Como decorar a varanda

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, meus amigos, quem mora em apartamento com varanda sabe como é importante valorizar esse espaço. Na decoração, funcionalidade e aconchego devem ser primordiais. Vejam dicas para deixar esse cantinho convidativo e charmoso. Inspirem-se!

Divulgação / Projeto: Débora Aguiar

 

Revestimento

Aposte em pisos frios, como porcelanato, pedras naturais, mármores e granitos. Caso sua varanda não tenha contato com a água, você pode optar por pisos de madeira.

Nas paredes, aposte em texturas ou em tintas à base de epóxi, que são mais resistentes.

Divulgação

Divulgação

 

Paisagismo

Antes de escolher as plantas para varanda, avalie a quantidade de sol que entra no ambiente e por quanto tempo, informações importantes para saber quais as plantas ideais e como dispor os vasos no espaço. Em jardineiras de alvenaria ou vasos são recomendadas as plantas que se dão bem em sombra ou meia sombra. Nos locais onde a presença do sol é maior, você pode tentar o cultivo de árvores frutíferas como romãzeira, pitangueira e limoeiro.

Espaços pequenos

Há soluções como painéis verdes horizontais ou uma bela composição com dois ou três vasos.

  • Os vasos suspensos ou pendurados no teto ficam bem interessantes. Você pode plantar samambaias ou brinco de princesa, que dão um efeito bonito;
  • Os jardins verticais estão em alta e são ótimas opções para varandas menores;
  • Outra sugestão é fazer uma horta com vasinhos de temperos e ervas, que resistem bem às áreas com muito sol.

Divulgação/ Projeto: Débora Aguiar

Rômulo Fialdini / Projeto: Débora Aguiar

 

Móveis

O ideal é utilizar móveis de materiais específicos para áreas externas, pois a luminosidade e a umidade podem danificar os objetos, e esse cuidado vai garantir maior longevidade a eles.

Exemplos de materiais: móveis de fibras sintéticas, naturais, ferro, madeira teca e maciça, alumínio, mármore, vidro, tecidos acrílicos, como o sunbrella, e outros tecidos impermeáveis.

Cuidado na disposição e escolha do mobiliário. Eles não devem sobrecarregar o ambiente nem atrapalhar a movimentação e interação das pessoas.

J.Vilhora

Thiago Capodame / Projeto: Melina Romano

Crédito: Thiago Capodame / Projeto: Melina Romano

 

Varandas envidraçadas

  • Instale uma cortina para controlar a claridade incidente. A persiana rolo é uma solução, pois filtra apenas a entrada da luz direta do sol. Outra opção é a cortina blackout, que bloqueia quase 100% a entrada de luz;
  • Você pode envidraçar a varanda independente do tamanho da área;
  • Pode-se colocar ar condicionado na varanda, porém é necessário estudar a quantidade de máquinas necessárias para a área a ser refrigerada, já que é um local que esquenta mais do que os ambientes internos de um apartamento.

Se eu colocar vidros, a minha varanda ficará abafada?

O padrão de vidros instalados em varandas dá a possibilidade de abrir todas as folhas para se adequar as alterações de temperatura diária.

J.Vilhora / Projeto: Patrícia Duarte

Daniel Mansur / Projeto: Luís Fábio Rezende de Araújo

 

Mais dicas

  • Poltronas e sofás de tecidos não impermeáveis podem ser utilizados desde que a varanda seja protegida contra chuvas e caso a churrasqueira (se houver) conte com um bom sistema de exaustão. Churrasqueiras elétricas ou a gás, próprias para ambientes internos, são ótimas opções;
  • Algumas residências já contam com a infraestrutura básica, se não for o caso da sua, é preciso instalar pontos elétricos e hidráulicos (água e esgoto) próximos à bancada de apoio;
  • Nas áreas externas não é recomendado deixar permanentemente eletrodomésticos fora de armários - a não ser que haja uma proteção de cobertura e uma proteção térmica para não deixar intempéries como chuva, calor e sol afetarem seu funcionamento.

Gostaram dos ambientes decorados? E das dicas? Comentem!

Beijocas estaladas!

Fontes: Arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, Erica Salguero e Melina Romano.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo