Como quebrar o branco na sua casa

Compartilhe! Facebook Twitter Pinterest

Objetos, móveis e adesivos colorem ambientes

Além de causar a impressão de amplitude e claridade, o branco influencia o estado emocional. Os adeptos do Feng Shui, técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes, afirmam que a cor traz sensação de paz e tranquilidade, porém, em excesso pode causar o efeito inverso e deixar o lugar frio e hostil a quem permanece muito tempo nele.

Não é preciso seguir a filosofia oriental para saber que o efeito de um ambiente todo branco não é agradável, por isso os móveis e objetos de decoração têm papel importante na ruptura da neutralidade e composição de um espaço mais alegre e descontraído.

O branco admite que se explorem texturas e cores variadas. Na imagem acima, a sala de jantar integrada à cozinha decorada pela arquiteta Adriana Fontana ganhou cor com os "Huevos Revueltos", que significa ovos mexidos. As peças, criadas pelos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira, são bolas de bilhar coloridas penduradas como quadros que, além de decorar, servem como cabideiros. A poltrona de estampa floral, taças, copos e guardanapos também contribuem para a quebra do branco.

Sala de estar e quarto de casal

A iluminação da cobertura decorada por Roberta Devisate previu rasgos de luz indireta nos rebaixos de gesso, combinados com pontos distribuídos para destacar o contraste entre branco e berinjela.

 Quarto de casal

Adesivos na parede, cadeira revestida de tecido estampado e vasos decorativos garantiram as pinceladas de cor no quarto de casal. O predomínio do branco misturado às cores proporciona um ambiente jovem, leve e com muita luminosidade.

 Quarto de casal

Devisate ressalta que todos os matizes de cor, desde as mais repousantes, como os azuis e acinzentados, até os mais vibrantes, como o amarelo e laranja, são indicados para quebrar o branco.

Livings coloridos por almofadas e estampas florais

Linhas puras, neutralidade e equilíbrio aparecem como curingas neste espaço em que o branco é quebrado em pontos escolhidos pelo arquiteto Jayme Bernardo, que optou pelos tons de lilás presentes nas almofadas sobre o sofá e a poltrona.

Ao usar poltrona e pufes com fibras naturais, Bernardo pretendeu aquecer o ambiente e fazer relação direta com a natureza que pode ser vista através das grandes aberturas de portas e janelas cobertas pelas cortinas transparentes em voil branco.

 Living de casa de veraneio al

Estampas florais das poltronas e almofadas alegram o living do refúgio de veraneio, cujo piso revestido de pedras em mármore branco leva o toque de aconchego e neutralidade do tapete em lã natural em tons crus.

 Sala de janta

Em uma sala de jantar onde tanto a parede quanto os móveis são brancos, a arquiteta Simone Goltcher decidiu pendurar um quadro com cores fortes. Dentro do nicho da estante também branca, um vaso decorativo alaranjado ajuda a colorir o canto da casa.

 Living

Nos dois ambientes acima, a arquiteta Fernanda Marques soube romper a neutralidade com uma única peça. De um lado, a mesa de centro na vibrante cor alaranjada e, de outro, o abajur azul.

Leve cor e inovação à sua casa com móveis em acrílico.

Tags:

Comentários


  • 12 de agosto de 2011 às 00:00
    BOA TARDE! GOSTARIA DE SABER SE O PORTÃO DE FORA DA CASA PRECISA SER PINTADO DA MESMA COR QUE AS JANELAS. OBRIGADA.
  • 7 de novembro de 2011 às 00:00
    gostaria de saber se devo pintar portas e janelas ,por dentro e por fora da mesma cor.obrigada!
  • 28 de janeiro de 2012 às 00:00
    Amigas
    Em questão de cores, vale mais o estilo pessoal e o gosto.
    As portas internas da casa podem ser todas iguais o que pede a mesma cor por dentro e por fora (mais facil de se cometer erros)
    Pode tambem combinar com a decoração de uma sala o que fará com que ela tenha uma cor diferente para dentro desta. Use o seu bom censo.
    Para o portão de uma casa vale também o gosto pessoal do morador, já vi todas as opções.
    Confie no seu bom gosto e siga em frente. Sempre vai ter alguem que goste e outros que não gostam. O importante é você gostar e ficar feliz.
    Beijocas estaladas
    Bebel
  • 10 de março de 2013 às 00:00
    olá boa tarde, preciso de um dica assim minha cozinha ela é inteira branca e tem uma bancada e ela esta sem com cor sem vida com os eletros de inox que cor eu poderia colocar minha mesa de jantar e as banquetas para dar uma animo, a minha sala e cozinha conjugadas, nao sei nem que cor comprar as coisas da sala preciso de uma ajuda. Obrigada
Ir para o topo