Como decorar pequenos espaços

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Ambientes pequenos merecem atenção para combinar funcionalidade e aconchego

Organizar e decorar ambientes compactos demanda planejamento minucioso para aproveitar os espaços. Seguir algumas dicas de especialistas pode ser crucial para deixar os pequenos espaços bonitos e principalmente aconchegantes. As arquitetas Calina Mussi e Daniela Barranco Omairi dão dicas para compor os cômodos de forma harmoniosa e funcional, sem exagerar e deixar aquela sensação de que são menores do que realmente aparentam.

Daniela lembra que a prioridade na hora de escolher os móveis é ter noção em relação ao espaço que será ocupado por eles. "Os móveis sob medida sempre são boas opções para aproveitar melhor os espaços, mas é preciso ter cuidado e não ocupar todo o espaço com eles", comenta Daniela Omairi. Calina aponta a funcionalidade do ambiente, a ergonomia e a circulação como critérios que devem ser observados antes de se comprar os móveis. Outra boa opção, segundo Daniela, são os móveis modulados, mas é preciso cuidado, pois a modulação pode ser disposta de forma incorreta e prejudicar o aproveitamento do espaço. Para Calina Mussi, o problema de optar pelos móveis modulados é que as empresas nem sempre disponibilizam serviço de ajustes e, nesses casos, o aproveitamento do espaço pode ficar comprometido.

A cor dos móveis também influencia na percepção de espaço desses ambientes, bem como a iluminação que irá incidir sobre o cômodo. "Evite usar mobiliário escuro, pois assim como as cores fortes nas paredes dão a sensação de ambiente menor, o mesmo acontece quando se usa cores escuras nos móveis", comenta Daniela. Calina menciona que há alguns móveis em que não é possível mexer no tamanho, como uma cama de casal padrão ou um móvel que requer profundidade para comportar o equipamento de áudio e vídeo, por exemplo. "Esses móveis devem ser práticos e funcionais para atender a expectativa dos moradores", comenta Calina.

A iluminação é um dos fatores que também influencia diretamente para a composição da decoração de ambientes pequenos. Calina explica que o uso de luz chapada dá a sensação de um centro cirúrgico. "Quanto mais pontual e indireta, mais se cria uma cena de sombra e luz, que dá sensação de movimento e, consequentemente, aumenta a sensação do espaço", acrescenta Mussi.

O projeto acima, da arquiteta Calina Mussi, usa tons pastel para dar contraste no pequeno cômodo, transmitindo a sensação de um ambiente maior do que ele realmente é. O grande espelho na parede atrás da cama dá a sensação de aumentar a profundidade, enquanto a iluminação indireta deixa o clima mais intimista e aconchegante.

Veja na próxima página como usar objetos decorativos sem tornar o ambiente carregado e cansativo.

Objetos

Unanimidade entre os arquitetos e designers de interiores, o espelho aparece como o item mais lembrado quando o assunto é proporcionar sensação de amplitude no ambiente, mas o uso da peça requer alguns cuidados. Daniela ressalta que utilizar o espelho é uma boa alternativa, porém não se deve exagerar, pois tudo que é usado em abundância passa a sensação de aperto.

Outra dica de Daniela é se valer de móveis com medidas mais modestas. "Na escolha dos móveis não se pode exagerar. A melhor opção sempre é pelos móveis mais enxutos", comenta. De uma forma geral as arquitetas concordam que é possível usar de tudo um pouco, desde que essa quantidade seja proporcional ao espaço. "O ideal é medir com uma trena o espaço disponível e também os móveis antes de sair comprando nas lojas", sugere Daniela.

A arquiteta Calina Mussi complementa a lista de sugestões com o uso de objetos polidos, como metal e vidro, ou com superfícies com brilho, como laca e cores claras. "Para que o ambiente não fique frio com o uso de cores muito claras, objetos de madeira em detalhes sutis podem ser uma boa sugestão. Não há regra e nada é muito rígido. Tudo depende do cliente e do que ele espera para aquele ambiente", explica Calina.

Segundo Calina, a compra dos tapetes para a decoração dos ambientes também merece atenção, pois um tapete pequeno diminui a sensação de espaço do cômodo. O ideal nesses casos, segundo a arquiteta, é não ter tapete ou investir em uma peça grande, para formar uma base e uma sensação visual maior.

O projeto acima é da arquiteta Cinthia Garcia e da designer de interiores Andréia Karalkovas. Para ampliar a sensação de espaço traz elementos reflexivos na borda do espelho e nos objetos que estão sobre o aparador. A cortina transparente filtra os raios solares sem escurecer o ambiente, que tem teto rebaixado em gesso e iluminação indireta.

Veja na próxima página como as cores podem influenciar na percepção desses ambientes.

Cores

Assim como na regra dos móveis, as cores do ambiente também não devem ter tons escuros para minimizar a sensação de espaço reduzido. "A cor escura deve sempre ser evitada, mas em alguns casos é possível usar para destacar uma parede. Tons muito vibrantes cansam a vista e podem carregar o cômodo", explica Daniela.

Calina Mussi defende uma liberdade maior em relação ao uso de cores. "Nada fica proibido, pois tudo está a critério do cliente", ressalta a arquiteta. Para Calina, tecidos estampados, papel de parede chamativo, textura e cores fortes tendem a passar a sensação de sufocamento e por esse motivo é indicado o uso de cor lisa, chapada, sem muita informação.

Para evitar erros e arrependimento depois de ter comprado os móveis, objetos e pintado as paredes, Daniela Omairi sugere que antes de sair gastando para decorar a casa é importante contratar o auxílio técnico de um profissional gabaritado para ajudar no aproveitamento do espaço. "Mesmo um apartamento pequeno pode ser bonito e charmoso quando adequado ao espaço", comenta Daniela.

O projeto acima, da arquiteta Daniela Barranco Omairi, usa a cor preta para destacar a parede atrás da cama. O tapete escolhido para demarcar o espaço também é na cor preta e contrasta com o restante de cores do ambiente dando sensação de espaço. Espelhos e o projeto luminotécnico complementam o cenário intimista perfeito para o descanso.

Leia mais:Truques de decoração que ampliam a percepção de espaço.

Tags:

Comentários


  • 14 de junho de 2010 às 00:00
    Bom Dia,Bebel adorei essa matéria.aliás todas suas matérias.não sabia que tem promoções e concursos.quando tiver novamente gostaria de ser avisada.pois sou uma leitora assidua de vcs.obrigada!
  • 20 de junho de 2010 às 00:00
    excelente guia p/uma pessoa leiga como eu....vcs.foram bem clara ao explicar como aproveitar melhor os espaços pequenos...principalmente em se tratando dos minúsculos aptos. modernos.... grata e nota 1000 continuem assim, mulheres perfeitas!!!
  • 28 de junho de 2010 às 00:00
    minha sala é pequena o piso é escuro os movéis também só as paredes que são claras mas gostaria de mudá-la sendo que na sala tem três portas que dá acesso á ela como decoro uma sala assim?
  • 16 de julho de 2010 às 00:00
    Gostei das sugestoes ,moro em uma casa com espaço pequeno e gostaria de + sugestoes
  • 27 de julho de 2010 às 00:00
    COMO CHAMA ESSES DETALHES QUE FICA ACIMA DA CAMA FERRO E CORTINA
  • 30 de julho de 2010 às 00:00
    olá querida, tenho um sofá de canto e uma estante grande. minha sala é pequena. como devo decorar? quea cor de parede devo usar, já que o sofá é cinza e a estante é tabaco?
    obrigado.
  • 30 de julho de 2010 às 00:00
    Boa Tarde,

    Acabei de comprar uma apartamento pequeno, gostaria de algumas sugestões de pintura e decoração para o ambiente ficar clássico.

    Grata.
  • 2 de agosto de 2010 às 00:00
    Olá Marcia

    Para o ambiente ficar classico, use cores neutras, apenas com alguns toques de cor nos pequenos detalhes.

    Saiba quais são os truques de decoração , pesquise em varias revistas, observe o que gosta. Vá em frente com segurança pois vai dar certo.

    Beijocas estaladas
    Bbel
  • 2 de agosto de 2010 às 00:00
    Olá Alaides

    Existem truques para ampliar uma sala pequena. Use-os, você vai se surpreender com o resultado.

    Beijocas estaladas Bbel
  • 29 de agosto de 2010 às 00:00
    bebel me ajude tenho muitos moveis em casa,minha casa é muito cheia o que faço gostaria de saber quais os moveis necessario em cada comodo .gostaria de ter uma casa linda ,arrumada e harmoniosa.obrigada
  • 3 de setembro de 2010 às 00:00
    Ligia querida

    Pense em um cômodo de cada vez. Organize, dê o que você não usou pelos últimos 6 meses. Aí veja quais moveis pode retirar do local, objetos que estão encima das mesas e cômodas, deixe o ambiente clean mesmo. Quanto aos moveis deixe apenas os que são necessários para guardar seus pertences naquele ambiente.
    Você verá como sua casa terá o aspecto de mais leve

    Leia nosso artigo como faço para me organizar e você terá muitas idéias.

    Beijocas estaladas
    Bbel
  • 23 de setembro de 2010 às 00:00
    Bom Dia...
    Bebel, Gostaria de saber que cor de fundo posso colocar no parede do meu quarto, sendo os moveis todos brancos com preto???? Qual cor fica mais apropriada para esse tipo de cor....obrigada
  • 30 de setembro de 2010 às 00:00
    Visitando seu blog, aprendi muito com suas dicas, porém, ainda me encontro com dificuldades para decorar minha sala, é que ela é estreita e comprida e comporta, ao mesmo tempo, sala de estar e jantar (minha casa é antiga e ainda não pude reformá-la). Só que o mais difícil é que ela tem uma porta na frente (entrada principal), outra atrás (passagem para a cozinha), na parede da direita duas janelas e na esquerda duas portas (que vão para os quartos). Você pode me ajudar?
  • 3 de outubro de 2010 às 00:00
    Encontrei este site por acaso, pesquisando acho que sobre estetica pos parto, achei que seu formato é interessante, layout gostoso de olhar, bem organizado e fotos lindas com resolução maravilhosas para o visual web, fis o cadastro e estou aqui, porém gostaria de saber quem é bbel, ou o que é...procurei um link ou algo que me explicasse.
    E tbm gostaría de saber se vcs aceitam que os casdastrados mandem por email assuntos interessantes como dicas, mas sem quaisquer obrigatoriedade de que sejam colocados em pauta.
    Obrigada e parabéns...o site é maravilhoso, vou recomendá-lo para contatos que merecem algo de qualidade. bjs!!!
  • 5 de outubro de 2010 às 00:00
    Oi, boa tarde!

    Gostaria de saber, na 1ª foto -a da sala- qual é a cor que foram pintadas as paredes?
    Obrigado
  • 6 de outubro de 2010 às 00:00
    Boa Noite
    Gostaria de uma orientação. Estamos arrumando nosso apartamento e temos um relógio bem antigo, que está num canto que é chanfrado, mas este ambiente vai se tornar uma sala para TV. Aonde fica bem um relógio deste tipo?
    Obrigada
  • 7 de outubro de 2010 às 00:00
    EU AMO TUDO SOBRE DECORAÇÃO E AMEI AS DICAS PARA CASAS PEQUENAS
    PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE!OBRIGADO PELO ESPAÇO.
  • 14 de outubro de 2010 às 00:00
    gostaria de receber endereço de voces urgente para uma informação não temho espaço no quarto do bebe e preciso fazer um espaço para pendurar as roupinhas no cabide no alto por falta de spaço no chão aguardo respost urgente pois o bebe está para nascer.
  • 20 de outubro de 2010 às 00:00
    oi gostaria de sua opiniao:minha sala e pequena minha estante pequena e marfim meu sofa e cafe e estou em duvida nao sei se pinto a mesma de uva ou lilas,o que vc acha?
  • 4 de dezembro de 2010 às 00:00
    eu gostei muito das decoracoes parabens ,mas tenho uma grande duvida meu sofae cortinas sao azuis ai meu marido comprou um tapete furta cor vesde com preto ,achei que ficou escuro ,pesado o que fazer pra alegrar um pouco o ambiente? pintar uma parede de laranja ficaria bom?desde de ja agradeco.
  • 7 de dezembro de 2010 às 00:00
    Achei muito boa as dica , eu tenho duvida como redecorar minha conzinha ela e toda de tjolinhos vermelho e quero mudar reaprveitando com uma cor mas clara como devo fazer?abraços zil.
  • 10 de dezembro de 2010 às 00:00
    meu quarto é azul,dois tons de azul(claro e escuro),meu quardaroupa e cama são de macanaíba,tenho uma mesinha de ferro redonda,onde coloco a minha TV,minha tv é pequena,é de 14 polegadas.Meu quarto é pequeno,meio que comprido,e no final desse comprimento fica a janela.As cortinas que tenho são 2 amarelas e 1 verde(claro),lembrando que a cor da varanda da frente é amarela,e o meu qurto é o da frente(berada da rua),e perto do porte de luz(que a noite clareia meu quarto)..eu gostaria de saber quais são as dicas para melhorar essa decoração(tenho 13 anos,lembrando que pela minha idade,quem geralmente decora a casa é minha mãe). e essas dicas tem que serem dicas que eu nao precise de gastar muito dinheiro..
    bjuss
    espero respostas...
  • 10 de dezembro de 2010 às 00:00
    meu quarto é azul,dois tons de azul(claro e escuro),meu quardaroupa e cama são de macanaíba,tenho uma mesinha de ferro redonda,onde coloco a minha TV,minha tv é pequena,é de 14 polegadas.Meu quarto é pequeno,meio que comprido,e no final desse comprimento fica a janela.As cortinas que tenho são 2 amarelas e 1 verde(claro),lembrando que a cor da varanda da frente é amarela,e o meu qurto é o da frente(berada da rua),e perto do porte de luz(que a noite clareia meu quarto)..eu gostaria de saber quais são as dicas para melhorar essa decoração(tenho 13 anos,lembrando que pela minha idade,quem geralmente decora a casa é minha mãe). e essas dicas tem que serem dicas que eu nao precise de gastar muito dinheiro..
    bjuss
    espero respostas...
  • 10 de dezembro de 2010 às 00:00
    meu quarto é azul,dois tons de azul(claro e escuro),meu quardaroupa e cama são de macanaíba,tenho uma mesinha de ferro redonda,onde coloco a minha TV,minha tv é pequena,é de 14 polegadas.Meu quarto é pequeno,meio que comprido,e no final desse comprimento fica a janela.As cortinas que tenho são 2 amarelas e 1 verde(claro),lembrando que a cor da varanda da frente é amarela,e o meu qurto é o da frente(berada da rua),e perto do porte de luz(que a noite clareia meu quarto)..eu gostaria de saber quais são as dicas para melhorar essa decoração(tenho 13 anos,lembrando que pela minha idade,quem geralmente decora a casa é minha mãe). e essas dicas tem que serem dicas que eu nao precise de gastar muito dinheiro..
    bjuss
    espero respostas...
  • 10 de dezembro de 2010 às 00:00
    meu quarto é azul,dois tons de azul(claro e escuro),meu quardaroupa e cama são de macanaíba,tenho uma mesinha de ferro redonda,onde coloco a minha TV,minha tv é pequena,é de 14 polegadas.Meu quarto é pequeno,meio que comprido,e no final desse comprimento fica a janela.As cortinas que tenho são 2 amarelas e 1 verde(claro),lembrando que a cor da varanda da frente é amarela,e o meu qurto é o da frente(berada da rua),e perto do porte de luz(que a noite clareia meu quarto)..eu gostaria de saber quais são as dicas para melhorar essa decoração(tenho 13 anos,lembrando que pela minha idade,quem geralmente decora a casa é minha mãe). e essas dicas tem que serem dicas que eu nao precise de gastar muito dinheiro..
    bjuss
    espero respostas...
  • 10 de dezembro de 2010 às 00:00
    meu quarto é azul,dois tons de azul(claro e escuro),meu quardaroupa e cama são de macanaíba,tenho uma mesinha de ferro redonda,onde coloco a minha TV,minha tv é pequena,é de 14 polegadas.Meu quarto é pequeno,meio que comprido,e no final desse comprimento fica a janela.As cortinas que tenho são 2 amarelas e 1 verde(claro),lembrando que a cor da varanda da frente é amarela,e o meu qurto é o da frente(berada da rua),e perto do porte de luz(que a noite clareia meu quarto)..eu gostaria de saber quais são as dicas para melhorar essa decoração(tenho 13 anos,lembrando que pela minha idade,quem geralmente decora a casa é minha mãe). e essas dicas tem que serem dicas que eu nao precise de gastar muito dinheiro..
    bjuss
    espero respostas...
  • 10 de dezembro de 2010 às 00:00
    meu quarto é azul,dois tons de azul(claro e escuro),meu quardaroupa e cama são de macanaíba,tenho uma mesinha de ferro redonda,onde coloco a minha TV,minha tv é pequena,é de 14 polegadas.Meu quarto é pequeno,meio que comprido,e no final desse comprimento fica a janela.As cortinas que tenho são 2 amarelas e 1 verde(claro),lembrando que a cor da varanda da frente é amarela,e o meu qurto é o da frente(berada da rua),e perto do porte de luz(que a noite clareia meu quarto)..eu gostaria de saber quais são as dicas para melhorar essa decoração(tenho 13 anos,lembrando que pela minha idade,quem geralmente decora a casa é minha mãe). e essas dicas tem que serem dicas que eu nao precise de gastar muito dinheiro..
    bjuss
    espero respostas...
  • 22 de dezembro de 2010 às 00:00
    BOM DIA, LOGO VOU MUDAR PARA MINHA CASA E GOSTARIA DE SABER COMO DECORAR UMA SALA (PARA 2 AMBIENTES) COM APENAS 5,50X2,80??? É MINUSCULO SE FOR POSSÍVEL GOSTARIA DE MANDAR A PLANTA DIGITALIZADA PARA ANÁLISE...GRATA
  • 1 de janeiro de 2011 às 00:00
    Olá.... Gostaria de saber como decorar uma sala pequena. Coloquei verde kiwi em uma parede e as outras 03 coloquei verde primavera. Quais cores de sofá, cortina e tapede . Ha gostaria de saber se posso colocar quadros em mais de uma parede ??
    Fcio no aguardo.
    Abraços.
  • 7 de janeiro de 2011 às 00:00
    Bom dia Bebel, adoro tudo que se refere a decoração aprendi muito com o site vc está de parabéns
  • 13 de janeiro de 2011 às 00:00
    EU GOSTARIA DE DECORA O QUARTO DO MEU FILHO ELE TEM 04ANOS.EU QUERIA UMA COISA SIMPRES E BONITA NA MEDIDA DO MEU OCAMENTO.


    SERA QUE VOCE PODE AJUDA.

    OBRIDADA!
  • 15 de janeiro de 2011 às 00:00
    oi, BBel adorei estas dicas de decoração, mais gostaria que vc tirasse as minhas dúvidas, a sala da minha casa e pequena, tenho um sófa de tres lugares uma mesa de quatro cadeiras, e uma estante grande cheia de livros, quero comprar um racke pequeno póis dá menos trabalho de limpar e sem falar que eu acho bonito e elegante, mas também não dá para desfazer da estante, póis o meu esposo e professor e estante e o seu acervo, mim reponda a sim que puder, se possível mande fotos de sala nesta situaçao, poís não quero errar na decoraçao da minha casa.
  • 8 de fevereiro de 2011 às 00:00
    ola tenho uma sala de 8 COMP POR 4 DE LARGURA
    QUERO MUDAR MEU AMBIENTE
    E FAER UMA DIVISAO
    ALGUEM PODE ME DAR ALGUA DICA
  • 15 de fevereiro de 2011 às 00:00
    preciso dar um geito em minha cozinha
    pois ela é pequena
    e piso escuro.
  • 16 de fevereiro de 2011 às 00:00
    Bebel, adorei a matéria cantoneiras, gostaria de saber se esta que está na decoração sobre a pia da cozinha foi feita sob medida em marcenaria ou comprada pronta? obrigada por sempre nos ajudar com suas matérias e um grande abraço
  • 17 de julho de 2011 às 00:00
    Olá gostaria de saber onde comprar a cantoneira que aparece na matéria ou algo similar.
    com gratidão
    mp
  • 20 de julho de 2011 às 00:00
    adorei todas as materias li todos e coloquei no meus favoritos todo dia vou ler ainda nao tinha achado uma materia tao completa e maravilhosa assim,parabéns nota 1000
  • 2 de agosto de 2011 às 00:00
    Como posso aproveitar o espaço da minha sala são dois sofás de 2 lugares e uma estante somente. Obrigada
  • 4 de agosto de 2011 às 00:00
    MINHA SALA É MUITO PEQUENA, GOSTARIA DE COMPRAR UM RACK DE CANTO QUE ESTA VENDENDO NA INTERNET.
    SERÁ QUE VAI FICAR LEGAL.
    AGUARDO RESPOSTA.
    OBRIGADA. BJSSSSSSS...
  • 14 de agosto de 2011 às 00:00
    eu gostaria de saber arrumar um quarto pequeno dos meus filhos .porque so tenho um quarto só .na minha casa e eles dormir no mesmo quarto .e uma menima eo menino.obrigada
  • 20 de agosto de 2011 às 00:00
    Boa tarde!!
    Tenho duas dúvidas... Moro em um apartamento de 54m, gostaria de colocar espelho no corredor para ampliar o espaço a dúvida é: o espelho tem que do teto ao chão ou meia parede???? A segunda dúvida é: Qual o tipo de enfeite devo colocar no rack e no aparador?

    Desde já agradeço pela atenção.
  • 24 de agosto de 2011 às 00:00
    Amei suas dicas!! Gostaria de receber + via emai.
    Atenciosamente
    Ana.
  • 25 de agosto de 2011 às 00:00
    boa tarde muito boa suas soluçoes, bem estou reformando minha casa dois dormitorios onde tinham carpetes to colocando piso , sala carpete hoje piso cozinha antiga colocando azulejos banheiro idem, minha grande preocupaçao e a decoraçao sao comodos de mais o menos 4,20por 3 metros o que colocar nas paredes da sala e dos dormitorios moro so.. todos os comodos sao horizontais , espero terme explicado coerentemente. obrigado me de resposta
  • 14 de setembro de 2011 às 00:00
    ola gostei muito das suas dicas mais tenho um pequeno problema quero colocar na minha casa um armario de cozinha so que a parede e umida e meia tortao que eu faço me da uma dica
  • 26 de setembro de 2011 às 00:00
    adorei.´porem nao sei o q fazer..estou mudando para outra casa..porém so tem uma cozinha..e tenho duas mesa uma de sala de jabntar e outra comun..que jogada posso fazer ..grata..aguardo respostas...
  • 14 de outubro de 2011 às 00:00
    TENHO UM APARTAMENTO 66 M2 A SALA É COMPRIDA, É HORRIVEL PARA DECORAR COMPREI RACK DE 1,80 PARA COLOCAR UMA LCD 42 . SERAR QUE DEVO EM CIMA DO RAK OU NA PAREDE O SOFÁ FICA DO LADO, DESDE JÁ MUITO OBRIGADA BRASÍLIA DF
  • 3 de novembro de 2011 às 00:00
    Bom dia, Bebel adoro suas matérias. Gostaria de saber que sugestão você me daria para decorar minha sala. Minha sala é pequena e conjugada com a sala de jantar, meus móveis são de design retilíneos e de madeira escura (cor imbuia), meu sofá é de couro na cor café, possuo um rack bem baixinho, tenho uma poltrona decorativa de tecido cinza com o acento solto marron com flores em tom bege, que fica na minha pequena varanda (tenho fechamento de varanda), minha sala é pintada em tonalidade areia. Desde já agradeço, obrigada.
  • 9 de dezembro de 2011 às 00:00
    Oi Bebel! Tudo bem? Parabéns, fiquei impressionada com este site, todas as matérias demonstram inteligência pura, bom gosto, criatividade e qualidade. Não vou pedir nenhuma sugestão, porque, no meu caso, seriam muitas, mas o que mais me surpreendeu foi a parte da organização, principalmente no que diz respeito a roupas. Como você mesmo disse, às vezes é difícil se desfazer do que temos, mas o seu conselho foi excelente. Obrigada e mais uma vez PARABÉNS!
  • 10 de dezembro de 2011 às 00:00
    M
    Minha filha e meu genro compraram um apto de 60mº.A sala tem16.15m e o quarto tem11.74m contendo 3 portas , somente uma parede ficara livre com
    4.50. Gostaria que nos desse ideia de como mobiliar a sala e o quarto para
    faze-lo uma dimensão de maior.
    Obrigada.
    Maria José
  • 12 de janeiro de 2012 às 00:00
    Quero decorar o meu quarto que tem 3,40 por 3,20 e nas paredes de 3,40 tem uma porta e um vasculhante bem de frente para a porta,como faço para decorar sem gastar muito?!!!
  • 12 de janeiro de 2012 às 00:00
    Quero decorar o quarto do meu filho que tem 2 anos
    ,mas o quarto é muito pequeno só tem 2,60 por 2,30 e na parede de 2,30 tem uma porta,e não quero gastar muito como faço?
  • 14 de janeiro de 2012 às 00:00
    quero decora menha casa q tem tres sal a primeira tem tres metro quadrado e a segunda tambem e a de televisao tem does metros e meio e nao gosto de mueto moves e gosaria de um ajuda gosto de coesas rusteca so tcueneca em emfermage e gotaria de poder decora melho os comodo da menha casa
  • 23 de janeiro de 2012 às 00:00
    Tenho uma sala 5mx4m e ja tenho uma mesa c/6 cad e bifet. Gostaria de fazer neste amb.uma sala de estar. Queria uma coisa bem simpatica .
    obrigada fatima1!
  • 29 de janeiro de 2012 às 00:00
    Olá. Gostaria de decorar a minha sala de estar que é integrada com sala de jantar, estou procurando um modelo de mesa e cadeiras de madeira, mas precisa ser resistente, pois é a unica mesa que tenho na casa e utilizo demais. Minhas duvidas são: - o tampo da mesa pode ser de vidro?
    - as cadeiras de estofados de tecidos sujaram muito rapido?
    - o sofá pode ser encapado de tecido? De que tipo?
    Obrigada.
  • 26 de abril de 2012 às 00:00
    Gostaria de separar a minha sala de estar e home theater com o sofa, mas o problema e que o sofa ficara no meio da sala e de lado para a porta de entrada.
    Obrigada,

  • 21 de maio de 2012 às 00:00
    posso colocar tv lcd na parede em mesa aparador encostada na parede
  • 6 de agosto de 2012 às 00:00
    Para um espaço pequeno de sala de jantar, que tipo de mesa é mais adequada: redonda, quadrada ou retangular? Obrigada!
  • 7 de agosto de 2012 às 00:00
    ola querida vou montar uma boutique e gostaria de saber qual cor seria ideal para nao cair de moda
  • 11 de agosto de 2012 às 00:00
    Bom dia,
    Preciso trocar o piso da cozinha do apto,porem estou com duvida que cor colocar.
    - 10mt ( 2m lg e 5mt comp)
    - paredes beges
    - armarios e eletros - brancos

    Bjos
    Gal


  • 14 de agosto de 2012 às 00:00
    ola tenho uma sala media e com um conj de sofa vermelho qual cor posso pintar minha sala minha estante e meio avermelhada tb.Obrigada
  • 22 de agosto de 2012 às 00:00
    Gostaria de decorar a parede do meu quarto acima da cama.. a parede e branca os moveis são brancos com detalhe preto ... o que devo colocar na parede... obrigado.. Boa noite,,
  • 22 de agosto de 2012 às 00:00
    Oieeee.. gostaria de decorar a parede do meu quarto, e pequena, branca acima da cama o que fica legal me da uma dica... meus moveis e branco com detalhe preto
    bjus
    gostaria muito de colocar alguma coisa na parede acima da cama.. me de uma ideia..
  • 22 de agosto de 2012 às 00:00
    Oieeee.. gostaria de decorar a parede do meu quarto, e pequena, branca acima da cama o que fica legal me da uma dica...
    bjus
  • 30 de agosto de 2012 às 00:00
    Gostaria de saber se ja estou cadastrada,eu uso o computador tambem do meu marido e da minha filha.eu adoro de ver e ler as informacoes de tudo sobre casa,limpeza,jardinagem.
    obrigada.
    vera
  • 22 de julho de 2013 às 00:00
    Parabéns pelo post, gostaria de compartilhar um artigo legal sobre móveis para ambientes pequenos

    http://www.casabelainteriores.com/2012/08/moveis-para-ambientes-pequenos.html
  • 23 de novembro de 2013 às 00:00
    Procuro guarda roupa de 4 0 ou 6 portas de correr branco
Ir para o topo