Como personalizar a casa ou apartamento alugado

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Invista em itens de fácil instalação e remoção que possam ser reutilizados

Decorar a casa ou apartamento alugado e deixar os ambientes com a cara do novo morador é sempre mais trabalhoso e problemático do que em um imóvel próprio, já que nesse caso não é possível fazer alterações no acabamento e nem da estrutura do espaço. Além disso, os locatários têm o dever, por contrato, de entregar o imóvel para o proprietário nas mesmas condições em que foi locado.

Pensando em quem não abre mão de ter um lar personalizado, o site Bbel preparou algumas dicas que vão além do uso de cortinas e tapetes. São itens nos quais é possível investir para decorar sem ter dor de cabeça ou sem ver o dinheiro gasto deixado para trás no dia da mudança.

 Pendente e lustres

Lustres e luminárias de chão

Lustres e pendentes são objetos que podem compor ambientes de variados estilos, dos mais clássicos até os mais modernos, basta escolher a peça com design adequado. Como são portáteis, ou seja, podem ser levados com você para onde for, vale a pena investir neles para mudar o visual do imóvel. As peças acima são da Bertolucci. À esquerda, o pendente Grande Dança, da designer Camila Sarpi, com estrutura de alumínio e latão. As curvas das hastes são feitas manualmente. À direta, o Se vira! Plafon dos designers Guto Requena e Maurício Arruda utiliza LED para a iluminação e pode ser encontrado em diversas cores.

No geral, essas peças são fixadas no teto por parafusos. Quando há revestimento de gesso, é preciso um conjunto de bucha e parafuso específicos para este material. Na hora de retirar é só desparafusar e corrigir os buracos com massa corrida ou gesso. A dica da arquiteta Vivian Coser para quem não quer se preocupar nem em tapar os buracos dos parafusos é optar por luminárias de chão ou colunas, como a da sala de estar acima, com a cúpula vermelha. Na próxima página saiba como personalizar as paredes.

Tecidos e adesivos na parede

Tecido de parede

Como na maioria dos casos de imóveis alugados, o locador acaba tendo que pintar as paredes dos ambientes antes de entregar o imóvel, no fim do contrato, por isso, a primeira opção para decorar a casa ou apartamento alugado é mudar a cor delas, mas existem outras alternativas, como revesti-las com tecido.

Anna Christina, da Celina Dias, loja especializada em tecidos e papéis de parede, explica que os tecidos são colados apenas nas bordas e, por isso, a retirada é mais fácil e deixa menos marcas do que o papel de parede, por exemplo, que recebe cola em toda a sua extensão. Outra vantagem é que por ser aplicado em uma peça única, ou seja, os tecidos são cortados com o mesmo tamanho da parede, após a retirada saem por inteiro e podem ser reaplicados em um novo local. No entanto, Anna Christina comenta que o tecido pode desbotar se ficar exposto ao sol e acumular poeira, perdendo a beleza. Depois da remoção, as incorreções podem ser resolvidas com a pintura.

 adesivo sendo aplicado e retirado da paredes

Adesivos

Os adesivos são outra opção para personalizar as paredes Eles podem ser usados, inclusive, para demarcar ambientes em espaços integrados. Segundo a I-Stick, especializada em adesivos de parede, a aplicação pode ser feita em superfícies completamente lisas, livres de umidade e sujeira, que não tenham sido pintadas nas últimas duas semanas e, de preferência, revestidas com tinta brilho e semibrilho, que têm maior adesão à parede.

Os adesivos não são reutilizáveis, mas a retirada não danifica a parede se feita de acordo com as instruções do produto. A I-Stick explica que a remoção precisa ser feita direcionando o ar quente de um secador de cabelos sobre o adesivo e puxando-o suavemente rente à parede.

Também é possível instalar espelhos e quadros sem danificar as paredes por meio de adesivos dupla face, como os Command, da 3M. Além de personalizar o ambiente, você não precisará fazer buracos. Na hora da mudança é só descolar as fitas da parede puxando a lingueta. O site Bbel testou os adesivos em uma parede de alvenaria e em uma porta de madeira. Eles se descolaram sem estragar a superfície onde estavam instalados.

Na próxima página: conheça alguns tipos de revestimentos removíveis para o chão e interruptores.

Revestimentos removíveis para o chão e interruptores

É possível cobrir pisos de cerâmica e tacos desgastados com revestimentos encaixáveis e removíveis. O ambiente acima recebeu acabamento com o piso de madeira FlexDeck, da Cobrire, um revestimento modular cuja instalação é feita por um sistema de encaixe, dispensando cola e pregos.

O FlexDeck é vendido em módulos de 30 cm x 30 cm e o verso de cada peça é forrado com uma base plástica, que ajuda na fixação e no amortecimento do piso, além de garantir que o revestimento coberto permaneça intacto. Ele pode ser cortado assim como pisos de cerâmica. Na hora de instalar é só juntar os encaixes macho e fêmea nas laterais de cada módulo. Indicado para áreas internas e externas, o piso pode ser desinstalado e remontado em outro ambiente. Na Cobrire, o metro quadrado custa a partir de R$ 130,90.

De acordo com Leandro Oliveira, coordenador técnico da Revitech, o piso vinílico em réguas é outro revestimento que pode ser instalado e recolado em um novo ambiente posteriormente. Ele é sintético e seu acabamento imita madeira de diversos tipos. Cada régua geralmente mede 20 cm x 120 cm. A base conta com material antiderrapante, que ajuda na fixação do revestimento. Como não necessita de cola para a instalação, não causa danos ao piso sobre o qual será aplicado. Caso o piso debaixo não esteja nivelado, o vinílico vai seguir as ondulações, mas as marcas não serão permanentes, desaparecendo quando for instalado em um novo ambiente. Na Revitech, o piso vinílico padrão, o Ecoideia, custa R$ 130 o metro quadrado.

 espelho de interruptores

Pode parecer que não, mas trocar os espelhos dos interruptores é uma solução simples e barata para quem quer investir na personalização da casa ou apartamento alugado. A dica é ir até uma loja de produtos de construção e escolher os modelos com design mais moderno e arrojado, ou que combinem com o estilo de decoração de sua casa. Você só vai precisar de uma chave de fenda para trocar as peças. Não esqueça de deixar as originais, que estavam na residência quando você chegou, bem guardadas, pois será preciso recolocá-las no lugar na hora de ir embora.

Depois de escolher a casa nova, invista na higienização do imóvel antes da mudança.

Comentários


  • 15 de março de 2012 às 00:00
    Olá!
    Que tal divulgar seus links em um agregador de conteúdo exclusivamente feminino?!
    Passe agora mesmo no Blog Delas e comece a divulgá-los!

    http://www.blogdelas.com.br
    Blog Delas
  • 17 de abril de 2012 às 00:00
    Tanto os revestimentos encaixáveis quanto o piso vinílico podem ser colocados diretamente sobre o contrapiso?
Ir para o topo