Como cuidar de suas plantas no outono

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Período de dormência é necessário para que a planta armazene energia para sobreviver ao inverno

Por ser um período de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características dessas duas estações, ainda que amenizadas. As chuvas se reduzem, a temperatura começa a cair e algumas regiões têm que lidar com a chegada dos nevoeiros. As plantas saem de uma época de abundantes chuvas e iluminação e preparam-se para enfrentar períodos de estiagem e baixas temperaturas.

Com o início do outono os cuidados com as plantas começam a ser redobrados para que elas cheguem saudáveis ao inverno. A estação é conhecida por ser o período de preparo para a dormência das plantas, que funciona como uma espécie de hibernação. Nessa época é preciso atenção com a poda, adubação e irrigação para não sobrecarregar a terra com nutrientes e água, prejudicando o desenvolvimento ou até mesmo matando a planta. Conheça algumas dicas para garantir um jardim bonito e bem cuidado.

A poda é um recurso que deve ser mais explorado durante o outono, pois a retirada dos galhos e folhas em excesso facilita a penetração dos raios solares, essenciais para armazenar energia durante o período da dormência. Alexandre Zebral, paisagista, lembra que essa fase de queda das folhas é um processo natural antes da florescência e que quanto menos folhas com coloração amarelada, mortas ou galhos comprometidos e doentes mais energia a planta consegue armazenar. A paisagista Ana Paula Magaldi complementa, apontando que essa medida ajuda a fortalecer as plantas, além de priorizar o aspecto estético do jardim.

Alexandre menciona também que não se deve fazer podas drásticas no outono, pois isso interfere no desenvolvimento e armazenamento de energia. "As folhas que estão caídas aos pés das plantas devem ser retiradas e aquelas que vão florescer no final do outono ou inverno não devem passar pelo processo de poda", orienta. "Cada espécie pede um tipo de poda, mas o convencional é fazer algo simples, apenas para tirar as folhas secas", comenta Ana Paula. Para cuidar do jardim é preciso basicamente de um rastelo para retirar folhas, pás e tesoura de poda. Alexandre comenta que é preciso esterilizar as tesouras de poda para evitar que ao realizar um corte, a planta venha a ser contaminada com algum fungo ou bactéria presente no utensílio.

Veja na página seguinte como fazer a adubação correta e a quantidade de água que as plantas precisam no outono.

Adubação e água

Fertilizantes são essenciais para que as plantas se desenvolvam bem, porém, quando aplicados em excesso, o efeito pode ser justamente o contrário. A recomendação de Ana Paula é adubar as plantas a cada 20 dias durante o outono, com preferência para os fertilizantes orgânicos. Alexandre concorda com Ana Paula e complementa justificando que os materiais orgânicos tendem a manter o solo úmido. "O fertilizante mais recomendado nesse período é o húmus de minhoca, mas o mercado também disponibiliza opções como a torta de mamona e a farinha de osso", lembra Alexandra Zebral.

A frequência com que se irriga as plantas também diminui, pois devido a baixa da temperatura, a perda de líquidos também é menor. "Se antes elas eram regadas a cada dois dias, no outono, dependendo da espécie, podem receber água com um intervalo maior. O ideal é regar a cada quatro dias, mas é preciso ficar atento quanto à umidade da terra", comenta Alexandre. Espécies que retém líquido, como os cactos, podem ser regadas a cada 15 dias, enquanto as que necessitam de mais água, como as bromélias, precisam de um intervalo menor de tempo entre uma irrigação e outra.

Alexandre ainda comenta que a quantidade de água varia conforme o tipo da planta, porém, há um método para identificar se a planta está recebendo pouca ou muita água. "A melhor forma de saber sobre a hidratação da planta é tocando a terra. Caso ela esteja seca, é necessário molhá-la, porém, caso esteja úmida, deixe para regá-la no dia seguinte", orienta Alexandre.

Veja na próxima página como proteger as plantas das pragas e das baixas temperaturas.

Proteção

A baixa das temperaturas pode acarretar danos permanentes nas plantas, principalmente naquelas que são adaptadas para o clima tropical. Algumas espécies se adequam à mudança de temperatura, mas cuidados simples ajudam a minimizar o impacto ocasionado pelo frio. As variações bruscas de temperatura, quando os dias são quentes e as noites são geladas, podem ser causa de problemas para o jardim. Correntes de ar mais intensas também podem prejudicar o desenvolvimento das plantas.

As pragas que podem danificar as plantas são outro fator que merece atenção de quem está cuidando do jardim. O primeiro passo é identificar qual é o mal que está atacando para então buscar a melhor forma de exterminá-lo. "As pragas mais comuns que atacam as plantas de jardim são os pulgões e as joaninhas. A prevenção varia de acordo com o agente causador do problema, portanto, antes de iniciar qualquer tratamento é preciso saber o que está atacando e qual é a forma menos agressiva para eliminar a praga", comenta Alexandre.

Na próxima página conheça algumas dicas para montar o seu jardim no outono.

Montando o Jardim

Graças à grande extensão do país, é possível acompanhar esse fenômeno da queda das folhas em algumas cidades da região sul, ao mesmo tempo em que espécies como a acácia-mimosa e o gerânio florescem vistosas no norte brasileiro. Outras plantas que florescem no outono são a orquídea catleia, a flor da fortuna (floresce mais próximo do inverno), a camélia, o antúrio, as dálias, os cosmos-amarelos, as anêmonas, a bela-emília ou jasmim azul e a pata-de-vaca. Árvores como a Quaresmeira, Paineira e a Castanha-de-macaco também ficam floridas durante o outono.

Agora, se você quer preparar seu jardim para ficar florido na primavera, esta é uma boa época para plantar narcisos, flores-de-lis, calêndulas, amores-perfeitos, sempre-vivas, copos-de-leite, onze-horas, margaridas e cravos.

Continue lendo como cuidar das plantas de interiores.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo