Como cuidar do seu pequeno jardim

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Dicas essenciais!

Atendendo a pedidos, escrevemos este artigo com dicas essenciais para cuidar de um pequeno jardim...

1- Como montar:

Um pequeno jardim pode ser composto por alguns vasos ou por pequenos canteiros delimitados com toras, tijolinhos inclinados, dormentes... Plantam-se neles espécies de médio e pequeno porte como azaléias, viburnos, gardênias, camarão, murtas podadas, buxinhos bolas, íris, moréias, spatifilum ou lírio da paz, e como forrações rabo-de-gato, evolvulo, dinheiro em penca e mini grama preta que são as espécies mais fáceis de cuidar. Tome o cuidado de verificar quanto de sol a área recebe antes de escolher as espécies e pergunte ao vendedor qual escolher em função do tempo de sol da sua área. Áreas bem ensolaradas não têm restrições.

Após o plantio, manutenção e adubação corretas terá plantas saudáveis e floridas.

2- Para plantar:

Terra: a terra deve ser boa. Quando muito vermelhas são argilosas e se compactam muito devendo ser misturadas com areia e muito húmus. Prefira as terras escuras, de cor marrom café. Sempre misturá-la com um pouco de areia e húmus ou esterco curtido de curral, se for de galinha, use pouco! Colocar também calcário na proporção de 150 gramas por metro quadrado de jardim, farinha de ossos e torta de mamona na mesma proporção.

3- Para cuidar:

Adubação: deve ser feita, no mínimo duas vezes por ano, em julho/agosto prenuncio da primavera e janeiro. Se você for cuidadoso (a) e quiser pode usar adubo químico, a cada três meses em pequena quantidade, npk 10-10-10 (folhagens) e 4-14-8 (para floração), atentando sempre para a receita da embalagem.

Ferramentas básicas: 1 tesourão de poda de arbustos, 1 tesoura de poda para galhos, 1 maquina de cortar grama de fio de nylon, 1 pasinha de mão com ponta fina (se for uma área maior é melhor ter 1 enxadão para abrir covas e 1 enxada para acertar o terreno), 1 pulverizador de 1 litro para prevenir pragas ou mesmo para borrifar água nas folhas.

No dia a dia, regue em dias alternados, ou a cada dois dias se o seu clima for úmido. Corte com a tesoura todos os galhos e folhas secas e verifique pragas ou insetos.

Tratá-lo sempre com carinho que ele retribuirá muitas alegrias... Estes são os cuidados básicos para ter um jardim lindo!!!!

Leia também: begônias

Tags:

Comentários


  • 28 de maio de 2008 às 00:00
    Simplesmente amei!! Principalmmente porque não sei cuidar de plantas, apesar de amá-las. Com certeza vou guardar essa matéria, pois vou fazer o meu jardim num espaço pequeno, pois moro em apartamento. Mas o que importa mesmo é começar a aprender, e depois que ficar pronto enviarei uma foto. Beijossss à todos! Isabel López.
  • 23 de setembro de 2008 às 00:00
    Adorei o artigo, há muito estava procurando algo parecido.

    Parabéns e que a energia da Primavera em flôr os proteja.



    Um beijo a todos.



    Eloá
  • 25 de setembro de 2008 às 00:00
    Ótimas dicas!

    Tenho um pequeno canteiro no meu apto., de 25cm de largura por 1,5 de comprimento mais ou menos, o que é aconselhavel plantar? Algo com flores? Arbusto alto ou algo que "caia" pelo gradil? Bate bastante sol à tarde.

    Obrigada!
  • 29 de novembro de 2008 às 00:00
    Comprei dois vasinhos da planta dinheiro-em-penca e os coloquei em minha área, local onde pega um solzinho no período da manhã. Acontece que há alguns dias começaram a aparecer ramas secas no meio da planta, como se estivesse morrendo aos poucos ou sofrendo com o lugar. Todos os dias as rego mas parece não estar reagindo. O que fazer? Vcs podem me ajudar e dar dicas pra salvar as minhas plantinhas? Elas são lindinhas e gostaria de tê-las sempre em minha casa.

    Obrigada,

    Elaine Bressan
  • 9 de dezembro de 2008 às 00:00
    Olá !!!

    Preciso de uma ajudinha...

    Vou mudar de casa, e a nova casa tem um corredor onde possibilita o plantio nas laterais . Flores perfumadas talves ?

    Mas que flores plantar ?

    No fundo da casa tem um pequeno espaço (um quadrado)e tem até bananeiras, são pequenas,(3)uma delas já está dando frutos ! rs...rs...rs..

    Pensei em fazer ali um jardim mas não sei oque plantar... Sou recém casada e não sei nada sobre flores...

    Pode me ajudar ?

    Por favor...

    Grande beijo e um Feliz Natal !
  • 13 de janeiro de 2009 às 00:00
    Olá!



    Amei as informações, mas, tenho jardim aqui em São Paulo e outro que começo a planta-lo agora em Fevereiro, em uma casa que compramos na praia.

    Gostaria de saber as mudas que posso plantar, nos dois casos, alem da Azaléia, que acho bastante resistente, gostaria de dicas de plantas que floresçam o ano todo, ou pelo menos quase o ano todo e como tratá-las.



    Grande abraço, a todos.
  • 16 de janeiro de 2009 às 00:00
    Adquiri um lote 13 x 33 escorrido para o fundo deixei 5 m de frente mais 10 m da casa e mais 4 m no fundo totalizando 19 aterrados faltando 14 m por aterrar uma vez que joguei caida da agua para a rua, frente do lote. Acontece que a altura no final do lote é de 2.20 m de altura. Fiz uma análise e irei precisar em torno de 40 caminhões para aterrar o restante do lote, se eu tivesse recurso faria uma bela piscina ou aterraria tbem, mas como não tenho condição peço que alguém que me dê uma dica de como fazer sem que eu venha gastar um rio de dinheiro pois só no alicerce de arrimo gastei 15.000,00.
  • 31 de janeiro de 2009 às 00:00
    ...tenho um jardim pequeno que quero modificar.
  • 11 de fevereiro de 2009 às 00:00
    Tenho um espaço de 3000 metros, porém não sei o que devo plantar nele...Gostaria q se possível vc. me desse sugestões!!
  • 11 de fevereiro de 2009 às 00:00
    Tenho um espaço de 3000 metros, porém não sei o que devo plantar nele...Gostaria q se possível vc. me desse sugestões!!
  • 26 de fevereiro de 2009 às 00:00
    Olá, gostei muito das dicas,pois vou fazer um pequeno jardim e tenho certeza que agora vou fazer td correto!!!

    Gosto muito de plantas, e gostaria de saber como colocá-las em um espaço pequeno sem prejudicá-las,e com certeza essas dicas me ajudaram muitoo!!!



    Um grande abraço a todos.
  • 23 de março de 2009 às 00:00
    gostei muito da matéria, tenho um apartamento com grande área em volta, tenho algumas plantas e queria saber se posso plantas bougaville e vasos pois tenho uma´pérgula queria colocar em volta, obrigada se puder me ajudar Jô Brasilia
  • 7 de abril de 2009 às 00:00
    adoreiiiiiiiiiii este site
    e tudo de bommm
    beijo pra todos
  • 7 de abril de 2009 às 00:00
    adoreiiiiiiiiiii este site
    e tudo de bommm
    beijo pra todos
  • 7 de abril de 2009 às 00:00
    adoreiiiiiiiiiii este site
    e tudo de bommm
    beijo pra todos
  • 7 de abril de 2009 às 00:00
    adoreiiiiiiiiiii este site
    e tudo de bommm
    beijo pra todos
  • 7 de abril de 2009 às 00:00
    adoreiiiiiiiiiii este site
    e tudo de bommm
    beijo pra todos
  • 7 de abril de 2009 às 00:00
    adoreiiiiiiiiiii este site
    e tudo de bommm
    beijo pra todos
  • 27 de maio de 2009 às 00:00
    HA ESQUECI DE COMENTAR O SITE É OTIMOOOOO.. OUTRA COISA MEU JARDIM QUERO COM GRAMA E PLANTAS ENTRE A GRAMA VAI SER PEQUENO MAS VAI SER LINDOOOO COM A JUDA DE VCS
  • 27 de maio de 2009 às 00:00
    OLA. VC PODERIA ME ENVIAR FOTOS DE JARDIM, TENHO UMA CASA EM CONDOMINIO HORIZONTAL. E MEU ESPAÇO É POUCO MAS QUERO FAZER UM JARDIM NA VARANDA E O MODELO Q EU IA FAZER MEU VIZINHO FEZ... ANTES DE MIM E NAO FOI EU QUEM DEU A IDEIA PRA RSRSRSR MAS ELE FOI MAS RAPIDO.. POIS É E NAO TO CONSEGUINDO ARRUMAR OUTRO DIFERENTE DO, DO MEU VIZINHO ME AJUDE POR FAVOR UM ABRAÇO,,, PODE SER GRANDE AI SO FAÇO DO MESMO MODELO SENDO MENOR
  • 15 de setembro de 2009 às 00:00
    Amei ao site.

    Vcs podem me ajudar? Estou para comprar um aparador de grama, meu gramado é pequeno é de 5x6m eu tinha um cortador eletrico e este pifou, tambem durou mais de 15 anos. Estou pensando em comprar um de nylon, mais me informaram que ele cansa muito , não tem como manter o nível e queima a grama? O que fazer.

    Grata
  • 21 de setembro de 2009 às 00:00
    Ola poderia me dar uma ideia de um pequeno jardim(10X10 m²) na frente de uma casa Nao esqueçendo que vai dar sol e chuva (brasilia) Se possivel fotos Obrigada
  • 29 de setembro de 2009 às 00:00
    me ajudem a cuidar do meu buxinho!!

    moro no rio tenho um buxinho na minha varanda ele ficava o dia todo no sol agora mudei ele de vaso e de lugar coloquei num vaso plastico e o lugar que ele esta quase nao pega sol estou molhando todo dia mais ele esta muito amarelado me ajudem.. Obrigado
  • 30 de setembro de 2009 às 00:00
    Obrigado pelas dicas gosto muito de plantas mas nao sei cuidar direito e agora vou fazer o meu jardim ,seguindo suas dicas !!!
  • 18 de outubro de 2009 às 00:00
    gostei muito da orientaçao vou aprica-la no meu jardim depois eu mando uma foto

    beijos
  • 24 de novembro de 2009 às 00:00
    Poxa!! Adoro plantas , so que não sei cuidar bem das bichinhas..acho linda uma ksa que possui muitas plantas ..tenho um jardim pequeno ..so que não sei o que plantar..ja coloquei varias plantas mas acabo tirando por ficar feias...conto c vc para deixa-lo bonito ok!! bjos!! Day..
  • 26 de novembro de 2009 às 00:00
    Amei sua dicas, sou apaixonada por paisagismo, sempre quiz fazer um jardim na área da minha casa, mas não sei por onde começar. vc pode me dar algumas dicas. Meu terreno têm 15 metros de largura por 25 de fundo, minha casa fica no meio do terreno, sobra área na frente e atrás, pega sol da tarde.



    Bjs.



  • 10 de janeiro de 2010 às 00:00
    tenho um espaço pequeno aqui no meu quintal e gostaria de fazer um jardim voce poderia mandar fotos para eu ver alguns modelos de jardim ,muito obrigado adorei as suas dicas
  • 10 de janeiro de 2010 às 00:00
    tenho um espaço pequeno aqui no meu quintal e gostaria de fazer um jardim voce poderia mandar fotos para eu ver alguns modelos de jardim ,muito obrigado adorei as suas dicas
  • 4 de fevereiro de 2010 às 00:00
    por favor gostaria q vc mandasse fotos de jardins para mim, pos pretendo fazer um bem pequenho e pratico...obs moro na região nordeste!!!
  • 25 de fevereiro de 2010 às 00:00
    oi adorei seu site
    estou fazendo um pequeno jardim na mina casa mas bate muita sol e eu gosto de plantas que dar flor gostaria de plantar azaleias e queria que me desse sujetão que e podesse plantar.
  • 21 de março de 2010 às 00:00
    sou louca por plantas, tenho varias dentro de casa e algumas fora, tenho muita vontade de ter um jardim mas minha casa é um sobrado e não tem espaço , apenas uma área muito grande sobre a segunda lage onde temos uma churrasqueira, estava pensando se daria certo de fazer um jardim nessa área. se possivel mande indicações grata.
  • 9 de abril de 2010 às 00:00
    gostei muito das dicas,vou fazer um pequeno jardim e gostaria de ver fotos para que podesse ter algumas ideia moro na Bahia obrigado......
  • 12 de abril de 2010 às 00:00
    parabens. achei lindo e pratico sou apaixonada por rosas tds especies de flores e folhagens ,não tenho pratica e nem sei como e quando cuidar.meu espaço é pouco e a terra não é boa mt solida e o clima é mt quente mais vou fazer amei as dicas .
  • 25 de abril de 2010 às 00:00

    Adorei! Há muito venho tentando organizar um jardinzinho, mas não sei cuidar de plantas. Com essas dicas vou tentar até uma hortazinha. Amo as plantas!!!.
    beijos!!!
  • 5 de maio de 2010 às 00:00
    Amei suas dicas! São maravilhosas. Vou começar um jardim num espaço de 6m², gostaria de algumas dicas, e se possível alguma foto. Quero um jardim bastante florido, apesar do pouco espaço. Você pode me ajudar?
  • 9 de maio de 2010 às 00:00
    Adorei as dicas, para quem nao tem jeito com jardins estas dicas sao otimas.
    Gostarias de outras dicas pois tenho uma area de 30 m para criar um jardim e pouco dinheiro, gostaria muito de algumas dicas pois quero deixar minha casa com bastante verde. Bjs a todos.
  • 21 de julho de 2010 às 00:00
    Melhor do que voces não há...

    Sois muito importante para nós

    Plantas é sinonimo de Paz e Amor

    eu Amo Voces.

    Bridadoooooooo pelas DICASSSSSSSS
  • 2 de agosto de 2010 às 00:00
    tem um bicho comendo todas as folhas eu não concigo descobri oque devo usar Beijo
  • 12 de dezembro de 2010 às 00:00
    gostaria de receber sempre boas informaçoes sobre como cuidar bem de um jardin
  • 18 de janeiro de 2011 às 00:00
    amo flores preciso fazer um jardim para amanhecer no meio de tanta beleza obrigado senhor por ter nos dadourtir o privilegio de curtir as flores, as plantas e os animais. amo
  • 19 de maio de 2011 às 00:00
    olá,
    moro em condominio e tenho um jardim médio.
    gostaria de saber como é feita a poda e qual material é usado na grama santo agostinho.
    sou de fortaleza. e aqui essa grama é conhecida como icapuan.
    obrigado.
  • 25 de maio de 2011 às 00:00
    Olá...gostei muito...li e anotei algumas dicas,gostaria de 2 ajudas.
    Priemeira:tenho uma vaso c/ primavera à bastante tempo,já faz um tempo que suas folhas ficam meio que enrugadas e secas por sua volta,tem galhos finos e meio tristes embora brotem e floreçam,como esta acontecendo agora,tem alguns brotinhos c/ botõezinhos.
    Segundo:composto orgânico,estou começando um,coloquei pó de serra e restos de legumes e verduras e cascas,mas vou colocando aos poucos,ainda não coloquei terra,tem algum problema ir fazendo aos poucos,conforme minhas sobras diárias?alguma dica ?
    Muito grada,Inez
  • 26 de junho de 2011 às 00:00
    tenho um pequeno jardim, em casa moro no interior paulista, clima quente e seco o devo plantar tipo de flores ou coisa parecida.
  • 26 de setembro de 2011 às 00:00
    Reformei a frente da minha casa e fiz tres floreiras entre as grades do muro gostaria de saber que flores ficaria bom plantar nessas floreiras, por favor me ajude!
  • 13 de outubro de 2011 às 00:00
    Preciso de emprego, trato de jardins em Braga!
    Preços a partir de 25 euros.
    Quem estiver interessado ligue por favor: 914544258.
  • 13 de outubro de 2011 às 00:00
    914544258
  • 13 de outubro de 2011 às 00:00
    914544258
  • 7 de dezembro de 2011 às 00:00
    Não sei cuidar de plantas. Chamei 1 pessoa q faz jardins etc para podar, recuperar etc. Minhas plantas ficam em local q pegam sol mais forte após meio-dia(da tarde toda). Sempre apresentam folhas esbranquiçadas por baixo, e que vão morrendo. Dizem que é "pulgão". O Sr. disse para colocar fumo de rolo diluído em água quente + sabão em pó + água e pulverizar. Não está adiantando, e estou perdendo plantas/folhagens altas e que estavam bonitas e fartas. Vocês tem alguma sugestão ou orientação.
    Obrigada, Sheila Safadi
  • 22 de fevereiro de 2012 às 00:00
    Olha eu gostei da dica foi muito bom saber hoje em dia tenho o meu jardi..... to muito feliz com a dicas eu só de Angola-Luanda para mais informações ai ta 924 78 37 11.
  • 29 de junho de 2012 às 00:00
    Dormentes em madeira de lei, rústicos, 2,80m, cruzetas também em ML, 2,40m, e postes de eucalipto, usados. Ótimo estado. Pátios em Guarujá, SP e Rio Claro, SP.
  • 27 de maio de 2013 às 00:00
    Tenho 400m2 de grama sempre verde. Quase mais de um ano a grama não cresce mais. Já fiz de tudo e nada para ela crescer. Agora reparei que tem uns grilos pulando e o grameiro diz que deve ser paca, pois a terra está fofa e tem uns montinhos de barros alto. Gostaría de saber que veneno pulverizar para matar esses bichinhos. Tenhos cachorros em casa então não pode ser um veneno muito forte.
  • 1 de outubro de 2013 às 00:00
    Quero construir um canteiro de uns dois metro por 40 cm, num canto de parede que esta só com reboco, e queria plantar garra de gato para cobrir a parede o que mais posso plantar neste canteiro, e onde posso encontrar garra de gato.meu corredor não bate muito sol...obrigada.
Ir para o topo