Como cultivar goiabas em casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Plante uma goiabeira e colha goiabas fresquinhas!

Dentre as frutas existe uma que é por excelência brasileira: a goiaba (psidium guajava).
As goiabas são ricas em vitamina C, A, B1, cálcio, fósforo e ferro. São consideradas as rainhas da alimentação nacional, indicadas para emagrecimento, pois são pobres em gorduras.

Já imaginou que delícia colher goiabas frescas diretamente do seu quintal?

Isso é possível! De todas as árvores frutíferas, a goiabeira é uma das plantas mais fáceis de plantar e cultivar, já que nasce de sementes comuns, chegando a ser considerada praga nos pastos por se multiplicar rapidamente.

As árvores frutíferas não precisam ser plantadas num pomar isolado, elas podem ser integradas ao paisagismo de campo ou urbano. A goiabeira floresce no verão e atrai os pássaros, por isso também dão charme à decoração da sua casa, quintal ou jardim com seu colorido rosa ou branco.

Como plantar uma goiabeira

Como cultivar goiabas em casa

Para plantar usando as sementes da fruta em sua casa:

  1. Retire a poupa de uma goiaba bem madura.
  2. Separe suas sementes, colocando-as sobre uma peneira e enxágüe. Deixe secar a sombra.
  3. Depois de secas, plante-as o quanto antes, em um vaso ou em saquinhos de muda.

Você pode plantar as sementes mesmo em épocas mais secas do ano, porém nesse caso regue-as diariamente. Uma dica para manter a umidade é colocar uma camada de palha sobre o vaso.

Dois ou três meses depois de ter plantado as sementes de goiaba, sua árvore já deve ter atingido uma boa altura para ser transplantada. Cave em seu quintal, um buraco com cerca de trinta centímetros de profundidade e transplante a muda.

A área aproximada necessária para o cultivo da goiabeira é de 25 metros quadrados. O terreno deve ser plano ou possuir pouca inclinação. Dependendo do solo pode ser necessária a aplicação de calcário e esterco antes de transplantar a muda e depois, uma vez ao ano para mantê-la saudável.

As goiabeiras frutificam melhor em regiões de clima quente, com temperaturas médias entre 25º C e 30ºC. A época ideal para o plantio de mudas de goiabeira é no início do verão. Depois de plantada, a árvore frutificará em aproximadamente 14 meses.

Cuidados com goiabeiras e goiabas

Como cultivar goiabas em casa

Atente para usar uma terra boa, adube sempre que necessário e não deixe faltar água.

Árvores frutíferas precisam ser podadas, tirando o excesso de galhos e folhas, você melhora a insolação e ventilação da copa o que ajuda no controle de pragas e doenças.

Muitas vezes a goiabeira é atacada pelo vulgarmente conhecido bicho de goiaba. Uma dica para evitar isso logo no início do desenvolvimento da árvore é ensacar no próprio pé as primeiras goiabas em embalagens apropriadas.

Outra maneira é colher os frutos quando iniciam o processo de amadurecimento e deixá-los amadurecer em local seco e fresco. Ao longo do processo de amadurecimento da própria goiabeira, a produção vai aumentando e melhorando de qualidade, até se estabilizar.

Nos próximos anos você poderá saborear deliciosas e frescas goiabas desde o final de dezembro até meados de março.

Curiosidade: a goiabeira vem de uma das grandes famílias botânicas, a Myrtaceae, mais comuns na América e na Austrália. A esta família pertence também a deliciosa e pequenina Guabiroba, sua prima-irmã, além da jabuticaba, uvaia, pitanga e grumixama.

Interessado em outras plantas para paisagismo que atraem pássaros? Veja o artigo aqui.

Tags:

Comentários


  • 2 de novembro de 2007 às 00:00
    Gostei muito das informações contidas neste site. Todavia não consigo identificar as plantas e as árvores pelo ome científico. Creio que os nomes populares ficariam mais fáceis de serem identificados. Grata. Bragança Paulista.
  • 5 de abril de 2008 às 00:00
    adorei este saite,gostaria de saber que tipo de fruta posso cultivar em vasos e algumas dicas desde ja agradeço aldaci
  • 15 de abril de 2008 às 00:00
    adorei todas as informações deste site;gostaria de poder cultivar plantas frutíferas em vasos para um jardim pequeno;desde já agradeço e parabéns.
  • 6 de agosto de 2008 às 00:00
    Muito boa sua exposição.
    Sou professor de dendrologia e gostaria de receber mais informações sobre a família Myrtaceae. se puderes me ajudar agradEmerson Andrade
  • 18 de setembro de 2008 às 00:00
    na verdade entrei pra achar sobre um trabalho da escola e encontrei td o que precisava
  • 30 de outubro de 2008 às 00:00
    Oi td bem?
    Construi em minha casa alguns canteiros suspenso , tendo em media 50cm de altura e o espaço interno em media 0.80m/2.
    As paredes são de tijolo e o fundo é concreto.Preciso de ajuda em um verdadeiro passo a passo pois não entendo nada de flores.
    Segue algumas duvidas:
    - como fazer a drenagem
    - o que fazer para não dar vazemento nem infiltração
    - que plantas devo plantar
    - plantas que necessitam de pouca agua
    - plantas com pouca raiz
    particularmente gosto de coqueiros e plantas altas , e gostaria muito de ter um belo jardim
    SE alguem puder me ajudar ficarei muito grato.
  • 10 de fevereiro de 2009 às 00:00
    Compramos uma propriedade e lá existem duas árvores de minha paixão -goiabeiras.Aguardei ,ansiosa que dessem frutos ...só que ai veio a frustação.As folhas estão todas furadinhas e nada de frutos.O que aconteceu e como devo fazer para "acordá-las"?Agradeço a atenção e aguardarei a resposta,Juracy Marlene
  • 12 de fevereiro de 2009 às 00:00
    bom estava procurando frutos de arvore pra minha priminha trabalho de escola mas foi bem legal eu ter achado oque a goiaba pode oferecer e tals eh bem legal
  • 24 de fevereiro de 2009 às 00:00
    Estou com 2 pes de goiaba que já estão danto bastante. O problema é que as goiabas crescem com bichos, as folhas estão feias, tortas e furadas com manchas pretas. O que devo fazer?

    Obrigada,
  • 3 de setembro de 2009 às 00:00
    Olá, cara BBel, consegui cultivar uma goiabeira de frutos avermelhados, mas no início, nasciam brotos enrrugados e contorcidos, dei uma boa poda no fim do verãi passado, e nasceram brotos fortes e umas poucas flores que deram saborosos frutos, porém muito poucos (6), quero saber o que devo fazer para que frutifique mais da próxima vez, e se posso dar outra poda agora, que acabou a safra, ou em que mês posso podar? E a adubação, quando posso fazer e que adubo devo usar?

    Aguardo ansiosa pelas respostas...

    Um grande abraço!

    Sueli Pinto Lixa.
  • 18 de setembro de 2009 às 00:00
    eu adore beijos
  • 18 de setembro de 2009 às 00:00
    eu adore beijos
  • 2 de janeiro de 2010 às 00:00
    tenho um pé de goiba e está dando muitos frutos, porém, mesmo pequenos já tem bichos. O que devo fazer para colher fruutos bons ( sem bichos) e quando devo podar o pé? Obrigado
  • 15 de maio de 2010 às 00:00
    Adorei a materia, tenho um pé de goiaba roxa num jardim suspenso(em vaso grande) estamos no mes de Maio/2010 as folhas estão amareladas o que está acontecendo com o pé de goiaba, ele tem dois anos e 2 metros de altura, se puder me dar algumas dicas de manejo eu fico muito grata.
  • 29 de junho de 2010 às 00:00
    Tenho quatro pés de goiaba já com uns 20 anos,como estão muito altos e grandes quero-lhe dar uma boa poda,tanto de altura como de copa,mas não sei realmente o tempo certo,eu moro no norte fluminense São João da Barra,qualquer informação a respeito será benvinda,o meu muito obrigado.
  • 21 de agosto de 2010 às 00:00
    sou técnico em agropecuária e gostaria de receber imformações sobre.porque os pés de goiaba quebram os galhos ;racham do tronco principal;
  • 14 de outubro de 2010 às 00:00
    tenho um pé de goiaba em meu quintal ele dar fruto o ano inteiro e igual mulher de pobre dar todo dia e mesmo dar o ano tudo acaba de dar os fruto eu podo e adubo e agua de dois em dois dias vai dar bom demais. so tem que ser de patos de minas mg.
  • 8 de novembro de 2010 às 00:00
    Sou professor de filosofia na UFMG, em BH, e adoro goiaba
    acabo de comprar uma casa com goiabeiras mas estão todas muito abandonadas
    queria uma dica de quem / uma instituição / um prestador de serviços em BH que possa me ajudar a controlar as pragas !!
    obrigado
    Marcelo
  • 12 de novembro de 2010 às 00:00
    estava lendo esta reportagem e vi algo muito interessante, em relação as pragas (bicho da goiaba), gostaria de saber como funciona aquela dica de retirar os frutos iniciais e plantar na própria árvore, qual é esta embalagem que estes frutos tem que ser ensacados?
    adorei este site, muito interessante.
    desde já agradeço a atenção.
    Maria Fernanda - Indaial /SC.
  • 1 de fevereiro de 2011 às 00:00
    tenho um pé de goiaba, e gostaria de proteger os frutos contra os bichos, mas onde posso encontrar os sacos para protege-los naun sei onde posso encontrar
  • 21 de fevereiro de 2011 às 00:00
    Achei excelente a maneira como foi explicada a forma de cultivo da fruta. Parabens pela orientação. Tenho três pés de goiabas só que não as frutas está infestada com os bichinhos de goiaba. Peço orientação para um efetivo combate desta praga.
  • 5 de abril de 2011 às 00:00
    o que fazer para um terra vermelha mais escura produzir caju,pois ja tentei e os pes nao passam de nada
  • 5 de abril de 2011 às 00:00
    o que fazer com as goiabeiras que ficam com os frutos com ferrugem e as folhas furadinhas
  • 20 de abril de 2011 às 00:00
    Parece que todos temos os mesmos problemas com as goiabeiras. Ninguem recebeu resposta? Ô Bbel, ajuda a gente!!!!!!!!!!!!
    Obrigada.
    Staël
  • 22 de abril de 2011 às 00:00
    presciso saber mais sobre os impactos causados ao meio ambiente (é só devido oa uso de agrotóxicos?) Respostas urgente trabalho escolar.
  • 24 de abril de 2011 às 00:00
    querida bbel,que maravilha este site.
    gostaria muito de vê informações sobre plantas frutíferas,que seja de fácil manuseio tipo:mamão,banana.vou morar na zona rural e gostaria muito ter alguns no meu pequeno terreno.a propósito como cultivar agrião ,acelga,couve flor alface americana em pequenos canteiro é possível.?um grande abraços.
  • 13 de setembro de 2011 às 00:00
    Tenho pés de Goiaba roxa e elas sempre dão uma ferrugem nas folhas e as vezes apodrecem antes de crescer! Como posso protege-las e qual a embalagem ideal para proteger o fruto diretamente no pé.
  • 1 de outubro de 2011 às 00:00
    Voce tem informacoa muito positiva y interesante . Isso e muito bom para quen nada sabagronomia Plantei um pe de goiaba mas ele nao cresce . porque y que devo fazer ? molho 2v./day.
  • 4 de outubro de 2011 às 00:00
    Ótimas informações estão disponibilizadas no site. Parabéns!!!
    Gostaria de maiores esclarecimentos sobre a poda da goiabeira, qual é o mês mais adequado, a maneira...
    Aguardo retorno!

    Desde já, obrigada!
  • 29 de outubro de 2011 às 00:00
    TENHO UM PÉ DE GOIABA VERMELHA POREM O MESMO QUANDO CARREGA DE FRUTOS OS MESMOS DÃO BROCAS E NÃO CRESCEM. O QUE DEVO FAZER
  • 17 de dezembro de 2011 às 00:00
    Minha goiabeira está com as folhas parecidas com véu.O que faço para eliminar este bichinho que parece uma joaninha?
  • 14 de janeiro de 2012 às 00:00
    tenho pe de goiaba no sitio elas abodrecem antes de madurar; por fora fica manchas pretas e por dentro tambem
  • 23 de janeiro de 2012 às 00:00
    Olá, eu li seu artigo para descobrir como evitar os bichos na goiaba, mas ainda fiquei com algumas dúvidas. Gostaria de saber qual seria essa embalagem adequada para enterrar as goiabas no pé da goiabeira, "acredito que seja no pé da goiabeira e não no meu", pois vc diz: no próprio pé. E com relação a segunda opção, gostaria de saber: se eu tirar as goiabas quando iniciam o processo de amadurecimento, não irá alterar a qualidade e o sabor das goiabas?
  • 25 de janeiro de 2012 às 00:00
    Adorei as informações sobre a goiabeira, eu gostaria de saber como fazer pois a minha jvai fazer 3 anos e está com 2 m total e ainda não deu fruto.
  • 5 de fevereiro de 2012 às 00:00
    VOU LHE DAR UMA DEIXA PARA VOCE DESENVOLVER EXPERIENCIAS OK. PEGUE UMA GARRAFA DE 1 OU 2 LITRROS DE REFRIGERANTE FURE COM ALGO PONTIAGUDO ESQUENTADO NO FOGO EM LABAREDA NUMA DISTANCIA DE UMA PALMA DE SUA MÃO DA TAMPA DA GARRAFA PARA BAIXO ISTO É TODO O GARGALO, VARIOS ORIFICIOS.COLOQUE AGUA ATÉ ONDE VNÃO POSSA VAZAR OK. DEPOIS DE VCOLOCADA A AGUA NA GARRAFA PONHA UM COPO DE CREOLINA NA GARRAFA E PENDURE DA GOIABEIRA. NÃO SE ESQUEÇA DE TAMPAR A GARRAFA.
  • 15 de fevereiro de 2012 às 00:00
    como combater eficazmente o bicho da goiaba?
  • 26 de fevereiro de 2012 às 00:00
    um broto de goiaba pega raiz?
    POR FAVOR COMO EU FAÇO PARA PLANTAR O BROTO DE GOIABA MANDE NO MEU E-MAIL
  • 29 de fevereiro de 2012 às 00:00
    muito bom o seu artigo
    ajudou bastante
    obrigada
  • 4 de março de 2012 às 00:00
    não vi respostas para as dúvidas acima, inclusive são as mesmas minhas. Desejo também saber a época certa para a poda das goiabeiras. Grata
  • 16 de abril de 2012 às 00:00
    Gostei muito, pois não sabia o més da poda da fruteira, e os béneficios que ela nús trás fiquei surpreso com tudo isso e muito grato obrigado. MAÇEIO ALAGOAS SEXTA-FEIRA, DIA 14 DE ABRRÌL DE 2012. NÂO VOU DEIXAR NÙNCA DE PLANTAF GOIABEIRA.+
  • 2 de maio de 2012 às 00:00
    nasceu no meu quintal um pé de goiaba ,penssava que era das vermelhas ,mais foi das brancas ,sera que fazendo um enxerto com as vermelhas dá certo.
  • 13 de maio de 2012 às 00:00
    TENHO UM PEUENOI SÍTIO E MINHAS GOIABEIRAS, DAÕ UM CÍRCULO PRETO NA CASA E DURO DENTRO TB!! O Q É ISTO E COMO COMBATER?? SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO!! ABÇÃO!!
  • 29 de maio de 2012 às 00:00
    tenho uma goiabeira de 8 anos de idade está enorme como devo poda-la e tambem os frutos não crescem e todos podres a goiabeira pede socorro,algum remedio? grato abraços a todos
  • 31 de maio de 2012 às 00:00
    AMIGOS ESQUECI DE DEIXAR O MEU E MAIL - (jobalvirtual@hotmail.com)
  • 31 de maio de 2012 às 00:00
    OLA PESSOAL, LI MUITO CADA RELATO DOS SENHORES E ACHEI MUITO INTERESSANTE, MOTIVO PELOO QUAL VOU FALAR DE EXPERIENCIA PRÓPRIA, POIS, TENHO VÁRIAS FRUTEIRAS EM MEU QUINTAL COMO - MANGA ROSA; GOIABA; CAJÚ, LARANJA MIMO; MAMÃO, CARAMBOLA; LARANJA CRAVO E ACEROLA, E TENHO A DIZER A TODOS VOCÊS QUE PARA COMBATER TODO TIPO DE PRAGA EU FIZ O SEGUINTE, E DEU CERTO ATÉ HOJE:

    PEGUE DUS GARRAFAS PETI DE 2L, EM SEGUIDA FAÇA 03 FUROS EM VOLTA DA GARRAFA EM DISTANCIAS IGUAIS E COM APROX 21 CM DA BASE PARA A BOCA.

    CONSERVE A TAMPA DA GARRAFA PARA TAPAR QUANDO PRONTA.
    AMARRE UM CORDÃO FORTE COM +- 30CM NA BOCA DA GARRAFA PARA AMARRAR NO LOCAL CERTO.

    FEITO ISSO...DEVE PREPARAR UM LICOR MUITO ATRATIVO DE TODO TIPO DE MOSCAS, PRAGAS, BORBOLETAS E TUDO QUE PUDER DANIFICAR A PLANTA DA SEGUINTE FORMA:
    2 CHICARAS DE ÁGUA+ 01 CHICARA DE VINAGRE + 200 GRAMAS DE ACÚCAR, MEXER BEM E COLOCAR EM CADA GARAFA PETI , JÁ FURADA COM 03 FUROS E AMARRAR CADA GARRAFA NO MEIO DA COPA DE CADA PLANTA , VC VERÁ QUE 90% DAS MOSCAS E PRAGAS SERÃO ATRAIDA PELO LICOR E CAIRAM SE AFOGANDO UM A UM.

    eU FIZ ISSO E ACEVERO QUE É VERDADE E DE MUITO RESULTADO.

    q
    QUANTO A PROTEGER OS FRUTOS COM SACOS ISSO OCORRE QUANDO JÁ SURGIREM NA FRUTEIRA COM TAMANHO INICIAL...O QUAL DEVE SER COBERTO(ENSACADO) COM BOLSA PLÁSTICA E A BOLSA FURADA COM PEQUENOS FUROS PARA VENTILAÇÃO DO FRUTO.

    Espero que tenha colaborado com todos..

    estou a disposição..
    Barreto de Caruaru Pernambuco.
    31/05/12

  • 13 de junho de 2012 às 00:00
    TENHO UM TERRENO DE 700 METROS QUADRADOS E PLANTEI GOIABA COM MUDAS ENCHERTADAS GOSTARIA DE SABER SE POSSO PLANTAR ALGUMAS OUTRAS PLANTAS JUNTO ,PENSO EM PLANTAR MELANCIA ,SERA QUE PODE ATRAPALHAR EM ALGUMA COISA AS GOIABEIRAS QUE AINDA ESTAO EN FASE DE GRECIMENTO E NAO COMEÇARAM PRODUZIR FRUTOS ,SERA QUE OS VENENOS QUE VOU USAR PRAS GOIABAS PODE SER APLICADO NAS MELANCIAS?
  • 29 de agosto de 2012 às 00:00
    Posso plantar goiabeira em vasos?
  • 10 de setembro de 2012 às 00:00
    gostei muito da dicas que voces da mas eu to com um pobrema nos meus pes de goiabas em casa eles ta dando muito biixos mesmo verde voces podem me ajuda por farvo
  • 11 de novembro de 2012 às 00:00
    em que tipos de terras ela dar?gostei do resto
  • 18 de novembro de 2012 às 00:00
    Boa tarde, gostaria de saber se posso plantat uma goiabeira em vaso? Grata.Se puder me responde por email, eu agradeço.
  • 30 de novembro de 2012 às 00:00
    peguei uma muda de goiaba com pouca raiz nasse mesma a sim
  • 7 de dezembro de 2012 às 00:00
    Gostaria de uma solução para a minha goiabeira,é antiga 10 anos mais ou menostodo ano dá goiaba,mais sem qualidade,eu pódo eu adubo,e agora fasso armadilha da garrafa peti ,este ano caiu todas as folhas,nasceu novas folhas muito bonitas,florio bastante e brotou muitas goiabas,só que quanto ficaram do tamanho de uma azeitonas comesaram a cair , cai em média umaas 300 goiabinhas por dia é incrivel como deu goiaba ,gostaria de uma orientação,fico na espera e agradeço desde já
  • 10 de dezembro de 2012 às 00:00
    meu pe de goiaba carrega muito,mas so q quando abro as goiabas de vez ou maduras estao todas podres por dentro,ja o podei duas vezes em que o deixei sem nenhuma galha,as quais brotarao e abrirao butoes e germinarao goiabinhas aparentemente perfeita por fora mas por dentro todas podres.
    o que devo fazer?
  • 7 de janeiro de 2013 às 00:00

    TENHO NO MEU QUINTAL UMA BELA GOIABEIRA DE FRUTOS GRANDES, PORÉM MUITO BICHADAS COMO COMBATER A PRAGA?
  • 7 de janeiro de 2013 às 00:00
    Tenho uma goiabeira que deu bastante frutos este ano, e gostaria de saber em que mês é que se pode podar as arvores. Agradeço informação
  • 21 de janeiro de 2013 às 00:00
    Tenho chácara numa região que a terra é mto vermelha,tem varios pés de gioaba e de manga,que todo ano dão muitos frutos,mas quando amadurece por dentro é puro bicho,como fazer e o qual produto devo usar pra combater essa praga?
  • 22 de janeiro de 2013 às 00:00
    tenho um pé de goiaba vermelha no meu quintal, agora começou a dar frutos só que os primeiro frutos vão crescendo e ficando deformado, cheios de calombos dá a impressão que estão quando amadurecerem vão ficar podre. o que devo fazer para ter frutos sadios? aguardo uma resposta. obrigado!
  • 27 de janeiro de 2013 às 00:00
    Amiga e irmã Sra. Maria Cecília,
    que a paz de nosso mestre e irmão Jesus possa estar presente em nossos corações.
    Sra. Maria, eu não conheço praticamente nada de plantas medicinais, mais depois
    de ler este seu artigo, me interessei bastante em fazer uma horta medicinal.
    Como fazemos parte de uma instituição Espirita em Santa Cruz no Rio de Janeiro, eu peço a sua ajuda, pois pretendo plantar vários tipos de plantas medicinais.
    Inclusive com as suas orientações poderemos dar cursos para os jovens da evangelização e para as famílias carentes que a nossa instituição ajuda.
    Também temos pés de goiabas que estão com muitos bichos, e já nascem tortas e manchadas, o que eu tenho que fazer?
    Os pés de mangas também estão doentes.
    Desde já te agradecemos e muita paz e alegria para a senhora e todos a sua volta encarnados e desencarnados.
    Claudio Pinheiro
  • 1 de fevereiro de 2013 às 00:00
    tenho uma goiabeiro ha 2 anos,na primeira vez as goiabas cresceram lindas e doce.agora as goiabas estão pequenas e com ferida parece ferrugem.e tambem quero saber que tipo de embalagem é usada para ensagar,pois até agora não achei o tipo no site.povavor me ajude se voce poder.Obrigado
  • 21 de fevereiro de 2013 às 00:00
    plantei goiaba rosa e nasceu goiabas enormes lindas porem sao brancas .porque?
  • 24 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Ola, tenho uma goiabeira no meu quintal ela produz frutos enormes porem sem doce e com bichos como resolvo isso. GRATO.
  • 26 de fevereiro de 2013 às 00:00
    Tenho 3 pes de goiaba das grandes mais só que desde pequenas esta dando bichos o que devo fazer bater que inseticida
  • 6 de março de 2013 às 00:00
    olá tenho uma chácara com diversas frutas e muitos pés de goiabeira, 2 pergunta as folhas da goiabeiras estão todas furadas e muito binhos nas frutas nunca podei os pés como faço para podar tem altura de uns 4 metros, e qual o veneno para puvorizar esta goiabeiras.
  • 15 de março de 2013 às 00:00
    Obrigado pela clara e prática informação. Moro em clima quente meu terreno é muito arido.
  • 13 de maio de 2013 às 00:00
    Por favor,gostaria de saber como evitar e tratar a goiabeira que está dando ferrugem?
  • 23 de maio de 2013 às 00:00
    Tenho uma goiabeira e na segunda safra começou a aparecer uns furos na goibala e dentro dela um tapuru. No interior fica uma parte preta onde o tapuru se aloja. O que devo fazer?
  • 21 de junho de 2013 às 00:00


    Tenho uma goiabeira, esta produzindo grandes frutos e
    estao sadios, mas estao totalmente SEM DOCE, o que faço
    para alcançar frutos doces????

    se alguem souber da solução.
    wesleicontabil@hotmail.com


    Att

    Weslei
  • 30 de junho de 2013 às 00:00
    Tenho uma pequena goiabeira e já não me lembro como é que começa a nascer
    a fruta. Será que me pode ajudar?
  • 13 de agosto de 2013 às 00:00
    Tenho uma goiabeira em meu quintal e ela carrega de goiabas todos os anos,só que as goiabas vem carregadas de bichinhos.Como posso acabar com isso.Tem algum remédio que possa combater os bichos.obrigado.
  • 18 de agosto de 2013 às 00:00
    e verdade que se coloca sacos nas goiabas no pe , elas nascem sem bichose portegem , elas as goiabas nascem saudável ??????? responda ai gente eu agradeço
  • 30 de setembro de 2013 às 00:00
    GOSTARIA DE TER INFORMAÇOES SOBRE GOIABAS. .PORQUE AS MINHAS GOIABEIRAS ESTA DANDO FLOR PELA PRIMEIRA VEZ.COMO FAÇO PARA EVITAR OS FAMOSOS BICHOS DA GOIABA??COMO FAÇO AS PODAS OU DESFOLHANTOS ?? DEVO USAR ALGUM VENENO ? QUAL E O ADUBO PROPRIADO PARA USAR ? FICO MUITO GRATO PELAS INFORMAÇOES..FICO MUITO GRATO.......
  • 9 de novembro de 2013 às 00:00
    Como proteger a goiaba!
    O ensacamento das frutas para protegê-las do ataque de moscas é uma das práticas fitossanitárias mais antigas e eficazes. Dois importantes pesquisadores, Piza Junior e Kavati, indicam sacos de papel-manteiga, com dimensões de 15 x 12 centímetros para proteger goiabas de mesa (Psidium guajava L.) remanescentes do desbaste.
    Os sacos, que podem ser adquiridos prontos, são presos no pedúnculo do fruto, ou no ramo que o sustenta, por meio de um fitilho vegetal ou arame fino. O ensacamento das goiabas novas - do tamanho de uma azeitona - visa obter frutos de melhor qualidade e sem resíduos de agrotóxicos. Tem ainda a finalidade de proteger o fruto do ataque do gorgulho, das moscas-das-frutas e da incidência direta do sol.
Ir para o topo