Como escolher móveis para salas pequenas

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Olá, pessoal! A falta de espaço nos ambientes é um problema bem comum, e a primeira pergunta que vem à cabeça é como escolher os melhores móveis para um ambiente tão restrito? Como deixá-lo prático, funcional e ainda bonito? Hoje eu trouxe dicas para ajudá-los nessa missão.

Sala pequena

Martin Szmick

Primeiro passo é pensar na proporção. Pegue uma fita métrica e faça a marcação no piso e faça uma simulação pensando se há espaço para o móvel e para a circulação
----

Vanessa Feres, arquiteta

Medir os espaços

Em primeiro lugar é importante fazer a medição do espaço existente, com isso você consegue planejar armários e móveis com medidas aceitáveis e confortáveis para o ambiente.

Vale lembrar que os elementos do espaço não podem brigar entre si, pois nossa visão é periférica, portanto, não vemos apenas um ponto isolado. Por mais que seu olhar esteja voltado para uma tela, você também estará olhando para outros componentes, posicionados e escolhidos para complementar o restante do ambiente harmoniosamente.

Circulação

Sala pequena

Martin Szmick

Não invada a circulação com peças fixas, deixe sempre um espaço de no mínimo 60 cm de passagem entre as peças para não trazer a sensação de aperto.

Móveis multifuncionais

Dê preferência aos móveis funcionais como sofás retráteis, mesas de centros que servem de assento, mesas laterais que servem de bandeja, etc...
Confira alguns móveis multifuncionais.

Aproveite as bancadas dos móveis que podem servir de apoio para refeições rápidas, estudos, e até como aparador não tomando muito espaço no ambiente. Mesas laterais ou de centro só se for realmente possível caso contrário utilize puffes como coringas.

Tonalidades

Para as paredes, o ideal é optar por
off-white ou tons pastel, mas isso não significa que todas as superfícies devem seguir este padrão. O piso, por exemplo, pode ser mais escuro, seja no material aplicado ou até na escolha dos tapetes. Isso criará um contraste interessante e pode ajudar bem na composição espacial do ambiente.

Sala pequena

Marcos William

Mobiliário

Evite móveis exuberantes, eles podem prejudicar a circulação ou obstruir janelas e portas. Móveis com linhas retas e de alturas baixas aumentam a perspectiva visual. É interessante também evitar grandes peças estampadas, pois elas se apropriariam do espaço e podem gerar desconforto visual.

Verticalidade

Verticalidade ajuda a desafogar o espaço geral, use nichos, prateleiras armários altos, TVs suspensas ou em painéis.

Iluminação

Uma boa Iluminação é essencial, caso tenha luz natural no ambiente, valorize-a, mas cuidado para quando escurecer não deixar os ambientes muito claros.

Spots são mais indicados para destacar os detalhes como um quadro, escultura ou até mesmo uma textura ou revestimento diferenciado na parede.

Fitas de led são bons recursos para iluminar prateleiras e nichos. Quanto mais claras forem as cores escolhidas mais luz o ambiente refletirá dando a sensação de amplitude.

Espelhos

Ótimo recurso para criar amplitude, mas evite posicionar um espelho em frente ao outro para não causar conflito de superfícies e gerar inquietação aos moradores. Molduras ou composições de vários espelhos também são bacanas, mas quanto menos informação uma superfície reflexiva tiver, maior será o conforto visual.

Portas de correr

As portas de correr são sempre as melhores opções para os espaços limitados e você ainda pode personalizá-las.

Piso e teto

Continuidade de piso e teto, pisos iguais e forros sem recortes evitam a impressão de estar num espaço cheio de divisões e ampliam o olhar.

Acharam as dicas úteis? Comentem!

Vejam também como escolher a mesa de jantar.

Beijocas estaladas!

*Fontes: João Ricardo Mori - professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi, Ricardo Lopes - designer de interiores, Adriana Saade- organizer, Leila Dionizios - arquiteta, Érica Salguero - arquiteta, Marina Dubal- arquiteta.

Tags:

Comentários


  • 23 de junho de 2016 às 00:00
    Uma opção para melhorar a sensação de espaço maior na sala, é escolher um sofá com encosto e braço mais finos. Acho muito interessante utilizar o braço apenas em um dos lados do sofá (lado da parede). Visualmente a sala ficará maior, mais aberta. Fique atento na medida da profundidade do sofá ao invés de escolher um de 90cm escolha com 85cm, estes 5cm vão fazer muita diferença.
Ir para o topo