Como escolher mesa de centro

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Faça um planejamento dos móveis e mantenha o espaço de circulação

Não é a toa que as mesas de centro roubam a cena na sala. De várias formas, modelos e cores, elas dão um charme todo especial à decoração. Mas para que a escolha da mesa não destoe do ambiente como um todo, é preciso saber escolhê-la. Para não errar na hora das compras, realize um planejamento prévio de quais móveis serão colocados na sala de estar.

A mesa ideal para sua sala

Mesa de centro

Daniel Veiga

Em primeiro lugar temos que ter em mãos uma planta, em escala, da sala a ser decorada, e nela temos que montar o layout dos móveis que serão usados na decoração.

Dica esperta da Bbel

Desenhe os móveis na planta da sala, com suas dimensões na mesma escala do ambiente. Assim você saberá qual espaço dispõe para uma mesa de centro, pois ela não pode atrapalhar a circulação.

  • Monte o layout de forma que a mesa de centro não atrapalhe a circulação. Desenhe os móveis na sala, com suas devidas dimensões, assim como a mesa de centro, e analise a circulação e proporção dos móveis;
  • Deixe, pelo menos, de 50 a 60 cm de distância entre o sofá e a mesa de centro. Esse será o espaço de circulação;
  • Fique atento ao estilo de decoração do projeto na escolha da mesa;
  • Um erro bem comum é comprar uma mesa de centro com altura desproporcional ao sofá. Por isso, não escolha mesas que ultrapassem 40 cm de altura, pois, em geral, essa é a altura de sofás, cadeiras ou poltronas. Fique atento à altura de sofás que são mais baixos;
  • Após colocar o sofá e deixar o espaço para circulação, a mesa de centro pode ocupar o espaço restante;
  • Caso você tenha crianças em casa, evite mesas pontiagudas, de materiais frágeis ou de vidro. Procure usar materiais resistentes, firmes e de boa qualidade.
  • Outra dica valiosa é ficar atento à proporção da sala. Ou seja, distribua os móveis de maneira que os componentes fiquem harmonizados.

Detalhes de decoração

Mesa de centro

Daniel Veiga

Quando for escolher a decoração da mesa de centro, opte por peças baixas, arranjos de flores ou folhagens, caixas decorativas, livros, vasos, peças de arte, entre outros. O importante é não exagerar.

Mesa de centro que dá toque rústico no décor

Mesa de centro

Salvador Cordaro

Uma mesa de centro terá que compor a decoração como um todo e pode ser de materiais como: madeira com ferro, madeira com vidro, madeira de demolição, troncos de madeira tratada, peças maciças rústicas, mesa estofada com tecido artesanal, fibras ou materiais naturais.

Mesa de centro que dá um toque contemporâneo na decoração

Mesa de centro

J.Vilhora

Para dar um toque contemporâneo à sala use peças baixas e com design mais limpo, como vidro, aço inox, cromado, aço escovado, laca fosca, laca brilhante de todas as cores, caixas em composição, madeira lisa, transparências ou resina colorida.

Decoração clássica com mesa de centro

Mesa de centro

Divulgação

Para um décor clássico use mesas com design robusto ou madeira torneada, pátina, puffs estofados, capitonê, ferro trabalhado e vidro e fibra encorpada branca.

Dica esperta da Bbel

Seja qual for o estilo da decoração, as mesas de centro sempre devem ser da mesma altura do sofá, assim as pessoas que estão sentadas podem apoiar um copo, um livro ou outro objeto que esteja em suas mãos.

As poltronas também possuem o poder de transformar o visual da sua sala. Veja
como escolher o modelo ideal para cada ambiente.

Fonte: Bebel Marrey Ferreira, as arquitetas: Cristiane Shiavoni e Marcy Ricciardi; designer de interiores: Vera Miguel, do Studio Regina Bordini/Vera Miguel Arquitetura e Interiores.

Tags:

Comentários

Seja o primeiro a comentar nesse post!

Ir para o topo