro

Segundo o estudo, a segunda pior cor para o sono é o marrom escuro. Em média, as pessoas dormem seis horas e cinco minutos num quarto com predominância dessa cor. Ela pode causar sensação de isolamento e desconforto, que deprimem e atrapalham o sono.

 

1 - houzz.com - Contemporary Bedroom by London Interior Designers & Decorators Chantel Elshout Design Consultancy; 2 – housebeautiful.com 

Quarto cinza escuro

O quarto cinza escuro apresentou o terceiro pior resultado no quesito sono: média de seis horas e doze minutos por noite. Assim como o marrom escuro, o cinza escuro não é muito recomendado na decoração porque pode causar sensação de isolamento emocional e desconforto, que resultam em tristeza e falta de sono.

A pesquisa também revelou que os britânicos que dormem num quarto cinza escuro são os mais propensos a fazer compras online na cama.

Quarto dourado  

Pode parecer clichê, mas os resultados mostram que banqueiros e agentes imobiliários são mais propensos à decoração dourada no quarto, que simboliza riqueza e prosperidade.

 

1 – housebeautiful.com; 2 – apartmenttherapy.com

Quarto caramelo

Agora uma surpresa: os casais que dormem em quartos com decoração caramelo relataram ter relações sexuais três vezes por semana, média bem maior que os que dormem em quartos vermelhos.

Quarto vermelho

Pois é, contrariando o senso comum e a visão de vários especialistas, quartos vermelhos não foram apontados na pesquisa como campeões de clima caliente, rs. Os casais com quarto dessa cor relataram ter relações sexuais apenas uma vez por semana, em média.

 

housebeautiful.com

Quarto branco ou creme

Uma curiosidade revelada pela pesquisa é que os workaholics britânicos parecem gostar de um quarto com decoração predominantemente branca ou creme. Entrevistados com quartos dessas cores foram os mais propensos a levar trabalho para a cama.

E aí, os resultados do estudo batem com seus hábitos? Deu vontade de mudar a cor do quarto? Comentem!

Beijocas estaladas!

Fontes: travelodge.co.uk e housebeautiful.com

 

 

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo